Ex-mulher de Sócrates passa a arguida

Sofia Fava / Facebook

Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates

Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates

A ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava, foi constituída arguida esta quarta-feira, no âmbito da Operação Marquês, por suspeita de crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

O Correio da Manhã revela, na edição desta quinta-feira, que Sofia Fava passou à condição de arguida na Operação Marquês, tendo sido ouvida na quarta-feira no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) pelo procurador Rosário Teixeira e por elementos da Autoridade Tributária (AT) que acompanham a investigação.

Uma fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou à agência Lusa que “o Ministério Público ouviu, na qualidade de arguida, Sofia Fava. O interrogatório, no âmbito da designada Operação Marquês, teve lugar ontem”.

A PGR acrescentou que a “arguida, que ficou sujeita à medida de coação de termo de identidade e residência, está indiciada por factos suscetíveis de integrarem os crimes de fraude fiscal e branqueamento“.

De acordo com o CM, Sofia Fava era uma das destinatárias das verbas do ex-Primeiro-ministro, através do empresário Carlos Santos Silva, arguido no mesmo processo.

“Há registos de recebimentos por transferências bancárias e em numerário, sendo que parte dessas verbas era também para a educação e saúde dos dois filhos”, indica o jornal, que cita a investigação.

O Correio da Manhã descreve que “José Sócrates pagava também as prestações do monte alentejano, em Montemor-o-Novo, que foi comprado com a ajuda de Santos Silva”, realçando ainda que “um relatório da Autoridade Tributária revela que os rendimentos da ex-mulher de Sócrates não comportavam tantos gastos”.

A Operação Marquês conta com mais de uma dezena de arguidos, entre os quais o ex-primeiro-ministro José Sócrates, que esteve preso preventivamente mais de nove meses, tendo esta medida de coação sido alterada para prisão domiciliária, com vigilância policial, a 4 de setembro de 2015.

José Sócrates foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito. Está em liberdade desde outubro, embora proibido de contactar com outros arguidos do processo.

Entre os arguidos no processo da Operação Marquês estão, além de Sócrates e, agora, de Sofia Fava, o ex-administrador da CGD e antigo ministro socialista Armando Vara e a sua filha Bárbara Vara, Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena, João Perna, antigo motorista do ex-líder do PS, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Inês do Rosário, mulher de Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro.

O MP enviou uma carta rogatória para Angola para constituir arguido o empresário luso-angolano Helder Bataglia.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim que foi constituída arguida, já era sem tempo. Não consigo perceber a demora!… No fim vamos ver se vai dar em alguma coisa ou se esta gentalha vai conseguir escapar c/ todas as artimanhas e que nestes casos os partidos que não se metam p/ favorecer os corruptos.

  2. Quem se mete com gentalha da pior espécie acaba mais tarde ou mais cedo por ser arrastado. O facínora, que tanto roubou aos Portugueses, ainda vai ter que voltar para a prisão. Se não for possível para sempre, pelo menos durante muitos anos.

  3. Bem… Já só falta o gato e o cão… Tudo é válido! Desde que se faça justiça! Mesmo que essa… esteja “cega” de ódio!… Justiça? Não! São leis e leis não são (necessáriamente) justiça. A Justiça serve para, essencialmente, safar os mais poderosos… Mas poderão vocês dizer: “Mas o Sócrates não era poderoso?” Era… Mas há mais poderosos (ainda) que estão acima e que se querem vingar do Zé… Dê por onde der. Nem que para isso se atropele essas mesmas leis…
    Para os muitos comentáros aqui… O ódio é cego… Esquecem-se (muito fácilmente) dos “outros” que nos fizeram o mesmo ou pior… A esses ninguém prendeu… Alguns até chegam a Presidente (aqui e lá fora…).

RESPONDER

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …