Na altura de reavaliar o plano, o Governo mostra-se confiante com desconfinamento pós-Páscoa

António Cotrim / Lusa

Primeiro-ministro António Costa anuncia plano de desconfinamento e matriz de risco

Com a “matriz de risco” na zona verde, Portugal vai passar à próxima fase do plano de desconfinamento já a partir de 5 de abril. Desta forma mais alunos irão regressar à escola, haverá lojas abertas e as esplanadas dos cafés reabrem.

Chegou o dia de o Governo decidir que medidas vão vigorar a partir de segunda-feira, dia 5 de abril, no rescaldo do fim de semana da Páscoa.

As opções do Executivo deverão ser anunciadas pelo primeiro-ministro numa conferência de imprensa após a reunião semanal do Conselho de Ministros.

António Costa admitiu, durante a declaração em que anunciou o envio para o Tribunal Constitucional dos diplomas aprovados no Parlamento à revelia do Executivo, que o Governo se prepara para confirmar a nova fase no plano de desconfinamento.

No Palácio de Belém, o primeiro-ministro salientou que, “se tudo correr bem”, o Governo dará luz verde para que a segunda fase do plano de desconfinamento avance.

Costa lembrou que os números da pandemia estão a diminuir, com o plano de desconfinamento a concretizar-se, mas sustenta que “estamos numa fase muito inicial do ano”. “Infelizmente, a pandemia pode agravar-se”, alertou.

Números dão confiança

O Governo avisou desde cedo que o plano anunciado a 11 de março está permanentemente condicionado ao avanço da pandemia.

No entanto, a “matriz de risco” mostra-se favorável.

Este índice combina o Rt – índice de transmissão, ou seja, quantas pessoas são contagiadas por um infetado – e a incidência pandémica (casos de infeção por cem mil habitantes). Ambos os valores estão dentro dos níveis de segurança, embora o Rt, atualmente de 0,94, esteja perto dos valores limite (que se situa no 1).

Já a incidência pandémica está em 65,3 (valor nacional), ou seja, a cerca de metade do valor tido como limite de segurança (120), divulga o DN.

Em paralelo, o Governo tenta acelerar o plano de vacinação, nomeadamente associando-o à progressiva reabertura das escolas – o que tem sido também uma das exigências do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O outro fator ainda é pouco claro, mas deverá ser esclarecido pelo Governo esta quinta-feira: está previsto que possam ser adotadas medidas de caráter local, disse Mariana Vieira da Silva na semana passada.

Por isso, o desconfinamento português, daqui para a frente, pode tomar diferentes velocidades, à semelhança do que aconteceu no ano passado, depois do período do verão.

De acordo com o ECO, há, pelo menos, 32 concelhos portugueses com incidências da covid-19 superiores ao limite de 120, encontrando-se, por isso, na zona laranja da matriz de risco, acima do eixo horizontal.

Numa altura em que a Páscoa está à porta, os especialistas têm alertado que o comportamento dos portugueses será determinante para a evolução da pandemia nos próximos dias.

Um fim de semana que se prevê de maiores ajuntamentos, e violações das restrições, poderá atirar mais regiões do país para a zona laranja, o que implicaria um retardamento do desconfinamento, porém, é de recordar que os portugueses estão impedidos de sair dos respetivos concelhos de residência.

No pior dos cenários, se entrar na zona vermelha, o Governo diz que não hesitará em voltar a encerrar estabelecimentos e apertar as medidas.

Para já, ao abrigo do plano inicial, apresentado a 11 de março, a intenção do Governo é a de retomar na segunda-feira o ensino presencial dos 2.º e 3.º ciclos, reabrir as lojas com até 200 m2 e porta para a rua, e permitir que cafés e restaurantes abram as esplanadas.

Enquanto os portugueses prosseguem com a reabertura, os países vizinhos estão, pelo contrário, a fechar. França e Itália, por exemplo, têm registado subidas expressivas no número de novos casos.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …

Minerar bitcoin na China vai gerar mais emissões de carbono do que as de toda a República Checa

Um novo estudo estima que o processo de mineração de bitcoin na China poderá gerar em breve 130,50 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano (mais do que a produção anual de toda …

Chelsea 0-1 FC Porto | Adeus com sentimento de injustiça

Difícil de lidar. O Porto mostrou capacidade para afastar o poderoso Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas ficou a um golo de levar a eliminatória para prolongamento, acabando afastado. Após a derrota por 2-0 …

Suíça cria a moeda mais pequena do mundo com a imagem de Einstein

Com a famosa imagem de Albert Einstein a mostrar a língua, e com apenas 2,96 mm de diâmetro, é necessário o recurso a uma lupa para conseguir apreciar o objeto. Esta é a  moeda mais …

Citroën apresenta o seu novo topo de gama. O C5 X promete audácia e inovação

A Citroën apresentou o C5 X, uma carrinha sobrelevada ao estilo de crossover, que faz uma maior apologia da tecnologia, do conforto e de um desenho mais irreverente face aos rivais que se encontram no …

J-Lo, H.E.R. e Foo Fighters em concerto para financiar vacinas contra a covid-19

As cantoras Jennifer Lopez e H.E.R. são duas das participantes num espetáculo especial, que será transmitido a nível global, no próximo dia 8 de maio, com o objetivo de angariar fundos para as vacinas contra …

"Indecente e imoral". Paquistão em guerra aberta com o TikTok, a rede social mais popular do país

O TikTok é a rede social mais popular no Paquistão, mas a aplicação mostra um lado do país que não se alinha com a sua imagem conservadora. Em 2019, o TikTok tornou-se a segunda aplicação mais …

Joe Biden promete retirar todas as tropas do Afeganistão até 11 de setembro de 2021

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai propor a retirada de todas as tropas do Afeganistão até ao dia 11 de setembro de 2021, no vigésimo aniversário do ataque ao World Trade Center. Segundo o …

120 anos depois, IA ajuda a recriar pintura escondida sob obra-prima de Picasso

A Inteligência Artificial (IA) ajudou a recriar uma obra de arte que esteve escondida sob uma pintura de Pablo Picasso durante quase 120 anos. Uma misteriosa paisagem esconde-se debaixo da superfície visível de La Miséreuse Accroupie …