Ferro Rodrigues cansou-se de esperar por PS e PSD e marcou eleições

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues

Após cinco meses à espera de um entendimento entre PS e PSD, Ferro Rodrigues cansou-se e decidiu marcar eleições para os órgãos externos da Assembleia da República, mesmo que os dois partidos não tenham ainda chegado a acordo quanto às listas candidatas.

O presidente da Assembleia da República definiu assim, a data de 12 de Maio para a eleição dos membros do Conselho da Entidade Reguladora da Comunicação Social, do Conselho Nacional de Saúde, do Conselho Fiscalizador do Sistema de Informações da República e do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais.

O impasse para a escolha dos membros eleitos pelo Parlamento arrasta-se há cinco meses, devido ao desacordo entre os dois maiores partidos, PS e PSD, dado que são necessários dois terços dos votos para a eleição.

Ferro Rodrigues pressiona assim, socialistas e sociais-democratas para que alcancem um acordo, tendo comunicado a data das eleições na conferência de líderes, nesta quarta-feira, 12 de Abril, na Assembleia da República.

Segundo os secretários da mesa da Assembleia, Duarte Pacheco e Idália Serrão, não houve discussão neste tema entre os líderes parlamentares.

Idália Serrão explicou que Ferro Rodrigues disse ter esgotado todos os seus apelos e conversas, incluindo com os líderes parlamentares, para que se consiga um consenso para a eleição dos membros dos órgãos mencionados.

A paciência de Ferro Rodrigues esgotou-se, atesta o jornal i, notando que o presidente da Assembleia da República alertou, na conferência de líderes, que “já se esgotaram todos os prazos” e que “há questões administrativas que precisam de ser resolvidas e que estão pendentes das eleições”.

PS e PSD têm agora, um mês para chegarem a um entendimento e apresentarem as listas candidatas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A triste realidade dos nossos politicos.
    os partidos não se entendem por uma única razão, todos querem um tacho e quanto maior ele for mais apetecivel é, tenham vergonha e vão trabalhar, que é aquilo que pedem a todos os portugueses.
    Por este e muitas outras razões o Povo está cansado dos agiotas da nossa classe politica.

RESPONDER

Depois da glória o calvário. Jesus assobiado após eliminação do Flamengo da Copa do Brasil

O Flamengo do português Jorge Jesus foi eliminado nos quartos de final da Copa do Brasil de futebol, ao perder frente ao Athletico Paranaense, por 3-1, nas grandes penalidades, após um empate a 1-1 no …

Cerca de 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que lhes podem salvar a vida

No último ano, quase 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que potencialmente lhes poderiam salvar a vida, deixando-as imunes a doenças como sarampo. Os dados são revelados pelas Nações Unidas, que alertam para “a preocupante …

Piloto da TAP encontrado morto em Estugarda. Operado ao coração, mas apto para voar

Um piloto da TAP de 38 anos foi encontrado morto no quarto de hotel na cidade de Estugarda, na Alemanha. Duarte Pato, que teria um historial de problemas cardíacos, mas que estava apto para pilotar, …

"Não é preciso aumentar vagas, já são mais do que candidatos"

O número total de vagas para a 1.ª fase do ano letivo 2019/2020 quase nada mudou relativamente ao ano passado e, segundo o ministro do Ensino Superior, não há intenções de aumentar neste regime de …

Infarmed já autorizou compra do medicamento para Matilde e outra criança

O Infarmed já autorizou a compra do medicamento Zolgensma para a bebé Matilde e para uma outra criança do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que também sofre de atrofia muscular espinhal tipo I, avança …

Reino Unido. Boris Johnson e Jeremy Hunt descartam eleições antecipadas

No Reino Unido, Boris Johnson e Jeremy Hunt participaram na última sessão de perguntas e respostas com os militantes conservadores. Os dois candidatos à sucessão de Theresa May defenderam o fim da cláusula especial para …

Índia vai lançar missão à Lua na próxima segunda-feira

A agência espacial da União Indiana informou nesta quinta-feira que vai efetuar na próxima segunda-feira o lançamento da nave não-tripulada para a Lua depois de a missão ter sido abortada esta semana. O organismo Indian Space …

Proprietários em centros históricos podem reclamar IMI dos últimos quatro anos

Os proprietários de imóveis localizados em centros históricos classificados pela UNESCO podem reclamar o imposto municipal sobre imóveis (IMI) pago nos últimos quatro anos, escreve o Dinheiro Vivo esta quinta-feira. A notícia agora avançada pelo Dinheiro Vivo …

Nuno Freitas é o novo presidente da CP

O Governo nomeou Nuno Freitas como novo presidente da CP – Comboios de Portugal, num Conselho de Administração alargado a cinco elementos, sucedendo a Carlos Nogueira, cujo mandado terminava no final deste ano. De acordo com …

Erros na prescrição obrigam a novas medidas de segurança para medicamentos para cancro e doenças inflamatórias

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomenda novas medidas de segurança para evitar erros na prescrição e administração de medicamentos com metotrexato. Devido a erros de prescrição, a Agência Europeia do Medicamento recomenda novas medidas de …