Fisco cativa reembolsos de IRS para saldar dívidas apesar da suspensão das penhoras

A Provedoria de Justiça revelou que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) está a cativar reembolsos de IRS a contribuintes com processos de execução fiscal devido a dívidas de impostos enquanto ainda vigora o período de suspensão destes atos.

Como noticiou esta quarta-feira o Expresso, um ofício de 04 de maio de 2020 enviado à AT pela Provedoria da Justiça apontava para queixas sobre a apreensão de reembolsos de IRS no âmbito de processos de execução. Acontece que, para reduzir os efeitos da pandemia nos rendimentos dos contribuintes, este tipo de cobrança foi vedado ao Fisco até ao final de junho.

“A compensação com reembolsos desta natureza (que também são créditos tributários), relacionada com dívidas em execução fiscal, corresponde a um ato de cobrança coerciva, vedado entre 09 de março e 30 de junho de 2020, por força daquela medida de suspensão”, indicou a Provedoria da Justiça.

Numa resposta uma anterior recomendação da Provedoria da Justiça, a AT referiu que a “está impedida, no âmbito das presentes medidas de contingência, de proceder à compensação de créditos tributários nos termos do artigo 89.º do CPPT [Código de Procedimento e de Processo Tributário]” e que, com isso, se pretendeu “assegurar que o executado não sofresse uma diminuição dos seus rendimentos atuais”.

Numa comunicação à AT, o provedor-adjunto Joaquim Cardoso da Costa indicou que a informação que consta no Portal das Finanças relativa a FAQ (perguntas e respostas frequentes) sobre as medidas no âmbito da covid-19 “apenas se reporta a créditos resultantes de penhoras ou vendas (excessos, portanto)”.

“Esta questão é especialmente preocupante, também pelo número de queixas entretanto recebidas na Provedoria de Justiça, denunciando a apreensão de reembolsos de IRS liquidados nesta época (própria), coincidente com a suspensão em causa”, frisou.

No seguimento das reclamações, a Provedoria sugeriu “adaptações de procedimentos para assegurar a suspensão efetiva dos efeitos práticos de todos os processos de execução fiscal em matéria de penhoras (ou outros atos coercivos) por parte da AT”.

Relativamente às penhoras de pensões, a AT esclareceu que “comunicou oportunamente à Caixa Geral de Aposentações, ao Instituto da Segurança Social e à Associação Portuguesa de Bancos que se abstivessem de promover a cativação de verbas decorrentes de penhoras, onde se inclui a penhora de pensões. Do mesmo modo, determinou aos serviços que, caso aquelas entidades procedessem indevidamente à penhora e depósito de verbas, e o contribuinte não pretendesse aplicar tais montantes no pagamento da dívida, os mesmos deveriam ser restituídos”.

A Provedoria de Justiça identificou ainda problemas relacionados com “a restituição, a pedido do executado, de valores entregues à AT em resultado de penhoras de vencimentos e de saldos bancários, mas também nas de pensões e créditos omitidas nas FAQ”.

Sobre esta matéria, a AT explicou que “foram recentemente divulgadas por esta Direção de Serviços instruções aos serviços no sentido de promoverem, a pedido do executado, a restituição das verbas penhoradas”.

Foram igualmente identificadas penhoras efetivadas durante o período de suspensão dos processos de execução fiscal, o que no entender da AT é possível e não devem ser canceladas, embora as mesmas não possam produzir efeitos. Nestes casos, a Provedoria de Justiça sugere a restituição automática dos valores cativados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …