Governo não dá margem para aumentos na Função Pública

Tiago Petinga / Lusa

António Costa e Mário Centeno

Não haverá aumentos salariais para os funcionários públicos no próximo ano. Segundo um membro do Executivo de António Costa, “não haverá mais dinheiro” para que se abram os cordões à bolsa.

No próximo ano, o Orçamento de Estado voltará a ser de contenção. Por essa razão, não estão previstos quaisquer aumentos salariais na Função Pública em 2019.

“A memória de 2009 impede-o. José Sócrates aumentou função pública em ano eleitoral e em plena crise. Além de que seria visto como puro eleitoralismo“, argumentou ao jornal Público um membro do Governo, alertando para o risco de eleitoralismo num ano em que se realizam eleições europeias e legislativas.

O governante afirmou ainda que os funcionários públicos só terão direto à “concretização da fase seguinte do descongelamento das carreiras“. Além disso, serão feitas as “fases seguintes das reformas antecipadas sem penalização para as longas carreiras contributivas sem penalizações”.

A falta de recursos orçamentais é assumida pelo responsável, que frisa que “o investimento público tem de ir para a manutenção e requalificação de infraestruturas que estão em situação de desgaste crítico”, como é o caso da Ponte 25 de Abril.

No entanto, o salário mínimo nacional deverá mesmo subir, porque “foi assinado sobre ele um acordo com o Bloco de Esquerda” para atingir os 600 euros até ao final da legislatura. Centeno opunha-se a este aumento, mas a fonte afirmou que este não terá incidência orçamental em 2019.

A saúde será também uma prioridade de investimento do Governo, que deverá aumentar os seus recursos financeiros. O governante reconhece, contudo, que as verbas que vão ser disponibilizadas não serão suficientes para resolver todos os problemas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Esta corja esta a desgovernar com a austeridade dos anteriores. A mim já me estão a rapar para me darem o subsidio de Natal por inteiro em Novembro. Já o ano passado fizeram o mesmo para me darem metade desse subsídio. Com os descontos do ano passado e deste ano não é coisa pouca. Quando os outros lá estavam diziam que eram mais troikistas que a troika, mas agora fazem o mesmo que os outros faziam ou ainda pior. Dizem que a economia está melhor mas o que têm feito é criar impostos. Quem não os conhecer que os compre.

  2. Só pergunto uma coisa: é a gente que vai pagar a reparação da ponte, ou a concessionária é só meter para o saco, e reparações nicles, recebem das portagens e ainda recebem do estado para as reparações! Está tudo doido?

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …