Greta Thunberg vai a Nova Iorque, mas de barco. Tudo pelo ambiente

No próximo mês, Greta Thunberg vai viajar do Reino Unido para Nova Iorque para marcar presença em cimeiras sobre o clima, nos Estados Unidos e no Chile. Mas vai de barco para evitar as emissões poluentes do avião.

A jovem ativista Greta Thunberg confirmou esta segunda-feira que vai participar numa cimeira das Nações Unidas em Nova Iorque. No entanto, a ambientalista não irá de avião para os Estados Unidos: Greta atravessará o Atlântico numa embarcação ecológica, evitando as emissões de gases de efeito de estufa associadas às viagens aéreas.

A ativista foi convidada para participar na conferência, que decorre em setembro, e, desde aí, esteve meses à procura de uma alternativa ao avião, como explicou à Associated Press. No Twitter, anunciou que  opção escolhida foi viajar no Malizia II, uma embarcação equipada com painéis solares e turbinas submersas que geram eletricidade sem emitir dióxido de carbono.

“Ainda temos uma janela de tempo em que as coisas estão nas nossas próprias mãos. Mas essa janela está a fechar rapidamente. É por isso que decidi fazer esta viagem agora”, disse, ao The New York Times.

Segundo o Público, a viagem vai durar cerca de duas semanas. Depois de participar nas Conferências das Nações Unidas, a jovem vai participar noutro evento que decorrerá em dezembro em Santiago do Chile. Além disso, Greta tenciona visitar ainda o Canadá e México para conhecer pessoas mobilizadas pela luta contra as alterações climáticas.

Greta Thunberg vai viajar na companhia do pai, de um cineasta e de Pierre Casiraghi, neto do falecido rei do Mónaco, Rainer III.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ora aqui está!!! Vai de barco à vela? É contra estes exemplos de demagogia que me insurjo. Ainda há pouco, noutra notícia elogiei o símbolo que esta miúda poderá vir a ser. Depois vejo isto. O barco é neutro? Já alguém comparou entre o avião e o barco, qual o que tem maior impacto ambiental.

    E, já agora, uma pergunta impertinente: esta miúda tem 16 anos. Não devia estar na escola? Ou a escola obrigatória é só para os outros? Para aqueles que não são figuras públicas?

RESPONDER

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …