/

Ferro Rodrigues convoca partidos para debater passwords e viagens dos deputados

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

Ferro Rodrigues vai marcar uma conferência de líderes parlamentares extraordinária para quarta-feira, dedicada às polémicas com passwords de registo de presença em plenário e reembolsos das viagens dos deputados.

A reunião dos presidentes das várias bancadas partidárias destina-se a “avaliar diversas questões de funcionamento e organização internos” do parlamento, nomeadamente o “registo de presenças em sessões plenárias” e “as deslocações dos deputados”.

A informação foi informalmente transmitida na conferência de líderes de quinta à tarde na Assembleia da República, devendo a convocatória oficial ser enviada na sexta-feira.

Em causa estão várias notícias sobre parlamentares que estiveram ausentes da Assembleia da República, mas com presenças registadas através da introdução das suas palavras-passe nos computadores do hemiciclo por parte de outros colegas.

Um dos casos é o do secretário-geral do PSD, José Silvano, cuja colega de bancada Emília Cerqueira assumiu publicamente ter registado “inadvertidamente” a sua presença em plenário para consultar documentos. O Ministério Público disse que vai abrir um inquérito ao caso das falsas presenças no plenário da Assembleia da República de Silvano.

Posteriormente, foram revelados mais dois casos de falsas presenças parlamentares a envolver os deputados do PSD José Matos Rosa – então secretário-geral do partido – e Duarte Marques.

Ambos os casos são relativos a 2017 e a presença dos deputados foi registada na Assembleia da República quando Matos Rosa estava em viagem a Cabo Verde, a 3 de fevereiro, e Duarte Marques no Porto (em 04 de maio).

Esta semana, foi noticiado também o “voto-fantasma” de Barreiras Duarte na sessão de votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2019.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.