“Esta é uma cabala muito bem feita”: Presidente da Raríssimas demite-se

Rarissimas / Facebook

A presidente da Raríssimas, Paula Brito e Costa

Paula Brito e Costa anunciou hoje a decisão de abandonar a presidência da associação depois da reportagem da TVI divulgar gestão danosa.

A minha presença já está a afetar a instituição e tenho de sair. Esta é uma cabala muito bem feita”, foi assim que Paula Brito e Costa confirmou ao Expresso a decisão de se demitir e abandonar a presidência da associação Raríssimas.

O anúncio surge três dias depois de ter sido denunciado que a presidente da Raríssimas estaria a usar dinheiro da instituição, que recebeu quase um milhão de euros do Estado em 2016, para levar uma vida de luxo.

Segundo o jornal, a fundadora falou com voz embargada e disse deixar “à Justiça o que é da Justiça, aos homens o que é dos homens e ao meu país uma das maiores obras, mas mesmo assim saio. Presa só estou às minhas convicções“.

O Expresso sabe que Paula Brito e Costa estava a negociar o abandono de funções com o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, desde a manhã de segunda-feira. No entanto, o jornal afirma que a ideia inicial da responsável seria outra: um afastamento.

Pedi ao ministro a suspensão temporária de funções enquanto estivessem a decorrer as investigações, porque temos 300 meninos por dia na Raríssimas de quem é preciso cuidar. Esta opção foi estudada pelo gabinete, mas não existe a figura da suspensão temporária no quadro das IPSS e, portanto, saio”, explicou.

A sucessão de Paula Brito e Costa fica em aberto, uma vez que a Raríssimas estava sem vice-presidente desde maio e o substituto convidado, o deputado do PSD Ricardo Baptista Leite, acabou por declinar a proposta na sequência de toda a polémica em torna da gestão de Paulo Brito e Costa.

Saio e não sei quem fica“, diz. No mesmo dia da saída de Paulo Brito e Costa, entrou na Raríssimas o inspetor do Trabalho e da Segurança Social para a investigação pedida com urgência pela tutela e a ainda presidente da Raríssimas deixou escapar um desabafo: “A minha vontade era sentar-me ali, ao lado, dele e dizer-lhe ‘vá, vamos lá, diga-me fatura a fatura o que é preciso explicar’.”

Secretário de Estado Manuel Delgado também se demite

Segundo o Público, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, está de saída do Governo.

Manuel Delgado deixa o executivo na sequência das denúncias sobre a gestão da associação Raríssimas, da qual foi consultor, tendo por essa colaboração recebido um total de 63 mil euros, entre 2013 e 2014.

A saída de Manuel Delgado acontece numa altura em que o primeiro-ministro, António Costa, está fora do país, na cimeira One Planet, em Paris.

Segundo o mesmo jornal, o secretário de estado demissionário será substituído por Rosa Augusta Valente de Matos Zorrinho, de 53 anos, conforme informou o gabinete do primeiro-ministro, que aceitou o pedido de exoneração do cargo de Manuel Delgado.

ZAP //

PARTILHAR

28 COMENTÁRIOS

  1. Agora vais para casa aproveitas para passar a ferro, costurar, dedicar-te á culinária, lavar a roupa, vais ver que até ajuda a passar o tempo.

  2. Ela já vai tarde, o secretário de estado também teria que se demitir, mas não entendo como o amigo pessoal dela e Ministro Dr. Vieira da Silva não se sente responsável por tudo o que aconteceu debaixo da sua tutela. Ainda por cima exerceu um cargo naquela instituição! Como desaparece uma carta registada com aviso de recepção na Segurança Social? Não existe quem seja responsável e dê a cara? Como é que o Sr. Ministro tem coragem de afirmar que não tinha conhecimento de nada quando a TVI tem provas contrárias ao que afirma? Como se rebaixou ao ponto de um jornalista lhe chamar mentiroso?
    Lamentável o que se vai passando neste País onde os responsáveis nunca são responsabilizados por nada! Basta pensar nos incêndios… Eu por mim nunca mais dou um tostão a uma instituição e só farei caridade (podendo) directamente a quem dela precise.

    • da mesma maneira que se demitiu o ministro que para 1º lhe faltava tudo menos os 6 milhões de que nunca mais se falou mas que sumiram duma ONG (falsa claro, uma chico espertice para roubar os contribuintes) e não foi uma televisão a dizê-lo foram as altas patentes da UE além de que pasme-se desconhecia que se pagavam “quotas” na segurança social. quando um jagunço que não sabe que tem que pagar impostos chega a ministro diz tudo acerca do frustrado e daqueles que o apoiam.

    • Tem toda a razão, mas esqueceu-se de mencionar o deputado do PSD que também já ia mamar do tacho como vice-presidente!
      Alias, esta peça solta é o único motivo pelo qual vemos a bancada do PSD tão caladinha!
      Isto é tudo a mamar à conta dos dinheiros públicos!

  3. … esta mulher tem de ser julgada, se culpada presa e restituir tudo o que usurpou!

    alias , nao só ela mas todos os que andam a fazer falcatruas !

  4. se com a democracia a portuguesa tudo era rarissimo…. ate o socialismo de mario soares, agora com a geringonça, as mortaguas e todas as mordomias que os defensores dos trabalhadores oprimidos e desgraçados nao largam mao, antes se adornam mais com elas à conta da lei , tudo se tornou ainda mais raro……
    sera raro o presidente de uma republica viver num palacio, sera raro os serviços da republica estarem instalados em palacios e rodeados de mordomias, sera raro o restaurante dos deputados servir caviar e lagosta a preços raros…..
    raro tambem socrates ainda estar solto, vara, salgado bava granadeiro e muitos mais.. que tem passado pelos pingos da lei sucialista…
    porque sera que se espantam tanto com esta raridade? inveja? provavelmente……
    o povinho portugues é assim invejoso!!!!!
    ainda bem que eu nao vejo big brothers .

      • nao percebi a piada… mas se a contars no covil do rato talvez todos se riam, e ganhes uma promoçao. ja agora eras amigo do rarissimo secretaqrio de estado que se demitiu e que andava nas passeatas com a rarissima? provavelmente o teu coelho e mais a brasileira, com ipanema lula e outros que tais……..fazes bem pelo menos tens o rarissimo merito de pertencer a um governo que so esta em funçoes ainda porque o presidente da republica anda distraido e a dar abraços por ai…..

    • Adoro pessoal com palas nos olhos, é que só veem em frente!
      Estas a esquecer-te do teu amigo relvas, do passos fedelho que recebeu 100 mil euros e nem se lembra e que não pagava a segurança social, do paulo portas dos submarinos, dos BPN’s e dos cavacos silvas, e até do deputado do PSD que iria ser o vice-presidente da raríssimas!
      Ou seja, não estou aqui a defender partidos nem a acusar outros, estou a mostrar-te que deves ter mais amplitude de visão que essas palas não te permitem ter!
      A militância é um cancro!

      • quanto aos meus amigos nem sabes quais sao nem tens sequer o direito de dar palpites sobre isso, ate que eu o declare. nao me sinto amigo de nenhum desses teus conhecidos, mas espanta me que venhas tao assanhadinho falar em situaçoes que daqui a pouco ja tem barbas… e ainda ha quem por nao ter outro assunto venha falar delas como possivel atenuantes para o que se esta a passar neste momento . para twe tirar as palas, deixa me dizer te que quem contratou a compra dos submarinos foi o agora secretario geral da onu, tambem o queres vir julgar???? o bpn era um banco privado e de facto o estado nao tinha grande poder sobre a sua administraçao, e pelos vistos apesar de ter havido roubo alguns dos visados estao presos o que nao esta acontecendo com os ladroes do bes e da caixa que e de todos…..conhece o sr vara???? logo vi que nao…kkkkk . sabe que mais????? a militancia pode ser um cancro, mas benigno, tem sempre uma epoca para ser exercida, o que é um cancro e com grandes metasteses é a ambiçao do poder a qualquer preço, seja ou nao escolhido pela lei para exercer cargos, seja a comprar tv e jornais, seja a controlar o sindicato dos jornalistas, seja a domesticar os professores, seja a esbanjar cargos a esquerda e a esquerda, seja a sacudir a culpa pelas mortes pelo fogo, seja a sacudir as culpas pela rarissimas, seja o que for………no dia em que forem outros a fazer as mesmas tropelias e a fazer de nós parvos, tambem saberei ver e recalmar da mesma maneira…..

        • És uma comédia, já me fizeste rir, ao menos isso!
          olha, mas não te desvies do carreirinho senão depois o partido não te dá o tacho! Sempre em filinha, já sabes como funciona nos partidos!
          Se algum dia tiveres o ímpeto de ter ideias próprias, talvez percebas a vergonha alheia que provocas com essas atitudes!!!
          Aprende a ver por ti, sem o clubismo que te tolda a mente!
          é com cada um….

          • e continuas a insistir…. e a tentar levar a conversa para o espaço que é normalmente a atitude dos teus patroes…..felizmente que nao tenho partidos nem palas e por isso mesmo ainda escrevo aqui as vezes o nojo que me da o servilismo e a estupidez disfarçada de competencia… ja ficou poiovada quanta competencia durante estes ultimos meses e no consulado do grande socrates, o ladrao mor e seus acolitos, que muitos socialistas gostavam de ser.

  5. Demitir-se não exclui a necessidade das autoridades investigarem o que se passou, julgarem e punirem.
    A dondoca está a ver se escapa….

  6. Vieira da Silva mente com os dentes todos, quando diz não ter tido conhecimento do que se passava na Rarissimas. Recebeu até uma carta do ex tesoureiro. Mas socialista que se preze nunca assume as suas responsabilidades… !

  7. E o marido Nelson Costa, director de aprovisionamento do armazém na Raríssimas?
    e o filho César Costa, administrativo coordenador no gabinete de apoio da Raríssimas, estudante na Lusófona e futuro herdeiro na parada?
    A ganharem 3500€ e 1500€ mês respectivamente(fora despesas de deslocação), continuam a chupar a Raríssimas?

    E os membros do concelho da Raríssimas que sempre pactuaram com este roubo constante enquanto recebiam extras chorudos também?

    Estes não são solidários com a presidente demissionária e seguem o caminho da porta dos fundos?

    Vergonha…

    • Cabala? É mau demais. ‘Cada cavadela, sua minhoca’? Mas será que neste país nada funciona?! Não existe um mínimo de honestidade?! E não me refiro só aos governantes actuais, pois os que os antecederam não lhes ficam(aram) atrás. Para onde caminhamos?

  8. Cabala? É mau demais. ‘Cada cavadela, sua minhoca’? Mas será que neste país nada funciona?! Não existe um mínimo de honestidade?! E não me refiro só aos governantes actuais, pois os que os antecederam não lhes ficam(aram) atrás. Para onde caminhamos?

  9. Que tristes figurinhas são estas? será que ninguém entende que tipo de organização é a Raríssimas se o problema são circunstancias cerebrais qual o problema dos dirigentes quererem aquilo que os outros não estão em condições de entender?
    cada um avia-se como pode, vejam até como é possível desaparecerem os documentos dos departamentos do estado, será que tinham alguma importância? claro que não estes podiam ir atingir alguém que não devia

  10. Não é uma cabala que ela queria dizer… mas uma Égua! Pois o feminino de cabalo é égua!
    Esta senhora para além de andar a comer às custas de dinheiros públicos destinados a crianças e adultos com doenças denominadas raríssimas tem andado a ser “montada” e “desmontada” pela classe politica em geral… nem sem muito bem que nome se dá a este género de mulheres!!!

    Grandes regabofes as custas dos desgraçados… sim senhora “Que da ocidental praia Lusitana” se Luís Vaz de Camões fosse hoje vivo decerto que se matava…. Ao ver que a ocidental praia lusitana é hoje um país de corruptos, ladroes, aldrabões… pessoas sem qualquer caráter… escroques… começando pela classe política, passados pelos banqueiros, gestores de empresas e entidades públicas e grandes grupos económicos não há um que se aproveite…

  11. E andava lá também a mamar o marido e o herdeiro… Mais mês menos mês estava lá também o cão e o gato. Tudo a mamar forte e feiono estado. Haja um estado social grande para todos mamarmos!
    Pessoalmente quanto mais pequeno for o estado melhor…. menos roubam

RESPONDER

Cientistas explicam porque trabalhar à noite faz mal aos intestinos

As pessoas que trabalham à noite têm mais probabilidades de desenvolver inflamações intestinais, porque há células que contribuem para a saúde intestinal que deixam de receber informações vitais do cérebro, indica um estudo divulgado esta …

Marinha dos EUA admite que vídeos de OVNI's são verdadeiros (e não era suposto ninguém saber)

A Marinha dos EUA confirmou que imagens de OVNIs que surgiram nos últimos anos são reais e que nunca pretenderam que o vídeo fosse visto pelo público. As imagens que apareceram pela primeira vez online em …

O Pólo Norte vai ter um hotel de luxo (iluminado pelas auroras boreais)

https://vimeo.com/360873720 O hotel "mais a norte do mundo" só existirá durante um mês e o glamping de luxo será para muito poucos: o custo é de 95 mil euros por pessoa por três dias. Em 2020, o …

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …