Ex-mulher de Sócrates acusada de lesar o Estado em 191 mil euros

Nuno Veiga / Lusa

A ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava

Alegados esquemas financeiros para pagar obras numa casa e vender um apartamento, sem declarar os valores devidos ao Fisco, são a base da acusação contra Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates, que é suspeita de ter lesado o Estado em cerca de 191 mil euros.

Estes dados são avançados pela SIC Notícias, segundo a qual serão o fundamento da acusação levantada pelo Ministério Público contra Sofia Fava.

A ex-mulher de José Sócrates está indiciada por crimes de branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada.

O MP suspeita de um alegado esquema financeiro posto em prática por Sofia Fava para pagar obras na casa da Rua Abade Faria, onde José Sócrates viveu depois de ter deixado a prisão.

As obras terá custado 300 mil euros e estiveram a cargo da Gigabeira, empresa de que Carlos Santos Silva, o amigo de Sócrates e também arguido na Operação Marquês, é sócio.

Entretanto, Sofia Fava terá vendido um apartamento à mesma Gigabeira, pelo qual a empresa de Santos Silva pagou 400 mil euros – mas o MP defende que o valor do apartamento rondaria os 290 mil euros.

Esta seria uma forma de saldar a dívida das obras na casa da Rua Abade Faria, que terá garantido a Sofia Fava ainda mais 100 mil euros no bolso, segundo defende o MP.

Os investigadores acreditam também que todo este dinheiro era, na realidade, de Sócrates.

Em jogo na investigação está ainda uma avença mensal que Sofia Fava receberia da XLM, outra empresa de Santos Silva, por alegada prestação de serviços.

A ex-mulher de Sócrates terá recebido cerca de 355 mil euros em 2010, quantia só declarada em 2014, já depois da detenção do ex-primeiro-ministro.

SV, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Estes enrolos de Sócrates, Carlos S. Silva, Sofia Fava, e Compª, já cheiram mto mal. Será que este homem está metido em toda a mer…? Foi isto que nos desgovernou durante tanto tempo, para se governar a ele, ex, amigos e afins? Se antes eu já dizia que era como um polvo que se estendia para todo o lado, em todas as direcções, agora digo que é mais um ninho de vespas. Oh caramba!!! Ainda há quem diga que não há provas? Então se as evidências são muitíssimas, de certo tb haverá mtas provas. Não havia ele querer fazer obras, se era nas obras que ele ia mamar o mais que podia!!! Neste caso não há provas, apenas indícios, mas logo encontrarão as provas. Já alguém reparou que as vigarices rolam todas entre Sócrates, a ex mulher, Carlos Santos Silva, Grupo Lena, Armando Vara e Compª?

    • O que mais me espanta nesta gente é que cada imbróglio em que se metem não é coisa pouca, são milhares e milhões de euros. Será que a ex de Sócas trabalhando para Carlos Santos Silva ganha assim tanto que lhe permite ter a vida que tem, ou seja, comprar um monte no alentejo por 700 e tal mil euros… deve ao estado 191 mil euros… de onde vem esta vida? O companheiro dela teve a ajuda da mulher do advogado do socas, o João Araújo para pagar uma dívida de 250 mil euros, que ela pagou na totalidade por ele… Que negócios são este? Que enrolos são estes tão emaranhados? Que ligações ao estas tão estranhas? Não hão-de levar tempo a investigar? Acho que é a investigação mais complicada e mais complexa que já apareceu na justiça portuguesa… CHIÇAAA PENICO!!!

  2. A D. Fava, afinal já não tinha nenhuma ligação com o Eng. Sócrates quando fez a alegada falcatrua. Não entendo a ligação…
    Mas a D. Fava poderia ter evitado toda esta confusão, se tivesse recorrido ao amigo do Super , que lhe teria disponibilizado logo o empréstimo, apesar de haver muita gente, há muito tempo, em fila de espera.
    D. Fava, afinal não é só o seu ex. que tem bons amigos…

    • É que o amigo do ex é tb patrão da D. Fava. Isto é uma salganhada que pouca gente entende. Até a mulher do advogado do ex, o João Araújo, pagou uma dívida de cerca de 250 mil euros ao atual companheiro da D. Fava. É um imbróglio tão grande que leva tempo a desenrolar.

RESPONDER

Francisco Rodrigues dos Santos: "No CDS não existem Joacines"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou hoje ter uma "confiança inabalável em todos os deputados" que representam o partido na Assembleia da República, e remeteu para mais tarde a questão da liderança …

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …