Guimarães recomenda máscara na rua (e apela que seja obrigatória)

Mário Oliveira / SEMCOM

Guimarães emitiu uma recomendação para o uso generalizado de máscara, mesmo nas ruas. Além disso, o município apelou ao Governo para tornar a medida obrigatória.

O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que Guimarães, o concelho no Norte com mais casos na primeira semana de setembro, está a recomendar aos seus munícipes que usem sempre máscara, mesmo na rua. Além disso, o município vai mais longe, pedindo ao Governo que torne a medida obrigatória.

“Aconselhamos e recomendamos que se use máscara no espaço público e pedimos até às autoridades do Governo que transformem esta recomendação, que é pedagógica, em obrigatoriedade legal”, afirmou Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães depois de uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil na segunda-feira.

O autarca admitiu ainda que a “transmissão comunitária” já não permite identificar a origem de todas as cadeias de contágio e que isso gera “preocupação” nas autoridades.

Guimarães registou 108 novos casos numa semana e é o concelho no Norte com mais casos na primeira semana deste mês, ficando atrás apenas de Lisboa (208) e Sintra (207).

O responsável pelos Centros de Saúde do Alto Ave, Novais de Carvalho, admitiu que o número de casos em Guimarães pode aumentar e que, na origem os contágios, estão “reuniões de familiares e amigos, com casamentos e batizados, mas também do movimento das férias e dos emigrantes que vieram visitar as famílias”. Novais de Carvalho disse ainda que “não há casos em lares”.

O uso generalizado de máscara foi avaliado pela Direção-Geral da Saúde e ponderado com uma das possíveis medidas de restrição com a entrada de Portugal em estado de contingência a 15 de setembro. Porém, a medida não passou, por isso o uso de máscara não será obrigatório na rua, não sendo facultativo apenas em transportes públicos, serviços públicos, no comércio e na restauração.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Excelente decisão e iniciativa! É uma recomendação que não devia ser a exceção e que parece uma das medidas obvias se, de facto, se pretende contribuir para limitar os efeitos da pandemia, sem poupar esforços…
    Esforço/cuidado que não será tão pesado assim… Que não se espere por leis ou determinações oficiais para fazer o que parece certo e em boa fé que cada um seja consciente e solidário.
    Será que nenhuma vida teria sido poupada se a DGS e quem de direito tivessem desde o inicio reconhecido o obvio que o bom senso ditava e recomendado o uso de mascaras?…

  2. Hoje em dia fala-se muito em mente de colmeia… uma consciência coletiva…whatever, depois tudo se ajusta conforme a determinação, já que todos obedecem sem sequer refletir “ai, és tão iluminado, que presença, és fantástico, que sabedoria, ainda bem que existes para pensar por nós!” Para estes deviam criar uma ilha e poderiam todos desfrutar do mesmo… e até dormir de máscara para o resto da vida.

    • Deve ser daqueles que quando vai as compras. Mete a máscara só por cima da boca.
      E isso mesmo. Quanto mais “Darwin awards” houver, melhor. Temos de mos livra dos “iluminados” como você. É só deixar a natureza seguir o seu caminho.
      And e sem máscara, faça um favor a toda a gente.

  3. E ali nasceu Portugal. Mesmo que disso houvesse quaisquer dúvidas, rapidamente seriam dissipadas, após ver a ignorância dos autarcas locais.

    A solução para a coVIdGARICE não são as máscaras, mas sim algo bem mais simples… DESLIGAR A TV!!!

    • Sem dúvida que deve ir fazer trabalho de voluntariado para uma ala de doentes com covid-19. Mas sem máscara. Visto para si ser uma “covidgarice” . Boa sorte.

      • Quais os dados científicos usados para determinar o uso de máscara!!!
        Estão a receber informações a partir do Dr. SIC ou do especialista TVI?

        Hoje temos dados daqueles que implementaram máscara e os resultados dessa medida.
        Espanha usa máscara obrigatória na rua desde o fim de Julho, olha os resultados fantásticos que tem obtido!!!

        Não se podem tomar medidas só porque que sim, tem de haver bom senso e informação que ajude nas medidas.
        Por outro lado ainda não temos estudos do efeito no corpo pelo uso excessivo de máscara, mas acredita que vão existir danos colaterais

  4. Mas quem é o Sr. Presidente da Câmara para impor seja o que for a alguém? Mais um iluminado candidato a herói por ter mão de ferro sobre as “ovelhinhas” que dócilmente se submetem aos caprichos do Sr. Presidente.

RESPONDER

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …

Empreiteiros, cuidado. Vem aí o Baubot, um robô para a construção civil

A startup austríaca Printstones, que desenvolve robôs de impressão 3D desde 2017, revelou o seu mais recente protótipo: Baubot, um robô para a construção civil. A principal missão do Baubot é auxiliar e automatizar a indústria …

Oito meses depois da explosão em Beirute, o Líbano ainda é um pesadelo tóxico

A explosão em Beirute foi apenas mais uma página no longo e sombrio livro da má gestão de resíduos tóxicos no Líbano. Ainda há produtos químicos perigosos no porto de Beirute. Já lá vão oito meses …

Portugal duplica número de testes numa semana e entra no top 10 da UE

Numa semana, Portugal mais do que duplicou o número de testes à covid-19 realizados por 100 mil habitantes, o que o coloca no top 10 da União Europeia. De acordo com o jornal online ECO, que …

Jesus responde a Pepe por causa da expulsão de Eustáquio: "Grande moral"

O treinador encarnado recuou, esta sexta-feira, na opinião sobre o lance que ditou a expulsão de Eustáquio no confronto com o Paços de Ferreira, e foi curto na resposta às palavras de Pepe sobre as …

França aprova lei que reforça proteção de menores contra violência sexual

O Parlamento francês aprovou na quinta-feira, por unanimidade, uma lei que reforça a proteção de menores contra a violência sexual cometida por adultos, estabelecendo um limite de idade para o consentimento em 15 anos, e …

Eduardo Cabrita diz que SIRESP vai continuar a funcionar após 30 de junho

O ministro da Administração Interna disse esta sexta-feira que a rede de comunicações de emergência do Estado, SIRESP, vai continuar a funcionar, após 30 de junho, segundo um modelo que "o Governo tem neste momento …

Eis os segredos de Taiwan, que "passou ao lado" da covid-19 sem confinar

Um novo estudo procurou perceber os segredos para o sucesso de Taiwan a combater a pandemia de covid-19. O país nunca chegou a confinar. Taiwan foi amplamente aplaudido pela sua gestão da pandemia, com uma das …

Paquistão. Protestos violentos levam governo a ordenar bloqueio das redes sociais

O Governo do Paquistão ordenou o bloqueio temporário das redes sociais e plataformas de mensagens instantâneas esta sexta-feira, após vários dias de protestos violentos contra a França, avançou a agência AFP. Numa notificação enviada à Autoridade …

Telma Monteiro sagra-se campeã europeia de judo

A judoca Telma Monteiro conquistou esta sexta-feira a medalha de ouro na categoria de -57 kg nos Europeus em Lisboa, ao vencer na final a eslovena Kaja Kajzer, por 'ippon'. Telma alcançou o seu sexto título …