Fugas de informação permitiram aos arguidos dos Vistos Gold destruir provas

RTP / Flickr

O ex-diretor nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos

O ex-diretor nacional do SEF, Manuel Jarmela Palos

Os arguidos do processo de investigação aos vistos gold tiveram a acesso a informação privilegiada, tendo sido avisados que estavam sob escuta e que seriam detidos, o que lhes terá permitido destruir e ocultar provas do processo.

A edição desta quarta-feira do jornal i noticia que o caso aponta para uma teia de corrupção ao mais alto nível da Administração Púbica.

António Figueiredo, ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), Manuel Palos, ex-diretor do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), e Zhu Xiaodong, empresário chinês suspeito de ter um papel ativo na obtenção de vistos para os seus concidadãos, manifestaram, em março de 2014, terem conhecimento de que estariam a ser investigados através de escutas, através de conversas telefónicas.

A 23 de março de 2014, Zhu Xiaodong, um dos empresários chineses suspeitos de corrupção ativa no processo Vistos Gold, avisou por telefone um concidadão com o qual falava em mandarim sobre a detenção de uma pessoa e de registos criminais falsificados: “Não fales sobre estas coisas ao telefone. Todas as chamadas estão sob escuta agora. Pessoas como nós que tratamos da emigração, estamos todos sob escuta.”

Através de conversas com a filha, há mesmo indícios de que António Figueiredo mantinha um segundo telefone, desconhecido pela polícia.

De acordo com o i, a informação da detenção chegou ao conhecimento dos atuais arguidos com antecedência.

Em novembro de 2014, quando foram detidos os suspeitos da investigação – que tiveram conhecimento da detenção um dia antes de acontecer -, os suspeitos tiveram oportunidade de destruir ou ocultar provas que seriam cruciais para a investigação dos fatos.

O ex-diretor do SEF, Manuel Palos, terá recebido um SMS de um elemento do SEF com ligações à Unidade Contra Terrorista (UCAT) a avisar que seria alvo de buscas no dia seguinte.

Dois varrimentos informáticos ocorreram em fevereiro e em junho de 2014, na sede do IRN, por parte de uma equipa dos Serviços de Informação e Segurança, mas os investigadores ainda buscam por provas de uma investigação que ainda “está longe de estar próxima de uma conclusão”, refere o i.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Recentemente ouvi dizer “É difícil combater poderes instalados na administração pública…”
    Esses cancros são do tipo ablativo? Removam-nos pela raíz… Metam-nos em tratamento no sector privado… Resultados garantidos após poucas e curtas sessões terapêuticas

  2. É curioso que isto não suscite inquérito parlamentar !!! Do que têm medo ?

    Todos os deputados ficaram preocupadíssimos , não pelo facto que os cidadãos pudessem ser devassados na sua situação fiscal, mas sim pelo facto que deveria haver proteção, ora assim que houver protecção existirão de facto listas para alguns e não serão divulgadas. Constará de uma lei, pelo que será legal.

    Acabe-se de vez com o sigilo fiscal, em outros países, não têm problemas com isso, pois existe lá democracia.

    PS: e-mail = ficar registo num servidor e dados pessoais, engraçadinhos 🙂

  3. Mas afinal, Srs. Comentadores?
    Que esperavam V. Exas.? Que os iam castigar? Então e os outros? ( e eles são tantos…. Meu Deus) . Então e se estes forem presos e resolverem bater com a língua nos dentes? Já repararam quantas prisões necessitávamos ter em Évora? Quantos juízes? Quantos Policias? Quantos investigadores da PJ.? Alimentar toda esta gente? Não aguentavamos tanta despesa… teríamos de fazer novo resgate, e ainda por cima sem ministra para o dirigir
    Não, não e não. Deixe-se como esta que assim é que esta bem.

RESPONDER

A icónica tapeçaria "Guernica" de Picasso foi retirada da ONU. Rockfeller pediu-a de volta

A icónica tapeçaria "Guernica", de Pablo Picasso, foi retirada do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) onde estava há mais de 30 anos. A pintura “Guernica”, considerada uma das obras-primas de Picasso …

Este robô-tartaruga não precisa de circuitos eletrónicos para andar. Basta ar

O robô macio de quatro patas, criado por uma equipa da Universidade da Califórnia, não precisa de nenhum circuito eletrónico para funcionar. Os robôs macios têm captado a atenção dos cientistas e o mais recente, criado …

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …