Ex-mulher de Sócrates passa a arguida

Sofia Fava / Facebook

Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates

Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates

A ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava, foi constituída arguida esta quarta-feira, no âmbito da Operação Marquês, por suspeita de crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

O Correio da Manhã revela, na edição desta quinta-feira, que Sofia Fava passou à condição de arguida na Operação Marquês, tendo sido ouvida na quarta-feira no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) pelo procurador Rosário Teixeira e por elementos da Autoridade Tributária (AT) que acompanham a investigação.

Uma fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou à agência Lusa que “o Ministério Público ouviu, na qualidade de arguida, Sofia Fava. O interrogatório, no âmbito da designada Operação Marquês, teve lugar ontem”.

A PGR acrescentou que a “arguida, que ficou sujeita à medida de coação de termo de identidade e residência, está indiciada por factos suscetíveis de integrarem os crimes de fraude fiscal e branqueamento“.

De acordo com o CM, Sofia Fava era uma das destinatárias das verbas do ex-Primeiro-ministro, através do empresário Carlos Santos Silva, arguido no mesmo processo.

“Há registos de recebimentos por transferências bancárias e em numerário, sendo que parte dessas verbas era também para a educação e saúde dos dois filhos”, indica o jornal, que cita a investigação.

O Correio da Manhã descreve que “José Sócrates pagava também as prestações do monte alentejano, em Montemor-o-Novo, que foi comprado com a ajuda de Santos Silva”, realçando ainda que “um relatório da Autoridade Tributária revela que os rendimentos da ex-mulher de Sócrates não comportavam tantos gastos”.

A Operação Marquês conta com mais de uma dezena de arguidos, entre os quais o ex-primeiro-ministro José Sócrates, que esteve preso preventivamente mais de nove meses, tendo esta medida de coação sido alterada para prisão domiciliária, com vigilância policial, a 4 de setembro de 2015.

José Sócrates foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito. Está em liberdade desde outubro, embora proibido de contactar com outros arguidos do processo.

Entre os arguidos no processo da Operação Marquês estão, além de Sócrates e, agora, de Sofia Fava, o ex-administrador da CGD e antigo ministro socialista Armando Vara e a sua filha Bárbara Vara, Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena, João Perna, antigo motorista do ex-líder do PS, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Inês do Rosário, mulher de Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro.

O MP enviou uma carta rogatória para Angola para constituir arguido o empresário luso-angolano Helder Bataglia.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim que foi constituída arguida, já era sem tempo. Não consigo perceber a demora!… No fim vamos ver se vai dar em alguma coisa ou se esta gentalha vai conseguir escapar c/ todas as artimanhas e que nestes casos os partidos que não se metam p/ favorecer os corruptos.

  2. Quem se mete com gentalha da pior espécie acaba mais tarde ou mais cedo por ser arrastado. O facínora, que tanto roubou aos Portugueses, ainda vai ter que voltar para a prisão. Se não for possível para sempre, pelo menos durante muitos anos.

  3. Bem… Já só falta o gato e o cão… Tudo é válido! Desde que se faça justiça! Mesmo que essa… esteja “cega” de ódio!… Justiça? Não! São leis e leis não são (necessáriamente) justiça. A Justiça serve para, essencialmente, safar os mais poderosos… Mas poderão vocês dizer: “Mas o Sócrates não era poderoso?” Era… Mas há mais poderosos (ainda) que estão acima e que se querem vingar do Zé… Dê por onde der. Nem que para isso se atropele essas mesmas leis…
    Para os muitos comentáros aqui… O ódio é cego… Esquecem-se (muito fácilmente) dos “outros” que nos fizeram o mesmo ou pior… A esses ninguém prendeu… Alguns até chegam a Presidente (aqui e lá fora…).

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …