Greta Thunberg convidada a vir a Portugal no fim de novembro

A conferência da ONU sobre as alterações climáticas deveria realizar-se em Santiago do Chile no início do próximo mês, mas a reunião internacional foi transferida para Madrid, Espanha, por causa das manifestações populares.

Apesar de Greta Thunberg, que está neste momentos no Estados Unidos, ainda não ter anunciado como chegará à capital espanhola, os jovens portugueses envolvidos com a causa ambiental estão a tentar que, na viagem, Thunberg faça uma paragem em Lisboa.

“A vinda da fundadora das greves estudantis pelo clima iria, esperamos nós, trazer ao panorama político nacional uma nova atenção aos gravíssimos problemas ambientais que se têm desenrolado sob o palco da leveza e indiferença política praticada pelos nossos governantes”, pode ler-se num comunicado emitido este domingo.

“Convidámos a Greta para ela passar por Portugal no âmbito da COP 25 e o que gostaríamos mesmo é que estivesse em Lisboa no dia 29 de novembro, quando deverão acontecer ações em vários países e, daqui, iria para Madrid e nós a acompanharíamos. Já fizemos um convite formal à equipa dela”, explicou ao semanário Expresso Alice Gato, um dos rostos portugueses do movimento Greve Climática, que mobilizou milhares de estudantes portugueses este ano e integra o Fridays For Future (FFF).

O comunicado dos jovens portugueses refere ainda que “a poucas semanas da última COP da década, e numa conjuntura dramática para o futuro do planeta, não só foi autorizada a construção do novo aeroporto do Montijo, como continuam os planos para dragar o rio Sado, explorar lítio e gás natural, bem como uma série de outras questões ambientais problemáticas que apenas evidenciam a falta de esforço político no país no sentido de atingir a neutralidade carbónica, proteger ecossistemas e reduzir as emissões de CO2″.

“Indignados e revoltados com a apatia daqueles que detêm o poder institucional e que, mesmo após sucessivas greves estudantis com adesões massivas, apenas proferirem palavras vazias de conteúdo, a Greve Climática Estudantil e todo o movimento pela justiça climática em Portugal apela a que todos os estudantes, trabalhadores, ativistas e cidadãos apoiem esta iniciativa nas redes sociais através do hashtag #MAKEPORTUGALGRETA, pode ainda ler-se no texto.

A conferência realiza-se entre 2 e 13 de dezembro em Madrid e, no início do mês, já tinha pedido ajuda para ter transporte para a Europa.

Não é a primeira vez que Greta é convidada a visitar Portugal. Em maio, na sequência de uma deliberação da comissão parlamentar de Ambiente, a Assembleia da República (AR) dirigiu um convite à jovem sueca. Mas, segundo a secretaria-geral da AR, “não foi possível fixar-se uma data que satisfizesse ambas as partes”.

Na primeira semana de julho, a assessoria dos Thunberg informou o Parlamento da “impossibilidade de a deslocação a Portugal se concretizar este ano”, mas sublinhando o “interesse na vinda ao Parlamento português e pedindo que se mantivesse o convite para a realização da visita, previsivelmente em 2020“.

A sueca de 16 anos, na origem de um movimento mundial de estudantes, que se uniram numa greve climática para pressionar a ação dos Governos em defesa do clima, recusou-se a viajar de avião, devido à poluição que provoca, e procurou uma alternativa ambientalmente sustentável. Para ir à ONU, sujeitou-se a uma travessia oceânica pouco confortável a bordo de um veleiro ecológico, equipado com painéis solares e turbinas submersas que geram eletricidade sem dióxido de carbono.

Uma vez chegada, repreendeu vivamente os líderes do mundo, lembrando-lhes que em condições normais, devia estar na escola, não ali. Depois da ONU, a adolescente sueca seguiu para outros lugares por via terrestre – comboio e automóvel elétrico.

Durante o próximo ano, Greta Thunberg vai fazer uma pausa nos estudos para continuar a consciencialização sobre as mudanças climáticas e pressionar os líderes mundiais a intensificar os esforços para conter o aquecimento global.

  ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Que vá para a escola estudar ou que vá trabalhar… Em Portugal já há suficientes cientistas para alertarem sobre o clima e para recomendarem medidas…. e também já temos suficientes políticos para nada fazerem de concreto sobre o assunto!

    Acho ultrajante gastarem o dinheiro dos meus impostos com essa fantoche!

    Era mais útil a pagar a aguém para recolher e tratar lixo…

    A fantoche fala muito, mas nunca a vi a metre as mãos na massa e a recolher ou tratar lixo ou fazer algo senão exibir-se…

  2. deviam “mandar” era menina para a “escola” aprender alguma coisa, em vez de andar a “desperdiçar” o seu tempo com “berreiros” que NADA traz de “produtivo”.
    A “maquina” da (des)informação dos Socialismos / Marxismos é que vive da “berraria”.
    Deixem a menina em paz, façam o que tem a fazer, e encaminha-la para a “escola” ( que é obrigatória) em vez de andarem a “aliciar” a menina a fazer “gazeta” para “proveito” de alguns querem à custa dela se “evidenciarem”.
    Tenham RESPEITO!

    • quem anda permanente à caça de Impostos, Inventam Impostos para tudo, aliás até pareçe que não tem outra coisa na cabeça, são os Socialistas / Marxistas!!!!

RESPONDER

Pessoas a explorar o mapa 3D mais detalhado do Universo com realidade virtual

Google Earth do Espaço. Já é possível navegar pelo mapa mais detalhado do Universo

Investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, lançaram este mês um software de código aberto que permite visitas virtuais ao Espaço. O Virtual Reality Universe Project (VIRUP) utiliza o maior conjunto de dados do …

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …