/

Greta Thunberg precisa de boleia para voltar para a Europa

6

Greta Thunberg / Twitter

Greta Thunberg chegou a Nova Iorque, depois de duas semanas a bordo de um veleiro ecológico

A Cimeira do Clima (COP 25), que estava marcada para o início de dezembro em Santiago, teve de ser transferida para Madrid, em Espanha, por causa das manifestações populares no Chile.

Esta transferência chocou com os planos de Greta Thunberg, a ativista ambiental sueca, que se encontra atualmente na costa oeste dos Estados Unidos, depois de ter participado na cimeira climática da ONU, a 23 de setembro.

A sueca de 16 anos, na origem de um movimento mundial de estudantes, que se uniram numa greve climática para pressionar a ação dos Governos em defesa do clima, recusou-se a viajar de avião, devido à poluição que provoca, e procurou uma alternativa ambientalmente sustentável. Para ir à ONU, sujeitou-se a uma travessia oceânica pouco confortável a bordo de um veleiro ecológico, equipado com painéis solares e turbinas submersas que geram eletricidade sem dióxido de carbono.

O barco, Malizia II, foi cedido gratuitamente para a viagem pelo filho da princesa Carolina do Mónaco, Pierre Casiraghi. A jovem viajou acompanhada pelo pai, por um cineasta e por Pierre Casiraghi, neto do falecido rei do Mónaco, Rainier III.

Uma vez chegada, repreendeu vivamente os líderes do mundo, lembrando-lhes que em condições normais, devia estar na escola, não ali. Depois da ONU, a adolescente sueca seguiu para outros lugares por via terrestre – comboio e automóvel elétrico.

Agora, encontra-se em Los Angeles e, quando soube que o COP 25 tinha sido transferido para Madrid, fez um apelo público: “Acontece que fiz meia volta ao mundo, na direção errada”, escreveu no Twitter. “Agora preciso de arranjar uma maneira de atravessar o Atlântico em novembro”, explicou. “Se alguém me puder ajudar a encontrar transporte, ficarei muito grata”.

A sueca de 16 anos, na origem de um movimento mundial de estudantes, que se uniram numa greve climática para pressionar a ação dos Governos em defesa do clima, recusou-se a viajar de avião, devido à poluição que provoca, e procurou uma alternativa ambientalmente sustentável, tendo optado por se deslocar num veleiro ecológico, equipado com painéis solares e turbinas submersas que geram eletricidade sem dióxido de carbono.

Durante o próximo ano, Greta Thunberg vai fazer uma pausa nos estudos para continuar a consciencialização sobre as mudanças climáticas e pressionar os líderes mundiais a intensificar os esforços para conter o aquecimento global.

ZAP //

6 Comments

  1. Hum, ela gosta de viajar de graça, né? Eu também, quem quiser me dar uma passagem e hospedagem para a Europa eu ficaria contente, alô tio Soros, tô por aqui,viu!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.