Guimarães recomenda máscara na rua (e apela que seja obrigatória)

Mário Oliveira / SEMCOM

Guimarães emitiu uma recomendação para o uso generalizado de máscara, mesmo nas ruas. Além disso, o município apelou ao Governo para tornar a medida obrigatória.

O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que Guimarães, o concelho no Norte com mais casos na primeira semana de setembro, está a recomendar aos seus munícipes que usem sempre máscara, mesmo na rua. Além disso, o município vai mais longe, pedindo ao Governo que torne a medida obrigatória.

“Aconselhamos e recomendamos que se use máscara no espaço público e pedimos até às autoridades do Governo que transformem esta recomendação, que é pedagógica, em obrigatoriedade legal”, afirmou Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães depois de uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil na segunda-feira.

O autarca admitiu ainda que a “transmissão comunitária” já não permite identificar a origem de todas as cadeias de contágio e que isso gera “preocupação” nas autoridades.

Guimarães registou 108 novos casos numa semana e é o concelho no Norte com mais casos na primeira semana deste mês, ficando atrás apenas de Lisboa (208) e Sintra (207).

O responsável pelos Centros de Saúde do Alto Ave, Novais de Carvalho, admitiu que o número de casos em Guimarães pode aumentar e que, na origem os contágios, estão “reuniões de familiares e amigos, com casamentos e batizados, mas também do movimento das férias e dos emigrantes que vieram visitar as famílias”. Novais de Carvalho disse ainda que “não há casos em lares”.

O uso generalizado de máscara foi avaliado pela Direção-Geral da Saúde e ponderado com uma das possíveis medidas de restrição com a entrada de Portugal em estado de contingência a 15 de setembro. Porém, a medida não passou, por isso o uso de máscara não será obrigatório na rua, não sendo facultativo apenas em transportes públicos, serviços públicos, no comércio e na restauração.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Excelente decisão e iniciativa! É uma recomendação que não devia ser a exceção e que parece uma das medidas obvias se, de facto, se pretende contribuir para limitar os efeitos da pandemia, sem poupar esforços…
    Esforço/cuidado que não será tão pesado assim… Que não se espere por leis ou determinações oficiais para fazer o que parece certo e em boa fé que cada um seja consciente e solidário.
    Será que nenhuma vida teria sido poupada se a DGS e quem de direito tivessem desde o inicio reconhecido o obvio que o bom senso ditava e recomendado o uso de mascaras?…

  2. Hoje em dia fala-se muito em mente de colmeia… uma consciência coletiva…whatever, depois tudo se ajusta conforme a determinação, já que todos obedecem sem sequer refletir “ai, és tão iluminado, que presença, és fantástico, que sabedoria, ainda bem que existes para pensar por nós!” Para estes deviam criar uma ilha e poderiam todos desfrutar do mesmo… e até dormir de máscara para o resto da vida.

    • Deve ser daqueles que quando vai as compras. Mete a máscara só por cima da boca.
      E isso mesmo. Quanto mais “Darwin awards” houver, melhor. Temos de mos livra dos “iluminados” como você. É só deixar a natureza seguir o seu caminho.
      And e sem máscara, faça um favor a toda a gente.

  3. E ali nasceu Portugal. Mesmo que disso houvesse quaisquer dúvidas, rapidamente seriam dissipadas, após ver a ignorância dos autarcas locais.

    A solução para a coVIdGARICE não são as máscaras, mas sim algo bem mais simples… DESLIGAR A TV!!!

    • Sem dúvida que deve ir fazer trabalho de voluntariado para uma ala de doentes com covid-19. Mas sem máscara. Visto para si ser uma “covidgarice” . Boa sorte.

      • Quais os dados científicos usados para determinar o uso de máscara!!!
        Estão a receber informações a partir do Dr. SIC ou do especialista TVI?

        Hoje temos dados daqueles que implementaram máscara e os resultados dessa medida.
        Espanha usa máscara obrigatória na rua desde o fim de Julho, olha os resultados fantásticos que tem obtido!!!

        Não se podem tomar medidas só porque que sim, tem de haver bom senso e informação que ajude nas medidas.
        Por outro lado ainda não temos estudos do efeito no corpo pelo uso excessivo de máscara, mas acredita que vão existir danos colaterais

  4. Mas quem é o Sr. Presidente da Câmara para impor seja o que for a alguém? Mais um iluminado candidato a herói por ter mão de ferro sobre as “ovelhinhas” que dócilmente se submetem aos caprichos do Sr. Presidente.

RESPONDER

Assimetrias celestes. Afinal, os ventos estelares não são esféricos

Uma equipa de astrónomos realizou várias observações de ventos estelares em torno de estrelas envelhecidas e, como resultado, apresentaram uma nova explicação para as formas das nebulosas planetárias. Os cientistas descobriram que, afinal, os ventos estelares …

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …