“Já fizemos”, “não por enquanto” e “desatualizadas”. Governo arruma propostas do PSD em três gavetas

José Sena Goulão / Lusa

O PSD anunciou, esta segunda-feira, as propostas económicas para fazer face ao impacto do novo coronavírus. O Governo já respondeu e “arrumou-as” em três gavetas: “já fizemos”, “não vamos fazer por enquanto” e “desatualizado”.

A resposta do Governo às propostas económicas do PSD chegou na segunda-feira à noite, após uma reunião que juntou trabalhadores e empregadores.

De acordo com o semanário Expresso, Pedro Siza Vieira, ministro de Estado e da Economia, colocou as propostas do PSD em três categorias: as que são boas e o Governo já fez; as que não irá fazer “por enquanto”; e as que estão desatualizadas.

Rui Rio, líder do PSD, propôs um alargamento das linhas de crédito de apoio às empresas até 10 mil milhões de euros. A proposta foi considerada “construtiva” e “muito sintonizada”. Aliás, Siza Vieira aproveitou para anunciar que, esta segunda-feira, Bruxelas deu “luz verde” para que possam ser dadas garantias de Estado em créditos bancários até 13 mil milhões de euros.

Com essa autorização, o Governo irá alargar “sucessivamente” as linhas de crédito consoante as necessidades das empresas. O primeiro passo será alargar a linha para comércio e serviços em mais 1.200 milhões de euros para a semana. Haverá também um alargamento de setores, passando a ter acesso às linhas setores como serviços, os transportes de mercadorias, de passageiros, e o agrícola”, entre outros.

O PSD propôs ainda que fosse permitido às empresas usarem metade das férias dos trabalhadores se forem obrigadas a parar a sua atividade. Siza Vieira recusou-a “por enquanto”.

Outra das propostas do PSD foi o recurso ao banco de horas – “as empresas que tiveram quebras superiores a 25% na sua faturação podem gerir com critérios mais alargados os bancos de horas dos seus trabalhadores durante o estado de emergência e até 180 dias após o seu términus”. Segundo Siza Vieira, que também rejeita esta proposta, os trabalhadores teriam de trabalhar essas horas.

O ministro mencionou ainda propostas do partido social-democrata que já foram feitas, como é o caso do lay-off simplificado e da “comissão de acompanhamento para acompanhar o fornecimento de bens essenciais”, que segundo, Siza Vieira, está em funcionamento desde 12 de março.

Siza Vieira não se pronunciou sobre todas as medidas. Porém, José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, reagiu às propostas na tarde de segunda-feira num vídeo publicado no Facebook, dizendo que estas “validam o caminho que o Governo tem estado a seguir, porque a maioria das propostas já está concretizada ou em curso”.

ZAP //

 

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. É o desgoverno que temos. A procurar governar para as sondagens. Desaconselha o uso de máscaras porque não as tem. Embrulha os empresários em promessas. Dá muito dinheiro a ganhar aos bancos, e garante-lhes na totalidade o risco.
    E depois despreza os contributos de outros que estão do mesmo lado da trincheira. O governo não percebeu isso porque na verdade não está a combater o vírus, está a salvar-se.
    Tendo em conta o partido que nos governa até acho estranho ainda não se ter descoberto uma grande negociata com equipamentos para o setor da saúde. No passado fizeram-no com os kits dos incêndios, mesmo sabendo-se que tinham acabado de morrer mais de 100 pessoas. Esta gente que nos governa não é digna.

    • Haja paciência que haveremos devter notícias… Os fabricantes de golas devem ter sido reconvertido para produzirem maravilhosos kits de protecção individual, e outras negociatas a que esta gentalha nao resiste

    • E você é? Você é daqueles que prendem por ter cão e prende por não ter cão. Se não fizesse era porque não fazia, se faz está a salvar-se.

    • Isto é a prova provada que este governo não gosta e não sabe ouvir !!!
      Têm um bom líder que é um “mestre” nestas estratégias politicas, mas que lesa o Pais.
      Enfim…

  2. Penso que a postura do PSD é louvável. A oposição deve funcionar assim em qualquer cirucnstância. Isto não quer dizer que as propostas devem ser acolhidas só porque é necessário construir-se a ideia de unidade. Se as propostas já estão a ser implementadas tanto melhor para o país. As que não forem consideradas adequadas ou pertinentes claro que devem ser recusadas. Muito bem.

  3. Nem numa situação destas os abutres do costume deixam de tentar explorar politicamente as notícias, com as suas acusações mentirosas e paranóicas. CHEGA DE CHEGA!

RESPONDER

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels"

Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo "Safe Travels", que reconhece um compromisso com a segurança, informou esta quinta-feira o Governo. A distinção, atribuída pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), pretende certificar …

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …