Guimarães emitiu uma recomendação para o uso generalizado de máscara, mesmo nas ruas. Além disso, o município apelou ao Governo para tornar a medida obrigatória.
O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que Guimarães, o concelho no Norte com mais casos na primeira semana de setembro, está a recomendar aos seus munícipes que usem sempre máscara, mesmo na rua. Além disso, o município vai mais longe, pedindo ao Governo que torne a medida obrigatória.
“Aconselhamos e recomendamos que se use máscara no espaço público e pedimos até às autoridades do Governo que transformem esta recomendação, que é pedagógica, em obrigatoriedade legal”, afirmou Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães depois de uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil na segunda-feira.
O autarca admitiu ainda que a “transmissão comunitária” já não permite identificar a origem de todas as cadeias de contágio e que isso gera “preocupação” nas autoridades.
Guimarães registou 108 novos casos numa semana e é o concelho no Norte com mais casos na primeira semana deste mês, ficando atrás apenas de Lisboa (208) e Sintra (207).
O responsável pelos Centros de Saúde do Alto Ave, Novais de Carvalho, admitiu que o número de casos em Guimarães pode aumentar e que, na origem os contágios, estão “reuniões de familiares e amigos, com casamentos e batizados, mas também do movimento das férias e dos emigrantes que vieram visitar as famílias”. Novais de Carvalho disse ainda que “não há casos em lares”.
O uso generalizado de máscara foi avaliado pela Direção-Geral da Saúde e ponderado com uma das possíveis medidas de restrição com a entrada de Portugal em estado de contingência a 15 de setembro. Porém, a medida não passou, por isso o uso de máscara não será obrigatório na rua, não sendo facultativo apenas em transportes públicos, serviços públicos, no comércio e na restauração.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
Excelente decisão e iniciativa! É uma recomendação que não devia ser a exceção e que parece uma das medidas obvias se, de facto, se pretende contribuir para limitar os efeitos da pandemia, sem poupar esforços…
Esforço/cuidado que não será tão pesado assim… Que não se espere por leis ou determinações oficiais para fazer o que parece certo e em boa fé que cada um seja consciente e solidário.
Será que nenhuma vida teria sido poupada se a DGS e quem de direito tivessem desde o inicio reconhecido o obvio que o bom senso ditava e recomendado o uso de mascaras?…
bom pessoalmente não concordo, prefiro o modelo sueco
Hoje em dia fala-se muito em mente de colmeia… uma consciência coletiva…whatever, depois tudo se ajusta conforme a determinação, já que todos obedecem sem sequer refletir “ai, és tão iluminado, que presença, és fantástico, que sabedoria, ainda bem que existes para pensar por nós!” Para estes deviam criar uma ilha e poderiam todos desfrutar do mesmo… e até dormir de máscara para o resto da vida.
Deve ser daqueles que quando vai as compras. Mete a máscara só por cima da boca.
E isso mesmo. Quanto mais “Darwin awards” houver, melhor. Temos de mos livra dos “iluminados” como você. É só deixar a natureza seguir o seu caminho.
And e sem máscara, faça um favor a toda a gente.
E ali nasceu Portugal. Mesmo que disso houvesse quaisquer dúvidas, rapidamente seriam dissipadas, após ver a ignorância dos autarcas locais.
A solução para a coVIdGARICE não são as máscaras, mas sim algo bem mais simples… DESLIGAR A TV!!!
Sem dúvida que deve ir fazer trabalho de voluntariado para uma ala de doentes com covid-19. Mas sem máscara. Visto para si ser uma “covidgarice” . Boa sorte.
Quais os dados científicos usados para determinar o uso de máscara!!!
Estão a receber informações a partir do Dr. SIC ou do especialista TVI?
Hoje temos dados daqueles que implementaram máscara e os resultados dessa medida.
Espanha usa máscara obrigatória na rua desde o fim de Julho, olha os resultados fantásticos que tem obtido!!!
Não se podem tomar medidas só porque que sim, tem de haver bom senso e informação que ajude nas medidas.
Por outro lado ainda não temos estudos do efeito no corpo pelo uso excessivo de máscara, mas acredita que vão existir danos colaterais
Mas quem é o Sr. Presidente da Câmara para impor seja o que for a alguém? Mais um iluminado candidato a herói por ter mão de ferro sobre as “ovelhinhas” que dócilmente se submetem aos caprichos do Sr. Presidente.