No primeiro fim de semana de calamidade, PSP não baixa a guarda

António Cotrim / Lusa

No primeiro fim de semana ao abrigo da situação de calamidade, os grandes centros urbanos são a principal preocupação das forças de segurança.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) não vai baixar a guarda neste que é o primeiro fim de semana ao abrigo da situação de calamidade. Segundo o Diário de Notícias, a ação pedagógica de sensibilização para o cumprimento das regras continua, mas mantém-se “firme” no que toca a desobediências.

O uso obrigatório de máscaras nos transportes públicos, escolas, comércio e outros locais fechados com múltiplas pessoas; o confinamento obrigatório para pessoas infetadas com covid-19 e em vigilância ativa; o dever cívico de recolhimento domiciliário; a proibição de eventos ou ajuntamentos com mais de 10 pessoas, exceto em funerais, onde podem estar presentes os familiares, são os “deveres” estipulados na situação de calamidade.

Luís Elias, diretor do Departamento de Operações, garante que os desafio se mantém, apesar de Portugal já não se encontrar em estado de emergência. É verdade que houve um alívio nas restrições, mas ainda há determinações a cumprir, refere o responsável ao DN.

Tal como nas semanas anteriores, vai continuar a haver “uma grande presença policial nas ruas”. Neste primeiro fim de semana de calamidade, a PSP vai estar especialmente atenta aos transportes públicos, aglomerações de mais de 10 pessoas e zonas balneares ou espaços públicos mais procurados para o lazer.

O diário ressalva que os comandos distritais da PSP estão em permanente contacto com as autarquias, pelo que, se identificarem situações críticas de ajuntamentos, podem ser fechados os acessos a locais mais concorridos.

A monitorização a pessoas infetadas com o novo coronavírus, que estão sujeitas a recolhimento por ordem da DGS, mantém-se nesta fase.

A situação de calamidade começou às 0:00 do dia 3 de maio e dura até às 23:59 do dia 17. No fim destes 15 dias, as decisões serão reavaliadas, podendo ser decidida a prorrogação da situação de calamidade

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …

Miguel Albuquerque ainda pondera candidatura a Belém

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, ainda está a ponderar uma eventual candidatura à Presidência da República. O presidente do Governo Regional da Madeira e da estrutura regional do PSD, Miguel Albuquerque, disse …