Ex-mulher de Sócrates acusada de lesar o Estado em 191 mil euros

Nuno Veiga / Lusa

A ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava

Alegados esquemas financeiros para pagar obras numa casa e vender um apartamento, sem declarar os valores devidos ao Fisco, são a base da acusação contra Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates, que é suspeita de ter lesado o Estado em cerca de 191 mil euros.

Estes dados são avançados pela SIC Notícias, segundo a qual serão o fundamento da acusação levantada pelo Ministério Público contra Sofia Fava.

A ex-mulher de José Sócrates está indiciada por crimes de branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada.

O MP suspeita de um alegado esquema financeiro posto em prática por Sofia Fava para pagar obras na casa da Rua Abade Faria, onde José Sócrates viveu depois de ter deixado a prisão.

As obras terá custado 300 mil euros e estiveram a cargo da Gigabeira, empresa de que Carlos Santos Silva, o amigo de Sócrates e também arguido na Operação Marquês, é sócio.

Entretanto, Sofia Fava terá vendido um apartamento à mesma Gigabeira, pelo qual a empresa de Santos Silva pagou 400 mil euros – mas o MP defende que o valor do apartamento rondaria os 290 mil euros.

Esta seria uma forma de saldar a dívida das obras na casa da Rua Abade Faria, que terá garantido a Sofia Fava ainda mais 100 mil euros no bolso, segundo defende o MP.

Os investigadores acreditam também que todo este dinheiro era, na realidade, de Sócrates.

Em jogo na investigação está ainda uma avença mensal que Sofia Fava receberia da XLM, outra empresa de Santos Silva, por alegada prestação de serviços.

A ex-mulher de Sócrates terá recebido cerca de 355 mil euros em 2010, quantia só declarada em 2014, já depois da detenção do ex-primeiro-ministro.

SV, ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Estes enrolos de Sócrates, Carlos S. Silva, Sofia Fava, e Compª, já cheiram mto mal. Será que este homem está metido em toda a mer…? Foi isto que nos desgovernou durante tanto tempo, para se governar a ele, ex, amigos e afins? Se antes eu já dizia que era como um polvo que se estendia para todo o lado, em todas as direcções, agora digo que é mais um ninho de vespas. Oh caramba!!! Ainda há quem diga que não há provas? Então se as evidências são muitíssimas, de certo tb haverá mtas provas. Não havia ele querer fazer obras, se era nas obras que ele ia mamar o mais que podia!!! Neste caso não há provas, apenas indícios, mas logo encontrarão as provas. Já alguém reparou que as vigarices rolam todas entre Sócrates, a ex mulher, Carlos Santos Silva, Grupo Lena, Armando Vara e Compª?

    • O que mais me espanta nesta gente é que cada imbróglio em que se metem não é coisa pouca, são milhares e milhões de euros. Será que a ex de Sócas trabalhando para Carlos Santos Silva ganha assim tanto que lhe permite ter a vida que tem, ou seja, comprar um monte no alentejo por 700 e tal mil euros… deve ao estado 191 mil euros… de onde vem esta vida? O companheiro dela teve a ajuda da mulher do advogado do socas, o João Araújo para pagar uma dívida de 250 mil euros, que ela pagou na totalidade por ele… Que negócios são este? Que enrolos são estes tão emaranhados? Que ligações ao estas tão estranhas? Não hão-de levar tempo a investigar? Acho que é a investigação mais complicada e mais complexa que já apareceu na justiça portuguesa… CHIÇAAA PENICO!!!

  2. A D. Fava, afinal já não tinha nenhuma ligação com o Eng. Sócrates quando fez a alegada falcatrua. Não entendo a ligação…
    Mas a D. Fava poderia ter evitado toda esta confusão, se tivesse recorrido ao amigo do Super , que lhe teria disponibilizado logo o empréstimo, apesar de haver muita gente, há muito tempo, em fila de espera.
    D. Fava, afinal não é só o seu ex. que tem bons amigos…

    • É que o amigo do ex é tb patrão da D. Fava. Isto é uma salganhada que pouca gente entende. Até a mulher do advogado do ex, o João Araújo, pagou uma dívida de cerca de 250 mil euros ao atual companheiro da D. Fava. É um imbróglio tão grande que leva tempo a desenrolar.

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …