Greta Thunberg convidada a vir a Portugal no fim de novembro

A conferência da ONU sobre as alterações climáticas deveria realizar-se em Santiago do Chile no início do próximo mês, mas a reunião internacional foi transferida para Madrid, Espanha, por causa das manifestações populares.

Apesar de Greta Thunberg, que está neste momentos no Estados Unidos, ainda não ter anunciado como chegará à capital espanhola, os jovens portugueses envolvidos com a causa ambiental estão a tentar que, na viagem, Thunberg faça uma paragem em Lisboa.

“A vinda da fundadora das greves estudantis pelo clima iria, esperamos nós, trazer ao panorama político nacional uma nova atenção aos gravíssimos problemas ambientais que se têm desenrolado sob o palco da leveza e indiferença política praticada pelos nossos governantes”, pode ler-se num comunicado emitido este domingo.

“Convidámos a Greta para ela passar por Portugal no âmbito da COP 25 e o que gostaríamos mesmo é que estivesse em Lisboa no dia 29 de novembro, quando deverão acontecer ações em vários países e, daqui, iria para Madrid e nós a acompanharíamos. Já fizemos um convite formal à equipa dela”, explicou ao semanário Expresso Alice Gato, um dos rostos portugueses do movimento Greve Climática, que mobilizou milhares de estudantes portugueses este ano e integra o Fridays For Future (FFF).

O comunicado dos jovens portugueses refere ainda que “a poucas semanas da última COP da década, e numa conjuntura dramática para o futuro do planeta, não só foi autorizada a construção do novo aeroporto do Montijo, como continuam os planos para dragar o rio Sado, explorar lítio e gás natural, bem como uma série de outras questões ambientais problemáticas que apenas evidenciam a falta de esforço político no país no sentido de atingir a neutralidade carbónica, proteger ecossistemas e reduzir as emissões de CO2″.

“Indignados e revoltados com a apatia daqueles que detêm o poder institucional e que, mesmo após sucessivas greves estudantis com adesões massivas, apenas proferirem palavras vazias de conteúdo, a Greve Climática Estudantil e todo o movimento pela justiça climática em Portugal apela a que todos os estudantes, trabalhadores, ativistas e cidadãos apoiem esta iniciativa nas redes sociais através do hashtag #MAKEPORTUGALGRETA, pode ainda ler-se no texto.

A conferência realiza-se entre 2 e 13 de dezembro em Madrid e, no início do mês, já tinha pedido ajuda para ter transporte para a Europa.

Não é a primeira vez que Greta é convidada a visitar Portugal. Em maio, na sequência de uma deliberação da comissão parlamentar de Ambiente, a Assembleia da República (AR) dirigiu um convite à jovem sueca. Mas, segundo a secretaria-geral da AR, “não foi possível fixar-se uma data que satisfizesse ambas as partes”.

Na primeira semana de julho, a assessoria dos Thunberg informou o Parlamento da “impossibilidade de a deslocação a Portugal se concretizar este ano”, mas sublinhando o “interesse na vinda ao Parlamento português e pedindo que se mantivesse o convite para a realização da visita, previsivelmente em 2020“.

A sueca de 16 anos, na origem de um movimento mundial de estudantes, que se uniram numa greve climática para pressionar a ação dos Governos em defesa do clima, recusou-se a viajar de avião, devido à poluição que provoca, e procurou uma alternativa ambientalmente sustentável. Para ir à ONU, sujeitou-se a uma travessia oceânica pouco confortável a bordo de um veleiro ecológico, equipado com painéis solares e turbinas submersas que geram eletricidade sem dióxido de carbono.

Uma vez chegada, repreendeu vivamente os líderes do mundo, lembrando-lhes que em condições normais, devia estar na escola, não ali. Depois da ONU, a adolescente sueca seguiu para outros lugares por via terrestre – comboio e automóvel elétrico.

Durante o próximo ano, Greta Thunberg vai fazer uma pausa nos estudos para continuar a consciencialização sobre as mudanças climáticas e pressionar os líderes mundiais a intensificar os esforços para conter o aquecimento global.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Que vá para a escola estudar ou que vá trabalhar… Em Portugal já há suficientes cientistas para alertarem sobre o clima e para recomendarem medidas…. e também já temos suficientes políticos para nada fazerem de concreto sobre o assunto!

    Acho ultrajante gastarem o dinheiro dos meus impostos com essa fantoche!

    Era mais útil a pagar a aguém para recolher e tratar lixo…

    A fantoche fala muito, mas nunca a vi a metre as mãos na massa e a recolher ou tratar lixo ou fazer algo senão exibir-se…

  2. deviam “mandar” era menina para a “escola” aprender alguma coisa, em vez de andar a “desperdiçar” o seu tempo com “berreiros” que NADA traz de “produtivo”.
    A “maquina” da (des)informação dos Socialismos / Marxismos é que vive da “berraria”.
    Deixem a menina em paz, façam o que tem a fazer, e encaminha-la para a “escola” ( que é obrigatória) em vez de andarem a “aliciar” a menina a fazer “gazeta” para “proveito” de alguns querem à custa dela se “evidenciarem”.
    Tenham RESPEITO!

    • quem anda permanente à caça de Impostos, Inventam Impostos para tudo, aliás até pareçe que não tem outra coisa na cabeça, são os Socialistas / Marxistas!!!!

RESPONDER

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …