/

Governo faz lista de medidas cumpridas (e em curso) para se aproximar à esquerda

António Cotrim / Lusa

É a lista que mais interessa à esquerda: inclui as medidas já cumpridas e outras ainda em curso e poderá condicionar as negociações do Orçamento do Estado para 2022.

“Olhando para o grau de execução, acreditamos que vamos cumprir e que temos todas as condições de confiança para iniciar as reuniões para o OE2022”, disse o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, no final dos encontros com os partidos, na semana passada.

O escrutínio da execução do Orçamento deste ano vai condicionar as discussões para o próximo. O Jornal de Negócios teve acesso ao documento de balanço elaborado pelo Governo – a propósito das reuniões com PCP, PEV e PAN a 13 de julho – e avança que, da lista atualizada, constam 34 já cumpridas e 39 em curso.

Os partidos que viabilizaram o OE2021 querem garantias de que os compromissos assumidos foram cumpridos. Foi neste sentido que o Executivo de António Costa decidiu preparar a lista onde indica as medidas já executadas e as que se compromete a executar.

O PCP identificou 88 iniciativas que quer ver executadas a tempo de avaliar o Orçamento para 2022. Fonte comunista revelou ao Negócios que, de entre este conjunto, há pelo menos 11 matérias relevantes que, à data de 13 de julho, já faziam parte da lista do Governo de tarefas cumpridas.

Por sua vez, Inês Sousa Real, porta-voz do PAN, indicou ao diário económico que “temos pouco mais de 30% de execução“, o que corresponde a 12 medidas importantes. “É um passo, algumas matérias são muito relevantes para o país.”

No entanto, tanto o PCP como o PAN entendem que são dadas como cumpridas matérias que, no entender dos partidos, não estão completamente fechadas.

Os Verdes fazem uma avaliação de cumprimento, com cerca de 40% das iniciativas em análise.

O Negócios salienta que, além de iniciativas do PCP, PAN e PEV, há também cinco medidas das deputadas não inscritas, Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues, que o Governo identifica como já cumpridas e outras 11 ainda em fase de execução.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.