Ex-presidente da Raríssimas exige 147 mil euros por ter sido despedida

Rarissimas / Facebook

A ex-presidente da Raríssimas, Paula Brito e Costa

A ex-presidente da associação Raríssimas exige mais de 147 mil euros de indemnização por considerar que o seu despedimento foi ilegal.

De acordo com o jornal Público, Paula Brito e Costa avançou com uma ação no Tribunal de Trabalho de Loures, em fevereiro de 2019, que tem como objetivo impugnar o seu despedimento, bem como o pedido de devolução de 384 mil euros exigido pela Raríssimas.

O diário escreve que o início do julgamento estava marcado para esta quarta-feira, mas foi suspenso porque se aguarda a transferência da ação da associação, no Tribunal Cível de Loures, para eventual junção num único processo.

A ex-presidente da associação demitiu-se, em dezembro de 2017, depois de terem sido feitas denúncias por alegada gestão danosa. Segundo o matutino, Paula Brito e Costa tinha, porém, contratos de trabalho para ser diretora-geral da Casa dos Marcos, na Moita, e passou a apresentar-se assim no local de trabalho até ser suspensa.

Contratos esses que a associação entendeu serem nulos porque não foram executados pela ex-presidente, nem foram legalmente aprovados.

A par destes dois processos, adianta o Público, corre ainda um inquérito no Ministério Público (MP) à gestão da ex-presidente, no qual é arguida, estando a ser feitas perícias contabilísticas.

A Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais Raras foi fundada em abril de 2002 e tem como finalidade apoiar pessoas com doenças raras. Em dezembro de 2017, uma reportagem da TVI denunciou irregularidades na gestão da associação.

O escândalo levou à demissão do então secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado. Entre 2013 e 2014, foi consultor da associação e ganhava três mil euros por mês.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Como se já não tivesse usado o suficiente os dinheiros da Raríssimas, para mordomias pessoais, ….existe tanta gente sem um pingo de vergonha na cara, neste país….esta senhora é certamente, uma delas!

RESPONDER

A atmosfera de Marte está a escapar para o Espaço (e já se sabe quem é o culpado)

Marte pode já ter sido um planeta habitável mas, ao longo de milhares de milhões de anos, a sua atmosfera escapou para o Espaço. Os cientistas mapearam as correntes elétricas na atmosfera marciana que podem …

Júpiter é tão grande que o nosso Sistema Solar quase teve dois sóis

O nosso Sistema Solar tem apenas uma estrela e uma série de planetas relativamente pequenos. No entanto, Júpiter esteve muito perto de se tornar o irmão mais pequeno do Sol. Júpiter é, de longe, o maior …

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …