Galamba é “um cadáver político” e “o pior erro” de Costa

14

Miguel A. Lopes / LUSA

O ministro das Infraestruturas, João Galamba

Luís Marques Mendes diz que o ministro das Infraestruturas é “um cadáver político que ainda mexe” e “o pior erro” de António Costa.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, este domingo, Luís Marques Mendes não poupou nas críticas a João Galamba. O comentador política considera que António Costa cometeu um erro ao segurar o ministro das Infraestruturas e diz que não vê qualquer motive para que o governante continue no cargo.

Marques Mendes entende, assim, que este foi um “pretexto” encontrado pelo primeiro-ministro para “fazer uma rutura premeditada” com o Presidente da República. Costa “bateu o pé” para mostrar a Marcelo “quem manda”, explicou Luís Marques Mendes.

“Foi tudo premeditado. Costa andava incomodado com Marcelo pelas suas intervenções sobre a dissolução do Parlamento”, considerou Marques Mendes.

O social-democrata sublinhou que a reação de António Costa foi “desproporcionada”, “uma declaração de guerra” e “o pior erro político” desde que é primeiro-ministro.

Marques Mendes sugere que João Galamba deveria ter saído por vontade própria e que António Costa deveria ter aceitado a sua demissão.

“João Galamba continua, formalmente no papel, a ser ministro. Na prática, já não tem autoridade para ser ministro […] é um cadáver político que ainda mexe”, defende o comentador.

“O primeiro-ministro teve uma vitória pífia para animar as hostes internas. Mas mantém os mesmo problemas, aliás, comprou mais um problema”, disse ainda o antigo ministro, realçando que uma relação conturbada entre Costa e Marcelo “não é vantajosa, nem positiva”.

Ainda assim, Marques Mendes deixa um aviso à oposição: “Se a oposição achar que o Governo já acabou, acho que comete um erro, porque menosprezar o adversário é sempre um erro. Se a oposição comete o mesmo de António Costa, não vai longe”.

Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, ainda não teve acesso a qualquer despacho de exoneração do cargo que exerceu até 26 de abril. Já passaram 11 dias desde que Galamba lhe telefonou a informá-lo que estava despedido, recorda o Correio da Manhã.

“Para um jovem com ambições, como Galamba, é pior ficar no Governo”

A antiga ministra e agora comentadora política Alexandra Leitão também considerou que manter João Galamba no Governo foi um erro de António Costa.

Na sua ótica, Galamba continua em funções com “legitimidade formal”, mas muito “diminuído”. Com base naquilo que é de conhecimento público, Alexandra Leitão entende que o ministro deveria ter sido demitido.

“Aquela conferência de imprensa é muito danosa para a imagem do ministro [Galamba] e aí foi ele que o disse”, disse a ex-ministra no seu espaço de comentário da CNN Portugal, em alusão às declarações sobre a reunião de preparação com a ex-CEO da TAP.

“Para um jovem com ambições políticas, como João Galamba, é pior ficar no Governo do que sair. Mas cada um sabe da sua carreira”, retorquiu a comentadora política.

Em entrevista ao Jornal de Notícias, o presidente da Sedes, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, sugeriu que “João Galamba não tem condições políticas para continuar no Governo”.

“No lugar dele, não conseguiria manter-me no cargo”, disse Álvaro Beleza, referindo-se a Galamba. “Mas isto tem a ver com a consciência individual. Se calhar, sou mais sensível, talvez por ser mais velho, tem a ver com a minha geração”.

Daniel Costa, ZAP //

14 Comments

    • Esperar-se exactamente o que disse: a verdade que toda a gente sabe….
      Contudo, continuo a achar que António Costa só não demitiu o Galamba porque não encontrou ninguém mais ou menos de jeito para ir para o seu lugar. Quem é que se quer queimar indo para um governo como este?! Este é que foi o seu grande azar….

  1. É um cadáver politico?!
    Então porque se mostra qual troglodita travestido de adiantado mental? Esta agora…!

  2. O Marques Mendes perdeu a pouca credibilidade que julgava ter quando, durante a pandemia, em Dezembro de 2021, afirmou que o governo deveria dar “folga” aos portugueses nas restrições durante o Natal, de modo a estimular a economia – Isto foi no início de Dezembro, mas no início de Janeiro disse que foi um erro enorme do Governo ter permitido o alívio das restrições. A questão é: como é que a SIC mantém na sua equipa um boneco falante deste nível ? SIC=Balsemão=PSD=companheiros ?
    Para isto ficar como deve ser, vamos lá acertar ideias: saem os dois miúdos, o Galamba e Mendes. OK ?

  3. Só um cego é que não vê que o Galamba está mais que morto neste governo, e ainda com uma agravante. Enquanto não sair vai arrastar o governo para a lama. Esperem pelos desenvolvimentos da comissão de inquérito. O Marques Mendes faz a leitura correta. O PM tinha de se ver livre deste peso… morto.

    • BOM SERIA SE SÓ O GALAMBA TIVESSE ARRASTADO ESTE GOVERNO PARA A LAMA! E O COSTA? E O MEDINA? E O PIZARRO? E NA JUSTIÇA (NÃO SEI O NOME)? E EM TODOS OS OUTROS MINISTÉRIOS QUE, PAGANDO-LHES BONS SALÁRIOS FORA AS BENESSES, SÓ LÁ ESTÃO PARA ALIMENTAR QUEM, PARA PORTUGAL, NADA TEM MELHORADO?.
      VER-SE LIVRE SÓ DESTE GALAMBA, DEIXANDO TODOS OS OUTROS,, É O MESMO QUE NUMA OPERAÇÃO CIRÚRGICA EXTIRPAR SÓ UMA PEQUENA PARTE DO TUMOR!

    • Este Galamba apareceu de carro num largo transmontano e a população que o aguardava tentou cercar o carro que, imediatamente se pôs em fuga. Galamba viria com um propósito, mas teve que fugir a toda a velocidade. Ou ele pensava que ia lidar com mouros? Aqui limpavam-lhe o cebo.

  4. Quer o Galamba quer o primeiro ministro, quer o governo, são órgãos absolutamente mortos, ninguém sabe o que anda a fazer. Galamba não é um cadáver mas sim um esqueleto como outros desossados que militam no governo na função de Clientelas partidárias sem perfil para o exercício dos lugares que ocupam. Pobre povo que tal gente desgoverna…

  5. Neste governo é só galambices (isto é, mentiras e intervenções desastradas)! Este Governo deixou de governar. Enrodilhou-se com tanta trapalhada. Arrasta-se.

  6. En conclusão ………….. ; Costa é o erro ! . A saber , que na generalidade dos quadrantes Políticos Portugueses , poucos ou melhor “nenhuns” merecem a nossa confiança !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.