No primeiro fim de semana de calamidade, PSP não baixa a guarda

António Cotrim / Lusa

No primeiro fim de semana ao abrigo da situação de calamidade, os grandes centros urbanos são a principal preocupação das forças de segurança.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) não vai baixar a guarda neste que é o primeiro fim de semana ao abrigo da situação de calamidade. Segundo o Diário de Notícias, a ação pedagógica de sensibilização para o cumprimento das regras continua, mas mantém-se “firme” no que toca a desobediências.

O uso obrigatório de máscaras nos transportes públicos, escolas, comércio e outros locais fechados com múltiplas pessoas; o confinamento obrigatório para pessoas infetadas com covid-19 e em vigilância ativa; o dever cívico de recolhimento domiciliário; a proibição de eventos ou ajuntamentos com mais de 10 pessoas, exceto em funerais, onde podem estar presentes os familiares, são os “deveres” estipulados na situação de calamidade.

Luís Elias, diretor do Departamento de Operações, garante que os desafio se mantém, apesar de Portugal já não se encontrar em estado de emergência. É verdade que houve um alívio nas restrições, mas ainda há determinações a cumprir, refere o responsável ao DN.

Tal como nas semanas anteriores, vai continuar a haver “uma grande presença policial nas ruas”. Neste primeiro fim de semana de calamidade, a PSP vai estar especialmente atenta aos transportes públicos, aglomerações de mais de 10 pessoas e zonas balneares ou espaços públicos mais procurados para o lazer.

O diário ressalva que os comandos distritais da PSP estão em permanente contacto com as autarquias, pelo que, se identificarem situações críticas de ajuntamentos, podem ser fechados os acessos a locais mais concorridos.

A monitorização a pessoas infetadas com o novo coronavírus, que estão sujeitas a recolhimento por ordem da DGS, mantém-se nesta fase.

A situação de calamidade começou às 0:00 do dia 3 de maio e dura até às 23:59 do dia 17. No fim destes 15 dias, as decisões serão reavaliadas, podendo ser decidida a prorrogação da situação de calamidade

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …