Geringonça já discute Orçamento. Costa prepara-se para a crise

Manuel de Almeida / Lusa

Já arrancaram as negociações para o Orçamento do Estado para 2019, com elementos do Governo socialista a encontrarem-se com o PCP, depois de um primeiro encontro com o Bloco de Esquerda. E com a tensão que paira no seio da “geringonça”, Costa vai lançando avisos na antecipação de uma provável crise.

A reunião formal de topo entre o Governo socialista e o PCP, para discutir o Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), realizou-se esta terça-feira, no Terreiro do Paço, em Lisboa, disseram à agência Lusa fontes ligadas ao processo.

O encontro aconteceu sem informação prévia à comunicação social e num dia em que o primeiro-ministro, António Costa, enviou alguns recados aos parceiros de esquerda, durante as jornadas parlamentares do PS no Alentejo.

“Não estamos nem arrependidos, nem com vontade de mudar“, frisou Costa, sublinhando, contudo, que o último ano de legislatura não pode ser eleitoralista. Antes disso, já o líder parlamentar do PS, Carlos César, tinha apelado ao sentido de responsabilidade de Bloco de Esquerda (BE), PCP e Os Verdes.

“Tenho a certeza de que todos partem para esta negociação do [Orçamento do Estado para 2019] com o mesmo espírito construtivo“, frisou ainda Costa.

“Não será por ser ano de eleições que vamos sacrificar a boa governação ao eleitoralismo“, acrescentou o primeiro-ministro, frisando que não é pela proximidade das eleições que se vai “pôr em causa tudo aquilo que conquistámos duramente ao longo dos últimos três anos”.

Os recados a BE e PCP surgem numa altura de tensão no seio da “geringonça”, nomeadamente por causa da greve dos professores devido aos moldes de descongelamento das carreiras.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, manteve também as duras críticas às alterações à lei laboral preconizadas pelo executivo, bem como à crescente convergência com PSD e CDS-PP por parte dos socialistas.

Jerónimo pediu ainda a manutenção do rumo traçado em 2015, queixando-se de que o “rompimento com a política de direita” nunca aconteceu de facto.

O secretário-geral do PCP também se queixou da “pressão inaceitável” por parte do primeiro-ministro e do Presidente da República que têm vincado a importância de aprovar o OE2019, para que não haja uma crise política.

Marcelo Rebelo de Sousa voltou a vincar esta ideia no final de uma festa da Casa Pia de Lisboa, no Jardim Vasco da Gama, em Belém.

“Espero que, no fim deste processo todo, haja um Orçamento que chegue às minhas mãos para promulgar”, salientou o chefe de Estado, alertando que, dada a conjuntura económica, nomeadamente com “o risco de uma guerra comercial na Europa”, “juntar a essa situação qualquer tipo de ruído ou de crise não é bom para Portugal“.

“O mundo não acaba com esta legislatura”

Costa, por seu turno, vai declarando que nenhuma negociação do Orçamento é “fácil”, “mas também não tenho visto nenhum que fosse impossível”, diz.

“Não acredito que o PEV, o PCP ou o BE queiram pôr em causa aquilo que tem sido o sucesso desta solução governativa“, acrescenta, deixando mais um recado aos aliados de “geringonça”.

“O mundo não acaba com esta legislatura”, continua Costa no mesmo tom de aviso, numa altura em que se continua a falar de um Bloco Central entre PS e PSD, e quando Rui Rio tem mantido um discurso muito pouco crítico relativamente ao primeiro-ministro. Marques Mendes já disse que o presidente do PSD mais parece “o número dois de António Costa“.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Este é o OE mais fácil para Costa.
    Bloco de Esquerda e PCP estão totalmente domesticados, e seja o que Costa incluir no OE, os extremistas engolem juntamente com uma dúzia de sapos vivos, cara alegre, e assinam !
    Não arriscam eleições antecipadas. A geringonça, para eles, também é uma ratoeira.
    Manter a esquerda no poder é mais importante do que qualquer política esquerdista.
    Viva o Cinismo e o Oportunismo !!

    • Pois… vamos lá ver se não há “irrevogáveis”, como o outro que dizia que nunca iria para a politica porque a politica era para os medíocres e para tachos e, depois de estar mais de 20 anos na politica foi para a Mota-Engil!!

  2. Eles andam todos a ver o que mais lhe convém. O Povo é o que menos lhes interessa. Desde que seja para ganhar votos fazem tudo. Deitar a geringonça abaixo eu mantê-la a ranger em banho maria. Destilam massa cinzenta a fazer contas aos votos que podem ter da próxima vez. O resto que se lixe. O meu voto não chincam eles…!

  3. Um país de pantanas (saúde, educação, etc) e a geringonçada mais preocupada como caçar votos daqui a um ano. Estamos a profundar a nossa vil pobreza.

RESPONDER

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …

Com as fronteiras fechadas, companhia aérea australiana lança "voos mistério"

A companhia aérea australiana Qantas anunciou “voos mistério”, nos quais os passageiros não fazem ideia para onde vão, numa tentativa de atrair mais clientes. As fronteiras internacionais da Austrália estão atualmente fechadas e parece improvável que …