Governo já tem acordo com a Altice sobre o SIRESP

Mário Cruz / Lusa

António Costa anunciou esta quinta-feira, durante o debate quinzenal, que o Governo já aprovou uma solução para a SIRESP SA. “O acordo com a Altice está fechado.”

Há muito tempo que o Executivo tentava, ainda que sem sucesso, assumir uma posição maioritária sobre o consórcio que gere o Sistema Integrado de Redes de Emergência. A questão tornou-se mais premente com a recusa de visto, pelo Tribunal de Contas, ao pagamento dos investimentos na resiliência e redundância da rede que o Governo exigiu e a SIRESP SA concretizou.

Esta quinta-feira, durante o debate quinzenal na Assembleia da República, o primeiro-ministro não avançou detalhes sobre a solução aprovada para a SIRESP pelo Conselho de Ministros. A nacionalização da empresa esteve sempre em cima da mesa, mas como uma solução de último recurso, avança o Público.

O acordo com a Altice está fechado“, disse Costa. Já “com a Motorola está genericamente concluído”, havendo “duas questões de pormenores” que aguardam a autorização da da “casa mãe” da Motorola. O anúncio surgiu depois de Assunção Cristas questionar o primeiro-ministro com o atraso na concretização da promessa que havia feito no Parlamento, há mais de 15 dias, quando disse que o acordo estaria por horas.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da Altice Portugal disse que “o que há neste momento é um acordo de princípio relativo aos pressupostos da aquisição das participações dos privados por parte do Estado” no SIRESP.

Desde o verão do ano passado, o Estado português tem 33% da empresa, onde a Altice tem a maioria e a Motorola pouco mais de 14%.

O chefe do Governo respondeu à presidente do CDS que a “formalização jurídica dos acordos já foi estabelecida“, adianta o Diário de Notícias. “Foram mais horas que a expectativa que eu tinha”, assumiu Costa, ressalvando que, desde 13 de maio, “não houve qualquer interrupção do sinal” do SIRESP.

No mês passado, um notícia avançada pelo Público dava conta de que um dos cenários em cima da mesa das negociações era encontrar uma solução para o investimento que o SIRESP pediu ao Executivo e que não foi pago. Na altura, o SIRESP ameaçou cortar as comunicações na época de incêndios, se o Estado não pagasse a dívida acumulada de 15 milhões de euros.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Líder da extrema-direita alemã abandona entrevista depois de ter sido comparado a Hitler

Björn Höcke, líder do partido de extrema-direita AfD no estado federado da Turíngia, abandonou uma televisiva após ter sido comparado a Adolf Hitler. O líder do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) no estado …

Sobe para sete o número de vítimas mortais do mau tempo em Espanha

O cadáver de um holandês de 66 anos que desapareceu no domingo durante as inundações no sudeste de Espanha foi encontrado esta terça-feira, o que eleva para sete o número de mortes devido ao mau …

Universidade de Coimbra elimina carne de vaca das cantinas

A Universidade de Coimbra (UC) vai eliminar o consumo de carne de vaca nas cantinas universitárias a partir de janeiro de 2020, anunciou esta terça-feira o reitor, Amílcar Falcão. Este será o primeiro passo para, até …

Ângelo Rodrigues já fez a primeira cirurgia de reconstrução da perna

O ator Ângelo Rodrigues está internado no Hospital Garcia de Orta devido a uma infeção provocada por uma bactéria. Realizou uma cirurgia de reconstrução de parte da perna esquerda e está "em plena recuperação". Ângelo Rodrigues …

Guaidó questiona novo diálogo com o regime e alerta que crise se intensificará

O presidente da Assembleia Nacional diz que “nunca houve diálogo” entre o Governo de Nicolás Maduro e a oposição porque ao regime “não lhe interessava solucionar”. O líder político opositor Juan Guaidó questionou esta segunda-feira …

150 tigres foram resgatados de um templo na Tailândia. Mais de metade não sobreviveu

Mais de metade dos 150 tigres resgatados há três anos num templo budista em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, morreram, segundo os media locais. Em causa estiveram problemas relacionados com a consanguinidade, uma vez que foram …

Holanda. Mudanças na legislação fiscal sobre empresas para corrigir imagem de paraíso fiscal

O governo holandês deve apresentar esta terça-feira, no reinício dos trabalhos parlamentares, uma modificação da lei sobre a taxação dos lucros das multinacionais, com o intuito de corrigir a imagem de paraíso fiscal para os …

ISEP acaba com venda de garrafas de água de plástico

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) vai, a partir desta segunda-feira, “acabar com a venda de garrafas de água de plástico de 33 centilitros” no campus, uma vez que, anualmente, são consumidas quase …

Procuradores de Nova Iorque querem a declaração de impostos de Donald Trump

É a primeira vez, em quase 40 anos, que um Presidente dos Estados Unidos (EUA) não exibe a declaração de impostos. Donald Trump negou-o durante a campanha presidencial de 2016 mas agora procuradores de Nova …

Políticos de PS e PSD envolvidos no negócio milionário da canábis

Os ex-ministros Jaime Gama, do PS, e Ângelo Correia, do PSD, têm ligações a empresas que obtiveram licença para a produção em Portugal de canábis para fins medicinais. Um negócio milionário que já é conhecido …