/

O Financial Times “não conhece o quotidiano português”

1

presidencia.pt

Rui Rio

Para Rui Rio, a opinião do Financial Times não passa disso mesmo: de uma “opinião” de um “jornalista” que “está longe” e não sabe o que se passa no “quotidiano” do país.

Por cá, o cenário é bem diferente daquele que foi traçado pelo jornal financeiro, pelo menos para o atual presidente do PSD, que destaca a “completa degradação dos serviços públicos” e o facto de voltarmos a ter “défice externo”.

“O endividamento de Portugal face ao exterior está a aumentar face ao exterior e foi isso que determinou a falência há uns anos”, afirmou Rui Rio esta segunda-feira, citado pelo Expresso, num comentário ao artigo do Financial Times que elogiava o desempenho da economia portuguesa e do Governo.

Dizendo tratar-se da opinião de um jornalista estrangeiro que “não conhece o quotidiano português”, Rui Rio contrapôs com o facto de em Portugal se estar a criar emprego baseado em baixos salários, situação que só pode ser alterada se se for alterado o modelo da economia nacional, defendeu.

“Criamos empregos relativamente precários e de muito baixos salários. Aquilo que pretendemos é criar melhores empregos e salários mais altos. Para isso, é preciso modificar o modelo da economia portuguesa, que tem de assentar em exportações e em investimento.”

Falando em Marco de Canaveses, no distrito do Porto, o social-democrata acrescentou que, atualmente, o país está “num patamar em que é o consumo que está, outra vez, a puxar pela economia portuguesa”. “Isto dá um défice da balança de pagamentos e o défice externo português já aumentou outra vez”, indicou, alertando que “o défice mais grave é o externo”. “É esse que temos de eliminar.”

O presidente do PSD responsabilizou a governação socialista por haver em Portugal “a maior carga fiscal de sempre”, numa altura em que o país tem “os piores serviços públicos”.

Este Governo falhou notoriamente nos serviços públicos. Temos a carga fiscal máxima, que nunca foi tão pesada, pagamos impostos como nunca pagamos e devíamos ter melhores serviços. Damos mais dinheiro em impostos e temos piores serviços públicos”, disse o líder do PSD.

Para Rui Rio, “há uma falha completa na organização dos serviços públicos”, assinalando que essa é, “a par do aumento dos impostos, a marca mais negativa deste Governo” – dando como exemplo os atrasos na emissão do Cartão do Cidadão e o tempo que se demora para se deferir a reforma depois de efetuado o pedido.

ZAP //

1 Comment

  1. Rui rio ele até nem sabe que Portugal tem sido governado por uma seita Mafiosa há mais de 40 anos, uma seita que se está a CAGAR para o País e para os Portugueses quer é servir-se do poleiro para proveito próprio e das suas clientelas politicas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.