A Cimeira do Clima (COP 25), que estava marcada para o início de dezembro em Santiago, teve de ser transferida para Madrid, em Espanha, por causa das manifestações populares no Chile.
Esta transferência chocou com os planos de Greta Thunberg, a ativista ambiental sueca, que se encontra atualmente na costa oeste dos Estados Unidos, depois de ter participado na cimeira climática da ONU, a 23 de setembro.
A sueca de 16 anos, na origem de um movimento mundial de estudantes, que se uniram numa greve climática para pressionar a ação dos Governos em defesa do clima, recusou-se a viajar de avião, devido à poluição que provoca, e procurou uma alternativa ambientalmente sustentável. Para ir à ONU, sujeitou-se a uma travessia oceânica pouco confortável a bordo de um veleiro ecológico, equipado com painéis solares e turbinas submersas que geram eletricidade sem dióxido de carbono.
O barco, Malizia II, foi cedido gratuitamente para a viagem pelo filho da princesa Carolina do Mónaco, Pierre Casiraghi. A jovem viajou acompanhada pelo pai, por um cineasta e por Pierre Casiraghi, neto do falecido rei do Mónaco, Rainier III.
Uma vez chegada, repreendeu vivamente os líderes do mundo, lembrando-lhes que em condições normais, devia estar na escola, não ali. Depois da ONU, a adolescente sueca seguiu para outros lugares por via terrestre – comboio e automóvel elétrico.
Agora, encontra-se em Los Angeles e, quando soube que o COP 25 tinha sido transferido para Madrid, fez um apelo público: “Acontece que fiz meia volta ao mundo, na direção errada”, escreveu no Twitter. “Agora preciso de arranjar uma maneira de atravessar o Atlântico em novembro”, explicou. “Se alguém me puder ajudar a encontrar transporte, ficarei muito grata”.
A sueca de 16 anos, na origem de um movimento mundial de estudantes, que se uniram numa greve climática para pressionar a ação dos Governos em defesa do clima, recusou-se a viajar de avião, devido à poluição que provoca, e procurou uma alternativa ambientalmente sustentável, tendo optado por se deslocar num veleiro ecológico, equipado com painéis solares e turbinas submersas que geram eletricidade sem dióxido de carbono.
Durante o próximo ano, Greta Thunberg vai fazer uma pausa nos estudos para continuar a consciencialização sobre as mudanças climáticas e pressionar os líderes mundiais a intensificar os esforços para conter o aquecimento global.
O ridículo não mata, e ainda bem !….Estou convicto que esta adolescente não tem culpa de ser instrumentalizada !
Não sei…a mãe dela é financiada pelo Soros…
Instrumentalizados foram aqueles assassinos que no Brasil mataram aquele indígena defensor da floresta, mas isso não vê você. Instrumentalizada uma ova.
Sr. Pablo…….. Não cauciono de forma nenhuma o que se passa no Brasil em termos criminosos, e talvez veja melhor que você !
tudo serve para ser adulterado e manipulado
Hum, ela gosta de viajar de graça, né? Eu também, quem quiser me dar uma passagem e hospedagem para a Europa eu ficaria contente, alô tio Soros, tô por aqui,viu!