Federações: António Costa, 7 – António José Seguro, 4

DR PSocialista / Flickr

António José Seguro com António Costa em Lisboa, Setembro de 2013

António José Seguro com António Costa em Lisboa, Setembro de 2013

Os militantes do PS votaram sexta-feira em 11 federações, tendo os candidatos apoiantes de António Costa às primárias de 28 de Setembro vencido em 7 eleições, e os apoiantes de António José Seguro em 4.

Em Lisboa, o candidato e actual presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa, Marcos Perestrello, apoiante de Costa,vencia por larga vantagem, com 81% dos votos, quando faltavam escrutinar 5% dos votos, enquanto António Galamba, do secretariado Nacional do partido e elemento próximo de Seguro, obtinha 18,7% dos votos.

Em Setúbal, a deputada socialista Ana Catarina Mendes, apoiante de António Costa, venceu com 55% dos votos contra 45% de Madalena Alves Pereira, apoiante de António José Seguro.

Ana Catarina Mendes obteve 1.180 votos favoráveis contra 978 votos de Madalena Alves Pereira, num universo de 2.803 militantes do PS com capacidade eleitoral.

Em Aveiro, o atual presidente da Federação do PS, Pedro Nuno Santos, apoiante de António Costa, foi reeleito para um terceiro mandato, com mais do triplo dos votos do seu adversário.

Pedro Nuno Santos obteve 1.563 votos (78%) contra os 430 votos (22%) de Gonçalo Fonseca, num ato eleitoral em que votaram pouco mais de dois mil militantes num universo de 2.582 possíveis votantes.

Na federação Distrital de Bragança o deputado socialista Mota Andrade, apoiante de António José Seguro nas primárias, foi o vencedor das eleições com 61% dos votos, apesar de a adversária, Berta Nunes, ter ganhado na maioria das concelhias da região.

Em Leiria, o antigo governador civil José Miguel Medeiros foi eleito presidente da Federação Distrital, ganhando ao seu único adversário, António Sales, por sete votos de diferença.

José Miguel Medeiros, que expressou apoio a António Costa nas primárias, obteve 618 votos, (50,2%) enquanto António Sales conquistou 611, (49,8%) tendo votado 1.243 militantes de um universo de cerca de 1.450.

Na Federação Regional do Oeste, o presidente da câmara de Torres Vedras e da Comunidade Intermunicipal do Oeste, Carlos Miguel, venceu as eleições com 62,5% dos votos, contra 37,5% de José Tomé, ex-vereador da câmara da Lourinhã e actual presidente da assembleia da CIMOeste, que não manifestou apoio a nenhum dos candidatos às primárias do PS.

Na Federação de Viana do Castelo, José Carpinteira venceu as eleições com 55,7 % dos votos contra os 44,3 % de Jorge Fão, ambos apoiantes de António José Seguro.

Das sete federações com uma só candidatura à liderança, quatro foram já sexta-feira a votos.

Na Guarda, os militantes socialistas elegeram José Albano Marques (apoiante de Seguro), no Baixo Alentejo foi eleito Pedro do Carmo, atual presidente e apoiante de António José Seguro, em Portalegre foi eleito Luís Testa, e em Évora foi eleito Capoulas Santos, os dois últimos apoiantes de António Costa nas eleições primárias.

Assim, contabilizando os resultados deste primeiro dia de eleições para as federações distritais do PS – e ressalvando que não significam nada em termos de eleições primárias, até porque os universos eleitorais são diferentes – nas federações em que houve disputas entre apoiantes dos dois candidatos às primárias, António Costa venceu em Aveiro, Leiria, Lisboa e Setúbal. Nestas federações António José Seguro venceu em Bragança.

Quanto às federações em que não houve confronto directo de dirigentes que manifestaram apoio a Seguro ou a Costa, apoiantes de Costa venceram em Évora, Oeste e Portalegre. Apoiantes de Seguro venceram no Baixo Alentejo, na Guarda e em Viana do Castelo.

As eleições para as 19 federações do PS – que abarcam os 18 distritos de Portugal continental e a Federação Regional do Oeste (no distrito de Lisboa) – disputam-se em dois dias.

Este sábado vota-se nas federações de Algarve, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Porto, Vila Real e Viseu. Na federação de Santarém, os militantes socialistas foram a votos sexta e hoje e os resultados apenas são conhecidos hoje.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Humanos podem ter evoluído com menos pêlos por causa do nojo feminino

Uma equipa de investigadores descobriu novas evidência que sugerem que a aversão feminina fez com que os humanos evoluíssem com menos pêlos. Os cientistas pediram a mulheres que avaliassem a atratividade de 30 rostos masculinos para …

Fuga em massa. 75 prisioneiros escapam de prisão no Paraguai

As autoridades do Paraguai anunciaram que pelo menos 75 detidos fugiram da prisão Pedro Juan Caballero, localizada perto da fronteira com o Brasil, sendo que muitos dos fugitivos pertencem a um conhecido grupo de crime …

Pneumonia viral já chegou à Coreia do Sul. China regista terceira morte

A Coreia do Sul confirmou esta segunda-feira o primeiro caso de um novo tipo de pneumonia viral, que apareceu na China em dezembro e já provocou a morte a três pessoas no país. De acordo com …

Há uma espécie de árvore praticamente imortal (e o seu segredo foi descoberto)

Uma equipa de investigadores descobriu o segredo da Ginkgo biloba, a espécie de árvore que é praticamente imortal. Esta espécie existe desde o tempo dos dinossauros. A Ginkgo biloba, também conhecida popularmente por nogueira-do-japão, é uma …

O planeta extrassolar mais próximo da Terra pode ter companhia

Uma equipa internacional de astrofísicos encontrou evidências da existência de um segundo planeta a orbitar Próxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol. Na prática, o mundo extrassolar mais próximo de nós pode ter companhia. …

Uma estrela ajudou a perceber quando é que a Via Láctea devorou outra galáxia

Recentemente, astrónomos descobriram que uma colisão com uma galáxia satélite encheu a Via Láctea de estrelas. Agora, graças a uma única estrela, já é possível perceber quando é que isso aconteceu. A galáxia satélite Gaia-Enceladus foi, …

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …