Greta Thunberg vai a Nova Iorque, mas de barco. Tudo pelo ambiente

No próximo mês, Greta Thunberg vai viajar do Reino Unido para Nova Iorque para marcar presença em cimeiras sobre o clima, nos Estados Unidos e no Chile. Mas vai de barco para evitar as emissões poluentes do avião.

A jovem ativista Greta Thunberg confirmou esta segunda-feira que vai participar numa cimeira das Nações Unidas em Nova Iorque. No entanto, a ambientalista não irá de avião para os Estados Unidos: Greta atravessará o Atlântico numa embarcação ecológica, evitando as emissões de gases de efeito de estufa associadas às viagens aéreas.

A ativista foi convidada para participar na conferência, que decorre em setembro, e, desde aí, esteve meses à procura de uma alternativa ao avião, como explicou à Associated Press. No Twitter, anunciou que  opção escolhida foi viajar no Malizia II, uma embarcação equipada com painéis solares e turbinas submersas que geram eletricidade sem emitir dióxido de carbono.

“Ainda temos uma janela de tempo em que as coisas estão nas nossas próprias mãos. Mas essa janela está a fechar rapidamente. É por isso que decidi fazer esta viagem agora”, disse, ao The New York Times.

Segundo o Público, a viagem vai durar cerca de duas semanas. Depois de participar nas Conferências das Nações Unidas, a jovem vai participar noutro evento que decorrerá em dezembro em Santiago do Chile. Além disso, Greta tenciona visitar ainda o Canadá e México para conhecer pessoas mobilizadas pela luta contra as alterações climáticas.

Greta Thunberg vai viajar na companhia do pai, de um cineasta e de Pierre Casiraghi, neto do falecido rei do Mónaco, Rainer III.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ora aqui está!!! Vai de barco à vela? É contra estes exemplos de demagogia que me insurjo. Ainda há pouco, noutra notícia elogiei o símbolo que esta miúda poderá vir a ser. Depois vejo isto. O barco é neutro? Já alguém comparou entre o avião e o barco, qual o que tem maior impacto ambiental.

    E, já agora, uma pergunta impertinente: esta miúda tem 16 anos. Não devia estar na escola? Ou a escola obrigatória é só para os outros? Para aqueles que não são figuras públicas?

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …