Fugas de informação permitiram aos arguidos dos Vistos Gold destruir provas

RTP / Flickr

O ex-diretor nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos

O ex-diretor nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos

Os arguidos do processo de investigação aos vistos gold tiveram a acesso a informação privilegiada, tendo sido avisados que estavam sob escuta e que seriam detidos, o que lhes terá permitido destruir e ocultar provas do processo.

A edição desta quarta-feira do jornal i noticia que o caso aponta para uma teia de corrupção ao mais alto nível da Administração Púbica.

António Figueiredo, ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), Manuel Palos, ex-diretor do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), e Zhu Xiaodong, empresário chinês suspeito de ter um papel ativo na obtenção de vistos para os seus concidadãos, manifestaram, em março de 2014, terem conhecimento de que estariam a ser investigados através de escutas, através de conversas telefónicas.

A 23 de março de 2014, Zhu Xiaodong, um dos empresários chineses suspeitos de corrupção ativa no processo Vistos Gold, avisou por telefone um concidadão com o qual falava em mandarim sobre a detenção de uma pessoa e de registos criminais falsificados: “Não fales sobre estas coisas ao telefone. Todas as chamadas estão sob escuta agora. Pessoas como nós que tratamos da emigração, estamos todos sob escuta.”

Através de conversas com a filha, há mesmo indícios de que António Figueiredo mantinha um segundo telefone, desconhecido pela polícia.

De acordo com o i, a informação da detenção chegou ao conhecimento dos atuais arguidos com antecedência.

Em novembro de 2014, quando foram detidos os suspeitos da investigação – que tiveram conhecimento da detenção um dia antes de acontecer -, os suspeitos tiveram oportunidade de destruir ou ocultar provas que seriam cruciais para a investigação dos fatos.

O ex-diretor do SEF, Manuel Palos, terá recebido um SMS de um elemento do SEF com ligações à Unidade Contra Terrorista (UCAT) a avisar que seria alvo de buscas no dia seguinte.

Dois varrimentos informáticos ocorreram em fevereiro e em junho de 2014, na sede do IRN, por parte de uma equipa dos Serviços de Informação e Segurança, mas os investigadores ainda buscam por provas de uma investigação que ainda “está longe de estar próxima de uma conclusão”, refere o i.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Recentemente ouvi dizer “É difícil combater poderes instalados na administração pública…”
    Esses cancros são do tipo ablativo? Removam-nos pela raíz… Metam-nos em tratamento no sector privado… Resultados garantidos após poucas e curtas sessões terapêuticas

  2. É curioso que isto não suscite inquérito parlamentar !!! Do que têm medo ?

    Todos os deputados ficaram preocupadíssimos , não pelo facto que os cidadãos pudessem ser devassados na sua situação fiscal, mas sim pelo facto que deveria haver proteção, ora assim que houver protecção existirão de facto listas para alguns e não serão divulgadas. Constará de uma lei, pelo que será legal.

    Acabe-se de vez com o sigilo fiscal, em outros países, não têm problemas com isso, pois existe lá democracia.

    PS: e-mail = ficar registo num servidor e dados pessoais, engraçadinhos 🙂

  3. Mas afinal, Srs. Comentadores?
    Que esperavam V. Exas.? Que os iam castigar? Então e os outros? ( e eles são tantos…. Meu Deus) . Então e se estes forem presos e resolverem bater com a língua nos dentes? Já repararam quantas prisões necessitávamos ter em Évora? Quantos juízes? Quantos Policias? Quantos investigadores da PJ.? Alimentar toda esta gente? Não aguentavamos tanta despesa… teríamos de fazer novo resgate, e ainda por cima sem ministra para o dirigir
    Não, não e não. Deixe-se como esta que assim é que esta bem.

RESPONDER

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …

Países Baixos vão abater mais de 10 mil visons após suspeita de transmissão

As autoridades holandesas ordenaram o abate, a partir desta sexta-feira, de mais de 10 mil visons em unidades que fazem criação, depois da suspeita de transmissão do novo coronavírus a pessoas. No passado dia 28 de …