PSD propõe alargamento do lay-off, reforço das linhas de crédito e redução do IMI

Rodrigo Antunes / Lusa

O PSD anunciou, esta segunda-feira, as propostas económicas para fazer face ao impacto do novo coronavírus. O plano “tem um custo adicional de 300 milhões de euros ao que o Governo se propõe investir”.

Rui Rio anunciou, esta segunda-feira, os contributos do partido para as medidas de combate aos efeitos económicos da pandemia. Entre as propostas encontram-se o alargamento do acesso ao lay-off, reforço da linha de crédito às empresas, desconto de 20% no IMI para negócios e famílias e revisão da moratória ao crédito para que os portugueses “não paguem juros sobre juros”.

De acordo com o líder do PSD, estes “melhoramentos” ao plano do Governo representam um custo adicional de 300 milhões de euros, “pouco dinheiro face a dimensão do que estamos a falar”.

O líder da oposição defende a importância deste pacote de medidas para as empresas terem liquidez para pagar o que devem e as famílias possam manter “algum rendimento”. “Somos oposição ao vírus“, declarou.

Segundo a Rádio Renascença, os sociais-democratas defendem a desburocratização do acesso ao lay-off. Segundo a proposta, o Estado deve passar a pagar diretamente aos trabalhadores e não a reembolsar as empresas. Defendem, ainda, o alargamento do lay-off às empresas do setor empresarial local, ou seja, as empresas municipais.

O PSD quer considerar os sócios-gerentes de empresas como um trabalhador, para terem direito a apoios da Segurança Social e defende que o Estado deve “pagar de imediato” todas as dívidas que tem aos seus fornecedores.

Redefinir as linhas de crédito de apoio à tesouraria das empresas, mas também dos empresários em nome individual e os profissionais liberais é outra das propostas, assim como a isenção das micro empresas de comissão de gestão ou acompanhamento.

Rio defende também o alargamento dos prazos fiscais: passar o pagamento do IVA do primeiro e segundo trimestre deste ano para abril; o pagamento do IRC e dos pagamentos por conta em IRC, do primeiro semestre, para outubro; dispensar os profissionais liberais do pagamento do pagamento por conta em sede de IRS; e passar o pagamento da taxa social única (TSU), de abril e maio, para outubro.

Em relação ao IMI, o PSD defende a redução para pequenas e médias empresas em 20%, durante 2020, e para famílias em 20% este ano, para habitação própria e permanente. Alterar o regime de moratório dos créditos à habitação, para que as pessoas não paguem juros sobre juros, é outra das propostas.

Transformar incumprimentos bancários em dívida a três anos também é uma das propostas dos sociais-democratas. Em relação às pessoas que estão sem trabalhar por causa do estado de emergência, o PSD defende que as empresas devem poder utilizar metade das férias das pessoas por conta deste período de paragem.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. «…Somos oposição ao vírus…»

    O sr. Rio devia afirmar que são oposição à crise económica e respectiva falência do actual sistema financeiro, e não «…Somos oposição ao vírus…», pois para além de ser uma afirmação irracional (vírus não provocam crises económicas) pode tirar-lhe credibilidade.

    Quanto ao resto, deve continuar com a sua linha de acção política pois está a demonstrar um enorme sentido de Estado, não entrando no jogo mal-intencionado de malhar no governo que muita gente gostaria, só é pena estar como representante do Partido Social Democrata (PSD) o que faz com que os cidadãos tenham reticências sobre se realmente as medidas que apresenta possam vir a ser executáveis ou apoiadas.

RESPONDER

Polícia de Hong Kong detém 180 manifestantes. E elogia lei da segurança nacional

A polícia de Hong Kong elogiou a lei da segurança nacional chinesa, horas depois de ter detido pelo menos 180 manifestantes que protestaram, este domingo, contra a legislação anunciada por Pequim. O comissário da polícia, Tang Ping-keung, …

Pinto da Costa recandidata-se a "pensar nas dificuldades do presente"

Pinto da Costa admitiu, este domingo, no lançamento do site oficial da recandidatura à presidência do FC Porto, que vai a eleições "a pensar nas dificuldades tremendas do presente". No site oficial da sua candidatura, Pinto …

Abraços e apertos de mão. Bolsonaro junta-se a manifestação sem distanciamento social

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, participou, este domingo, em mais uma manifestação sem respeitar as regras de distanciamento social. A manifestação decorrer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o jornal Público, …

"Relativamente rápido". Centeno acredita que países europeus vão recuperar da crise até ao fim de 2022

O ministro das Finanças português e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, acredita que a União Europeia vai conseguir ultrapassar a crise económica provocada pela pandemia de covid-19 de forma "relativamente rápida". Em entrevista ao jornal alemão …

Florentino congelado e Jota (e mais dois) na porta de saída. Mercado já mexe na Luz

Apesar da pandemia, que paralisou quase todas as competições europeias e que deverá atrasar a janela de transferência no futebol, o mercado já mexe na Luz. A imprensa desportiva dá conta nesta segunda-feira que Florentino …

Cova da Piedade abandona direção da Liga e convida Proença a demitir-se

O Cova da Piedade juntou-se ao Benfica na decisão de abandonar a direção da Liga de clubes e convidou Pedro Proença a demitir-se da presidência do organismo. Em comunicado, o Cova da Piedade justifica a decisão …

Milhares foram a banhos este domingo. Só nas praias da Caparica estiveram mais de 180 mil pessoas

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir neste domingo levaram milhares de portugueses à praias. Só na Costa da Caparica, no concelho de Almada, mais de 180 mil pessoas foram a banhos. Entre as 9 e …

"Há outras prioridades". Ana Gomes está a refletir sem "pressa" sobre eventual candidatura a Belém

No espaço de comentário da SIC Notícias, a ex-eurodeputada Ana Gomes disse que ainda está a "refletir" sobre uma eventual candidatura à Presidência da República. Ana Gomes ainda não tomou uma decisão sobre uma possível candidatura …

Há quatro distritos sem meios aéreos de combate a incêndios. PSD denuncia "grave violação do planeamento"

O PSD denuncia a falta de, pelo menos, oito helicópteros ligeiros e de todas as aeronaves de coordenação previstas no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais. Este domingo, o PSD questionou o Governo relativamente ao …

Desemprego sobe 52% entre jovens até aos 24 anos

O desemprego entre os jovens até aos 24 anos disparou à boleia da pandemia de covid-19, que já fez mais de 1.300 vítimas mortais em Portugal. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança …