“Planéamos um limite que não era este”. Governo admite ter em breve 1.100 doentes em UCI

Mário Cruz / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse, em entrevista à Visão, que Portugal ultrapassará em breve o limite previsto de 1.000 doentes em Unidades de Cuidados Intensivos. 

Numa entrevista à revista Visão, a ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu que as projeções do ministério que lidera apontam que o país poderá ter 1.100 doentes em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) entre 6 e 20 de fevereiro, valor esse que é superior ao limite máximo de 1.000 previsto pelo Governo.

Marta Temido assumiu mesmo que o Executivo nunca tinha imaginado um cenário assim. “Nunca pensámos que isto fosse acontecer”, confessou.

Segundo a governante, a pressão das últimas semanas, em especial na região de Lisboa e Vale do Tejo, ultrapassou a capacidade dos hospitais para acolher doentes com covid-19 nos cuidados intensivos: “Planeámos um limite que não era este com que estamos a ser confrontados”, afirmou.

Em novembro, face ao aumento de casos, e depois de se ter conseguido duplicar as 431 camas disponíveis em março, a ministra explicou que o país podia ir até às 1.000 camas para pacientes com covid-19 – “com prejuízo para outras doenças”, alertou na altura.

Estas últimas previsões levaram o Governo a pedir ajuda à Madeira e a alguns países estrangeiros, como a Alemanha, que já enviou profissionais de saúde e equipamentos para ajudar na área dos cuidados intensivos.

Esta semana, especialistas disseram ao jornal Público que o perfil dos doentes internados em unidades de cuidados intensivos está a mudar: há menos idosos e mais jovens em grave situação de saúde.

Governo vai investigar casos aleatórios de vacinação

Na mesma entrevista à Visão, a responsável pela pasta da Saúde anunciou que, perante as sucessivas denúncias de uso indevido de vacinas, a Inspeção-geral das Atividades em Saúde (IGAS) vai começar a fazer investigações regulares ao processo de vacinação.

Segundo Marta Temido, vão ser selecionados de forma aleatória casos de vacinação para verificar se cumprem as regras, nomeadamente as de prioridade estabelecidas pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

Esta medida surge depois de terem sido denunciados centenas de casos de uso indevido de vacinas, envolvendo autarcas, responsáveis e dezenas de funcionários de departamentos públicos, familiares de médicos, assessores e outros colaboradores do INEM, funcionários de pastelarias, entre outros.

Para combater este alegado uso indevido, a IGAS vai passar a vigiar de perto o processo de vacinação, como forma de tentar dissuadir quem tenha a tentação de não respeitar prioridades. Os casos suspeitos serão reencaminhados para o Ministério Público (MP).

A partir da próxima semana, vai ser divulgado um relatório semanal com dados sobre a distribuição das encomendas e a administração de vacinas.

Questionada sobre a demissão de Francisco Ramos da coordenação da task-force do plano de vacinação, a governante disse que “temos de nos focar no que é importante, que é no plano de vacinação. Ele está a avançar bem”.

Sobre as declarações de Francisco Ramos sobre os eleitores do Chega, Marta Temido assumiu que “há momentos de expressão que são infelizes e pelos quais certamente quem mais se penitencia é quem neles cai”, disse, acrescentando: “Quem sou eu, que já cometi tantos excesso de linguagem, para dizer o quer que seja?”.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não planearam para cenários extremos mas possíveis… e agora a sra. ministra quer o quê? Uma palmadinha nas costas pela falta de sentido de urgência e pela falta de visão? Se era possível acontecer, tem que planear. É para isso que serviu essa fase de preparação em que se planeia tendo em conta vários contextos.

    É no que dá ter pessoas optimistas mas irrealistas no seu cargo. Nunca mas nunca se preparam para o pior.

  2. Tadita da Marta. Então a pandemia não se comportou como planeado?? Onde é que o mundo vai parar?

    Tempo mal usado a não preparar o que devia ter sido preparado. Foi mais fácil achar que «vai ficar tudo bem»…

      • E quando é que começou a aumentar exponencialmente o numero de casos? Não foi no inicio de janeiro?
        Sabe que a evolução das transmissões é gradual e exponencial e leva algum tempo a atingir o pico, ou não sabe?
        É óbvio que o problema foi o Natal. Com o inicio das aulas potenciou a transmissão.

        Porque é que no Natal não exigiram testes á entrada de pessoas nos aeroportos?
        Porque é que só esta semana começaram a fazer isso?

        Eu digo-lhe, PORQUE ESTE GOVERNO É UMA CAMBADA DE CORRUPTOS INCOMPETENTES!

  3. Planearam nada!!! Se tivessem planeado as coisas não estavm como estão! Ou então são incompetentes e devem ser demitidos. Ainda não percebi o que é que o Presidente da República, de cima dos seus 60%, ainda não deu um murro na mesa e obrigou o 1º ministro a pôr ordem na casa, e acabar de vez com este chorrilho de incompetências, corrupções e compadrios! Não só isto está a correr mal ,como Portugal está a ficar muito mal visto internacionalmente a vários níveis.
    Já agora porquê que o anterior ministro Adalberto, que é médico experimentado, foi despedido à má fila e foi nomeada esta Snra. para o seu cargo?
    O PR deveria exigir oa 1º ministro uma renovação do seu governo com a demissão imediata de Cabrita, van Dunem e até a Marta Temido! deveria exigir também que o Juiz Guerra fosse chamado de volta a Portugal e repito o concuros para procurador Europeu. Tudo isto está nos limites das capacidades do PR, é só ele querer.

  4. Não planearam quando não tinham máscaras e andavam a dizer que a máscara não era necessária.
    Não planearam quando não tinham ventiladores.
    Não planearam a recepção de passageiros nos aeroportos, portos e fronteiras terrestres.
    Não planearam quando chegou a época das comemorações do regime e criaram medidas a reboque desses interesses.
    Não planearam quando se avizinhavam as eleições e aligeiraram o Natal em função dessas eleições.
    Não planearam as desistências e inadquações na Lista de Vacinação.
    Não planearam a necessidade de voltar a recorrer ao ensino à distância.
    Não planearam a necessidade de voltar a ter de subsidiar empresas e famílias, mesmo assim, deixando muitos em situação desesperada.
    Até ter chegado o desastre total, o que foi planeado foi em função de interesses políticos em substituição do rigor no combate à pandemia!
    Porque é que esta gente continua a ocupar o governo?

  5. Verifico que as pessoas capazes de planear bem toda a situação do covid, andam por aqui todas a fazer comentários. É uma pena que não deem o corpo ao manifesto e se limitem a fazer comentários da treta.

    • Comentário da treta é dizer o que diz sem saber para quem se está a dirigir. Quer personalizar no abstrato. Isso sim também é uma treta. Por fim, é tretíssimo criticar o mensageiro sem, sequer, tocar na mensagem. Mas ainda bem que, no mundo da Caustica, tudo corre às mil maravilhas. A treta, é que só daqui a uns meses me posso também mudar para lá.

    • Alguma coisa os nossos governantes fizeram mal. Não é tudo azar. Foi azar nos incêndios, em Tancos, na recente suspensão das aulas (que afinal não estavam suspensas), no SIRESP, nos KAMOV, nos apoios que o governo diz que dá mas não dá, nas negociatas do lítio e hidrogénio…?!!!
      Viaje mais, procure conhecer outras realidades. Vai ver que a sua mente vai abrir e vai nivelar-se por uma bitola bem mais exigente. Não vai aceitar aquilo que é o pior desempenho à escala global como uma inevitabilidade. Porque os outros souberam fazer melhor. Seja mais exigente, abra os seus olhos e dê mundos ao seu intelecto, viaje mais, instrua-se mais.

RESPONDER

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Na Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …

Abel Ferreira tentou levar jogador do Benfica para o Palmeiras

O treinador português Abel Ferreira, ao leme do comando técnico dos brasileiros do Palmeiras, pediu a contratação de Franco Cervi, que alinha pelo Benfica, mas acabou por ver a sua proposta recusada pelo jogador argentino. …

Governo aperta regras. Passageiros do Brasil ou Reino Unido têm de ter teste negativo e cumprir isolamento

Os passageiros provenientes do Brasil e do Reino Unido vão ser obrigados a apresentar um teste negativo e a cumprir 14 dias de isolamento profilático. A partir deste domingo, os passageiros provenientes do Brasil e do …

O primeiro hotel espacial mudou de nome (e deverá abrir em 2027)

Fechado em casa a sonhar com a próxima viagem? Esqueça as praias paradisíacas ou as grandes metrópoles. As férias do futuro podem vir a ser no Espaço. Tudo começou em 2019, quando a empresa californiana Gateway …

Testes rápidos esgotam na Alemanha no primeiro dia em que são postos à venda

O processo de vacinação na Alemanha continua lento. O Governo está a contar com a realização em massa de testes rápidos de antigénio para iniciar um plano de desconfinamento progressivo. As principais cadeias de supermercados …

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …