Ex-chefe de gabinete da Defesa assume ter recebido memorando sobre Tancos

Paulo Cunha / Lusa

Guarita abandonada no complexo militar de Tancos

O general Martins Pereira, antigo chefe de gabinete do ministro da Defesa Azeredo Lopes, assumiu pela primeira vez ter recebido documentação sobre a operação em Tancos. 

Em declarações à RTP, Martins Pereira confirmou ter recebido um memorando sobre a operação das armas recuperadas de Tancos, revelando que entrou a documentação ao  Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

“A documentação verdadeira foi entregue hoje no início da tarde, no DCIAP, pelos serviços do meu advogado”, adiantou o chefe do gabinete, admitindo pela primeira vez ter na sua posse o documento desde novembro de 2017.

Até então, Martins Pereira já tinha assumido na última quinta-feira a existência de uma reunião no Ministério da Defesa com o então diretor da PJM, o coronel Luís Vieira, e o major Vasco Brazão, investigador daquela polícia. O antigo chefe de gabinete de Azeredo Lopes tinha admitiu o encontro, sem revelar o seu propósito.

Martins Pereira não revela se o Ministro da Defesa estava ou não a par da situação. Azeredo Lopes já reiterou que não tinha conhecimento da documentação.

“Queria dizer categoricamente que é totalmente falso que eu tenha tido conhecimento de qualquer encobrimento neste processo. Não tive conhecimento de qualquer facto que me permitisse acreditar que terá havido um qualquer encobrimento na descoberta do material militar de Tancos”, garantiu Azeredo aos jornalistas em Bruxelas.

Por sua vez, Vasco Brazão, pediu para ser ouvido novamente. De acordo com o seu advogado, Ricardo Sá Fernandes, o major pretende entregar memorando apresentado em novembro ao ex-chefe de gabinete de Azeredo Lopes.

Sá Ferandes disse ainda que “só há um memorando”, esperando que antigo chefe de gabinete “honre a verdade”.

Martins Pereira agiu de acordo com o seu dever

“O senhor general Martins Pereira agiu, com certeza, de acordo com o que considerou ser o seu dever”, comentou nesta quarta-feira em declarações ao Público o ministro da Defesa, referindo-se à entrega do memorando sobre a encenação em Tancos – sem responder se viu esse documento.

O assunto aqueceu o debate parlamentar desta quarta-feira. Fernando Negrão, líder de bancada do PSD, perguntou insistentemente a António Costa se tinha conhecimento do memorando em causa. O primeiro-ministro garantiu que não tem conhecimento do documento, tal como não tem o ministro da Defesa Azeredo Lopes.

Negrão retorquiu, dizendo achar “muito estranho” que o ex-chefe de gabinete não tenha transmitido essa informação ao ministro. E Costa atirou com outra insinuação: “Como é que sabe se o documento é ou não importante. O que sabe que não nos quer contar?”

“Um dia haveremos de saber o que é que cada um sabia sobre esta história de Tancos”, disse o primeiro-ministro.

Também Marcelo Rebelo de Sousa falou sobre o tema, reafirmando que deve ser apurado “tudo o que é preciso apurar”. “Quanto à devolução das armas, mas também, não esqueçamos, quanto ao furto”, disse o Presidente da República.

“Às tantas fala-se da devolução, imenso, mas para haver devolução é porque elas [as armas] primeiro foram furtadas. Quanto às duas situações, [tudo] deve ser apurado integralmente, doa a quem doer”, sublinhou.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mas o ex-chefe de gabinete entregou agora o memorando? Já não é chefe de gabinete à imenso tempo. Quer dizer que o levou para casa? Será?
    Tudo tão preocupado com a devolução das armas, mas vejo pouca gente, preocupada em como foram roubadas e quando.
    Penso que todos deveríamos querer saber como e porquê foi efectuado o roubo.

    • Caro mv
      O ex militar responsável pelo assalto está preso e a polícia conhece a identidade dos restantes elementos.
      O assalto deixou de ser notícia.
      Notícia é o facto de autoridades militares e do governo terem encenado uma entrega de material, para protegerem o assaltante, à margem do MP e da PJ civil. Notícia é principalmente o ministro ter ajudado a esconder durante um ano essa informação. Pedirá a demissão depois do OE aprovado.

      • Primeiro, não houve nenhum assalto – foi um furto!!
        Nem é claro que os elementos responsáveis já estejam todos identificados…
        Também não há qualquer prova de que o ministro tótó (que nunca sabe de nada!), tenha ajudado (ou sequer sabido) da encenação!
        Depois, como é natural, a justiça não precisa de estar a toda a hora em directo nas TV’s (como a casa dos segredos), portanto, é óbvio que a PJ continua com a investigação e, nas “noticias”, continua o circo politico com o Ministro da Defesa e a oposição a fazerem as cenas tristes do costume!…

  2. É caso para perguntar para que servem chefes de gabinete e ministros, será que recebem documentos importantes e os deitam para o lixo?

RESPONDER

Morreu Rogério "Pipi", histórico jogador do Benfica

O ex-futebolista internacional português, que se evidenciou ao serviço do Benfica nas décadas de 40 e 50 do século passado, morreu este domingo, um dia depois de completar 97 anos. "Foi com profunda tristeza e pesar …

Milhares de manifestantes voltam às ruas de Hong Kong

A polícia de Hong Kong deteve, este domingo, onze pessoas e apreendeu várias armas, incluindo uma pistola, pouco antes do início de uma manifestação convocada para a cidade, para a qual se espera uma forte …

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …