No primeiro fim de semana de calamidade, PSP não baixa a guarda

António Cotrim / Lusa

No primeiro fim de semana ao abrigo da situação de calamidade, os grandes centros urbanos são a principal preocupação das forças de segurança.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) não vai baixar a guarda neste que é o primeiro fim de semana ao abrigo da situação de calamidade. Segundo o Diário de Notícias, a ação pedagógica de sensibilização para o cumprimento das regras continua, mas mantém-se “firme” no que toca a desobediências.

O uso obrigatório de máscaras nos transportes públicos, escolas, comércio e outros locais fechados com múltiplas pessoas; o confinamento obrigatório para pessoas infetadas com covid-19 e em vigilância ativa; o dever cívico de recolhimento domiciliário; a proibição de eventos ou ajuntamentos com mais de 10 pessoas, exceto em funerais, onde podem estar presentes os familiares, são os “deveres” estipulados na situação de calamidade.

Luís Elias, diretor do Departamento de Operações, garante que os desafio se mantém, apesar de Portugal já não se encontrar em estado de emergência. É verdade que houve um alívio nas restrições, mas ainda há determinações a cumprir, refere o responsável ao DN.

Tal como nas semanas anteriores, vai continuar a haver “uma grande presença policial nas ruas”. Neste primeiro fim de semana de calamidade, a PSP vai estar especialmente atenta aos transportes públicos, aglomerações de mais de 10 pessoas e zonas balneares ou espaços públicos mais procurados para o lazer.

O diário ressalva que os comandos distritais da PSP estão em permanente contacto com as autarquias, pelo que, se identificarem situações críticas de ajuntamentos, podem ser fechados os acessos a locais mais concorridos.

A monitorização a pessoas infetadas com o novo coronavírus, que estão sujeitas a recolhimento por ordem da DGS, mantém-se nesta fase.

A situação de calamidade começou às 0:00 do dia 3 de maio e dura até às 23:59 do dia 17. No fim destes 15 dias, as decisões serão reavaliadas, podendo ser decidida a prorrogação da situação de calamidade

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo está a analisar alterações à Lei do Ruído pedidas por Marcelo (mas admite "ser difícil")

Após ignorar o pedido feito pelo Presidente da República no decreto que renovou o estado de emergência há duas semanas, o Governo anunciou estar a analisar alterações à Lei do Ruído neste novo decreto. Há duas …

Santana Lopes não vai ser candidato do PSD à Figueira da Foz

O ex-primeiro-ministro não vai ser o candidato do PSD à Câmara da Figueira da Foz, avançou o jornal digital Observador esta sexta-feira. Segundo o jornal online Observador, havia quem quisesse Pedro Santana Lopes como candidato do …

O segredo para a investigação do cancro pode estar escondido nas baleias

Algumas espécies de baleias vivem durante muitos anos graças a genes supressores de tumores duplicados. Esta descoberta pode ajudar na investigação sobre cancro em humanos. Um novo estudo sugere que o tamanho gigantesco das baleias não …

Passos Coelho cancela participação em fórum para afastar "especulações infundadas" sobre o seu regresso

O antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, decidiu cancelar a presença numa conversa via Zoom agendada para 25 de março, inserida num ciclo denominado “Repensar Portugal”. Esta quinta-feira, o semanário Expresso adiantou que o antigo primeiro-ministro Pedro …

A física quântica pode causar mutações no nosso ADN

Simulações de computador e métodos de mecânica quântica têm sido usados ​​para determinar o papel que o tunelamento de protões, um fenómeno puramente quântico, desempenha nas mutações espontâneas no ADN. A biologia quântica é um campo …

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …