Famílias das vítimas do Meco apontam ligações da Lusófona à Maçonaria

ejbSF / Flickr

O recurso que chegou ao Tribunal da Relação de Évora pelas famílias das vítimas da tragédia do Meco aponta ligações da Universidade Lusófona à maçonaria, numa derradeira tentativa de levar o caso julgamento, fazendo ainda uma alusão à licenciatura de Miguel Relvas.

De acordo com o Público, o recurso interposto esta segunda-feira enuncia que os seis estudantes que morreram afogados “pertenciam a uma Universidade que, como é público, tem ligações várias a elementos maçónicos, com o bom e mau que isso tem”, referindo ainda as “ligações partidárias ao mais alto nível” da instituição e “os cursos obtidos por vários elementos partidários em condições menos claras”, aludindo ao caso do ex-ministro Miguel Relvas.

O pedido de reabertura do processo radica no pressuposto de que o juiz de instrução criminal que recusou levar o caso a julgamento cometeu um erro formal ao socorrer-se, para tomar a decisão, de declarações prestadas às autoridades pelo o ex-dux João Gouveia, único arguido, quando o processo ainda estava em fase de inquérito e o estudante era uma mera testemunha.

João Gouveia foi autorizado pelo juiz de instrução criminal a não comparecer em tribunal na fase instrutória do processo, que terminou no início de março, tendo remetido todos os esclarecimentos sobre o que se passou na noite de 15 de dezembro de 2013 para as declarações que prestou ao procurador do Tribunal de Almada, quando ainda não era arguido.

O advogado dos pais das vítimas, Vítor Parente Ribeiro, invoca a disposição do Código do Processo Penal segundo a qual é proibida, em tribunal, “a leitura do depoimento prestado em inquérito ou instrução por testemunha que, em audiência, se tenha recusado a depor.”

O documento refere também que o filho do procurador encarregue do processo no Tribunal de Almada era aluno de mestrado da Lusófona quando o pai estava a investigar o caso.

As famílias das vítimas defendem ainda que João Gouveia “foi auxiliado por terceiro a montar uma simulação de ‘pré-afogamento’ dele próprio” e que a posição de poder que o ex-dux tinha sobre os colegas são indícios de crime de exposição ao perigo ou abandono dos companheiros.

Para os familiares das vítimas, a teoria de que tudo não terá passado de um infeliz acidente esbarra no depoimento de um dos agentes da Polícia Marítima que esteve no Meco, segundo o qual se o grupo tivesse ficado “virado para o mar, de pé e atento”, “teria sempre possibilidade de recuar atempadamente”.

“O arguido ordenou aos seus colegas, que se encontravam com sono e exaustos, que se deslocassem para a zona da linha de água e aí ficassem de costas para o mar e de frente para si; os jovens falecidos colocaram-se uns ao lado dos outros, paralelamente à linha de mar; o arguido manteve-se mais recuado, de frente para as vítimas”, descreve o advogado.

São também invocadas as mensagens de telemóvel trocadas entre estudantes já depois da tragédia que dão a entender a proximidade entre agentes da PJ e a mãe de uma das vítimas, a quem terão passado informações confidenciais sobre o estado da investigação.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Em homenagem aos que partiram

    Não lembraria ao diabo: Universidade, maçonaria, licenciaturas, ligações a altos da política…

RESPONDER

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …

O avião-baleia da Airbus já fez o seu primeiro voo

https://vimeo.com/385554265 O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e …

Decisão histórica. Restaurante de Paul Bocuse perde uma estrela

Esta sexta-feira, o Guia Michelin confirmou que retirou, da sua edição de 2020, uma das três estrelas do restaurante Paul Bocuse. O icónico restaurante L’Auberge du Pont de Collonge, do falecido chef Paul Bocuse, vai perder …