Ex-mulher de Sócrates passa a arguida

Sofia Fava / Facebook

Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates

Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates

A ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava, foi constituída arguida esta quarta-feira, no âmbito da Operação Marquês, por suspeita de crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

O Correio da Manhã revela, na edição desta quinta-feira, que Sofia Fava passou à condição de arguida na Operação Marquês, tendo sido ouvida na quarta-feira no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) pelo procurador Rosário Teixeira e por elementos da Autoridade Tributária (AT) que acompanham a investigação.

Uma fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou à agência Lusa que “o Ministério Público ouviu, na qualidade de arguida, Sofia Fava. O interrogatório, no âmbito da designada Operação Marquês, teve lugar ontem”.

A PGR acrescentou que a “arguida, que ficou sujeita à medida de coação de termo de identidade e residência, está indiciada por factos suscetíveis de integrarem os crimes de fraude fiscal e branqueamento“.

De acordo com o CM, Sofia Fava era uma das destinatárias das verbas do ex-Primeiro-ministro, através do empresário Carlos Santos Silva, arguido no mesmo processo.

“Há registos de recebimentos por transferências bancárias e em numerário, sendo que parte dessas verbas era também para a educação e saúde dos dois filhos”, indica o jornal, que cita a investigação.

O Correio da Manhã descreve que “José Sócrates pagava também as prestações do monte alentejano, em Montemor-o-Novo, que foi comprado com a ajuda de Santos Silva”, realçando ainda que “um relatório da Autoridade Tributária revela que os rendimentos da ex-mulher de Sócrates não comportavam tantos gastos”.

A Operação Marquês conta com mais de uma dezena de arguidos, entre os quais o ex-primeiro-ministro José Sócrates, que esteve preso preventivamente mais de nove meses, tendo esta medida de coação sido alterada para prisão domiciliária, com vigilância policial, a 4 de setembro de 2015.

José Sócrates foi detido a 21 de novembro de 2014, no aeroporto de Lisboa, indiciado pelos crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito. Está em liberdade desde outubro, embora proibido de contactar com outros arguidos do processo.

Entre os arguidos no processo da Operação Marquês estão, além de Sócrates e, agora, de Sofia Fava, o ex-administrador da CGD e antigo ministro socialista Armando Vara e a sua filha Bárbara Vara, Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena, João Perna, antigo motorista do ex-líder do PS, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Inês do Rosário, mulher de Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro.

O MP enviou uma carta rogatória para Angola para constituir arguido o empresário luso-angolano Helder Bataglia.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Até que enfim que foi constituída arguida, já era sem tempo. Não consigo perceber a demora!… No fim vamos ver se vai dar em alguma coisa ou se esta gentalha vai conseguir escapar c/ todas as artimanhas e que nestes casos os partidos que não se metam p/ favorecer os corruptos.

  2. Quem se mete com gentalha da pior espécie acaba mais tarde ou mais cedo por ser arrastado. O facínora, que tanto roubou aos Portugueses, ainda vai ter que voltar para a prisão. Se não for possível para sempre, pelo menos durante muitos anos.

  3. Bem… Já só falta o gato e o cão… Tudo é válido! Desde que se faça justiça! Mesmo que essa… esteja “cega” de ódio!… Justiça? Não! São leis e leis não são (necessáriamente) justiça. A Justiça serve para, essencialmente, safar os mais poderosos… Mas poderão vocês dizer: “Mas o Sócrates não era poderoso?” Era… Mas há mais poderosos (ainda) que estão acima e que se querem vingar do Zé… Dê por onde der. Nem que para isso se atropele essas mesmas leis…
    Para os muitos comentáros aqui… O ódio é cego… Esquecem-se (muito fácilmente) dos “outros” que nos fizeram o mesmo ou pior… A esses ninguém prendeu… Alguns até chegam a Presidente (aqui e lá fora…).

RESPONDER

Um dinossauro gigante com o dobro do comprimento dos tiranossauros dominou a cadeia alimentar

A nova espécie foi descoberta no Uzbequistão e tinha dentes semelhantes aos de um tubarão. Pesava cinco vezes mais do que o principal predador conhecido até agora, o tiranossauro. Há cerca de 90 milhões de anos, …

A teimosia de Simeone e a "cabeça dura" de Conceição vão defrontar-se já amanhã

O FC Porto e o Atlético de Madrid vão arrancar a campanha na Champions já amanhã, e os velhos amigos Sérgio Conceição e Diego Simeone deixaram recados um ao outro nas conferências de imprensa. É já …

Parlamento Europeu apela ao reconhecimento das uniões homossexuais em toda a União

Os eurodeputados querem que os casais homossexuais e as suas famílias sejam tratadas de forma igual em todos os estados-membros. Os eurodeputados exigiram esta quarta-feira que os casais homossexuais beneficiem dos mesmos direitos dos restantes em …

Dínamo Kiev 0-0 Benfica | Tanta posse para acabar a rezar a São VAR

As “águias” dominaram as operações durante grande parte deste primeiro encontro de Liga dos Campeões “a sério” em 2021/22, mas não materializaram essa superioridade e no fim viram Vlachodimos, os postes e o VAR a …

Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência …

Uma bactéria que "come carne" está a causar mortes da Flórida

A bactéria está mais presente na água do mar em zonas quentes e já matou 125 pessoas no estado norte-americano desde 2008. Pelo menos oito pessoas já morreram este ano na Flórida devido a uma infecção …

Siemens vai criar comboio de alta velocidade que ligará Mar Vermelho e Mediterrâneo

Um consórcio liderado pela multinacional alemã Siemens estabeleceu um contrato de 4,5 mil milhões de euros para construir uma linha ferroviária de alta velocidade que ligue Ain Sukhna, no Canal de Suez, a Alexandria e …

Alaba joga no Real Madrid mas o seu sonho era jogar no Barcelona

Véspera do grande jogo entre Barcelona e Bayern Munique serviu para Uli Hoeneß divulgar uma conversa pouco simpática para as pessoas ligadas ao Barcelona. A fase de grupos da Liga dos Campeões está de volta. Neste …

Chuva está a ajudar a controlar incêndios em Espanha

Há quase uma semana que as chamas deflagram em Málaga e o incêndio já matou um bombeiro. A chuva tem ajudado a combater o fogo. Há seis dias consecutivos que os bombeiros estão a combater incêndios …

Voos da ONU para Cabul são retomados. Doadores angariam 850 mil milhões de euros de ajuda

Os talibãs garantem que vão proteger as equipas humanitárias da ONU que vão ajudar o Afeganistão, que enfrenta uma grave crise devido à seca. Desde 15 de Agosto que os voos com ajuda humanitária da ONU …