O Financial Times “não conhece o quotidiano português”

presidencia.pt

Rui Rio

Para Rui Rio, a opinião do Financial Times não passa disso mesmo: de uma “opinião” de um “jornalista” que “está longe” e não sabe o que se passa no “quotidiano” do país.

Por cá, o cenário é bem diferente daquele que foi traçado pelo jornal financeiro, pelo menos para o atual presidente do PSD, que destaca a “completa degradação dos serviços públicos” e o facto de voltarmos a ter “défice externo”.

“O endividamento de Portugal face ao exterior está a aumentar face ao exterior e foi isso que determinou a falência há uns anos”, afirmou Rui Rio esta segunda-feira, citado pelo Expresso, num comentário ao artigo do Financial Times que elogiava o desempenho da economia portuguesa e do Governo.

Dizendo tratar-se da opinião de um jornalista estrangeiro que “não conhece o quotidiano português”, Rui Rio contrapôs com o facto de em Portugal se estar a criar emprego baseado em baixos salários, situação que só pode ser alterada se se for alterado o modelo da economia nacional, defendeu.

“Criamos empregos relativamente precários e de muito baixos salários. Aquilo que pretendemos é criar melhores empregos e salários mais altos. Para isso, é preciso modificar o modelo da economia portuguesa, que tem de assentar em exportações e em investimento.”

Falando em Marco de Canaveses, no distrito do Porto, o social-democrata acrescentou que, atualmente, o país está “num patamar em que é o consumo que está, outra vez, a puxar pela economia portuguesa”. “Isto dá um défice da balança de pagamentos e o défice externo português já aumentou outra vez”, indicou, alertando que “o défice mais grave é o externo”. “É esse que temos de eliminar.”

O presidente do PSD responsabilizou a governação socialista por haver em Portugal “a maior carga fiscal de sempre”, numa altura em que o país tem “os piores serviços públicos”.

Este Governo falhou notoriamente nos serviços públicos. Temos a carga fiscal máxima, que nunca foi tão pesada, pagamos impostos como nunca pagamos e devíamos ter melhores serviços. Damos mais dinheiro em impostos e temos piores serviços públicos”, disse o líder do PSD.

Para Rui Rio, “há uma falha completa na organização dos serviços públicos”, assinalando que essa é, “a par do aumento dos impostos, a marca mais negativa deste Governo” – dando como exemplo os atrasos na emissão do Cartão do Cidadão e o tempo que se demora para se deferir a reforma depois de efetuado o pedido.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Rui rio ele até nem sabe que Portugal tem sido governado por uma seita Mafiosa há mais de 40 anos, uma seita que se está a CAGAR para o País e para os Portugueses quer é servir-se do poleiro para proveito próprio e das suas clientelas politicas.

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …