Guimarães recomenda máscara na rua (e apela que seja obrigatória)

Mário Oliveira / SEMCOM

Guimarães emitiu uma recomendação para o uso generalizado de máscara, mesmo nas ruas. Além disso, o município apelou ao Governo para tornar a medida obrigatória.

O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que Guimarães, o concelho no Norte com mais casos na primeira semana de setembro, está a recomendar aos seus munícipes que usem sempre máscara, mesmo na rua. Além disso, o município vai mais longe, pedindo ao Governo que torne a medida obrigatória.

“Aconselhamos e recomendamos que se use máscara no espaço público e pedimos até às autoridades do Governo que transformem esta recomendação, que é pedagógica, em obrigatoriedade legal”, afirmou Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães depois de uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil na segunda-feira.

O autarca admitiu ainda que a “transmissão comunitária” já não permite identificar a origem de todas as cadeias de contágio e que isso gera “preocupação” nas autoridades.

Guimarães registou 108 novos casos numa semana e é o concelho no Norte com mais casos na primeira semana deste mês, ficando atrás apenas de Lisboa (208) e Sintra (207).

O responsável pelos Centros de Saúde do Alto Ave, Novais de Carvalho, admitiu que o número de casos em Guimarães pode aumentar e que, na origem os contágios, estão “reuniões de familiares e amigos, com casamentos e batizados, mas também do movimento das férias e dos emigrantes que vieram visitar as famílias”. Novais de Carvalho disse ainda que “não há casos em lares”.

O uso generalizado de máscara foi avaliado pela Direção-Geral da Saúde e ponderado com uma das possíveis medidas de restrição com a entrada de Portugal em estado de contingência a 15 de setembro. Porém, a medida não passou, por isso o uso de máscara não será obrigatório na rua, não sendo facultativo apenas em transportes públicos, serviços públicos, no comércio e na restauração.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Excelente decisão e iniciativa! É uma recomendação que não devia ser a exceção e que parece uma das medidas obvias se, de facto, se pretende contribuir para limitar os efeitos da pandemia, sem poupar esforços…
    Esforço/cuidado que não será tão pesado assim… Que não se espere por leis ou determinações oficiais para fazer o que parece certo e em boa fé que cada um seja consciente e solidário.
    Será que nenhuma vida teria sido poupada se a DGS e quem de direito tivessem desde o inicio reconhecido o obvio que o bom senso ditava e recomendado o uso de mascaras?…

  2. Hoje em dia fala-se muito em mente de colmeia… uma consciência coletiva…whatever, depois tudo se ajusta conforme a determinação, já que todos obedecem sem sequer refletir “ai, és tão iluminado, que presença, és fantástico, que sabedoria, ainda bem que existes para pensar por nós!” Para estes deviam criar uma ilha e poderiam todos desfrutar do mesmo… e até dormir de máscara para o resto da vida.

    • Deve ser daqueles que quando vai as compras. Mete a máscara só por cima da boca.
      E isso mesmo. Quanto mais “Darwin awards” houver, melhor. Temos de mos livra dos “iluminados” como você. É só deixar a natureza seguir o seu caminho.
      And e sem máscara, faça um favor a toda a gente.

  3. E ali nasceu Portugal. Mesmo que disso houvesse quaisquer dúvidas, rapidamente seriam dissipadas, após ver a ignorância dos autarcas locais.

    A solução para a coVIdGARICE não são as máscaras, mas sim algo bem mais simples… DESLIGAR A TV!!!

    • Sem dúvida que deve ir fazer trabalho de voluntariado para uma ala de doentes com covid-19. Mas sem máscara. Visto para si ser uma “covidgarice” . Boa sorte.

      • Quais os dados científicos usados para determinar o uso de máscara!!!
        Estão a receber informações a partir do Dr. SIC ou do especialista TVI?

        Hoje temos dados daqueles que implementaram máscara e os resultados dessa medida.
        Espanha usa máscara obrigatória na rua desde o fim de Julho, olha os resultados fantásticos que tem obtido!!!

        Não se podem tomar medidas só porque que sim, tem de haver bom senso e informação que ajude nas medidas.
        Por outro lado ainda não temos estudos do efeito no corpo pelo uso excessivo de máscara, mas acredita que vão existir danos colaterais

  4. Mas quem é o Sr. Presidente da Câmara para impor seja o que for a alguém? Mais um iluminado candidato a herói por ter mão de ferro sobre as “ovelhinhas” que dócilmente se submetem aos caprichos do Sr. Presidente.

RESPONDER

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …