Eutanásia: Marcelo pediu lista de votos contra do PSD, Presidência nega

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, terá pedido que fossem contabilizados os votos contra do PSD antes da votação dos quatro projetos de lei relativos à eutanásia ir à Assembleia. Presidência nega envolvimento.

Segundo o CM, Marcelo Rebelo de Sousa pediu antecipadamente a lista de votos contra do PSD de modo a garantir que a morte medicamente assistida não fosse aprovada na Assembleia da República, na passada terça-feira.

Marcelo terá feito contactos de bastidores com elementos do PSD dias antes das propostas levadas à Assembleia pelo Partido Socialista, Bloco de Esquerda, Partido Ecologista Os Verdes e PAN terem ido a votos. Rui Rio, líder do PSD, não terá sido abordado pelo Presidente da República.

A intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa terá surgido depois de Rui Rio ter dito que, caso fosse deputado, votaria a favor da despenalização da eutanásia. Rio deu liberdade de voto aos deputados parlamentares do PSD.

Na votação levada ao Parlamento apenas seis deputados do PSD votaram a favor das propostas apresentadas: Teresa Leal Coelho e Paula Teixeira da Cruz disseram ‘sim’ aos quatro projetos, Margarida Balseiro Lopes e Adão e Silva votaram a favor da proposta do PS, Cristóvão Norte foi favorável ao projeto do PAN e Duarte Marques aos do BE e do PEV.

O gabinete da Presidência da República já veio a desmentir a situação, negando qualquer envolvimento de Marcelo Rebelo de Sousa de forma a ter acesso à lista de votos dos deputados do PSD.

“Perante a notícia, de uma eventual intervenção presidencial no processo de votação, esta semana na Assembleia da República, dos projetos de lei relativos à eutanásia, o Presidente da República relembra e reafirma a posição que sempre anunciou, não correspondendo por isso à realidade aquela abusiva alegação“, esclareceu a Presidência da República numa nota enviada ao Correio da Manhã.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …

Enorme espinha dorsal de tubarão-branco dá à costa em Massachusetts depois de uma tempestade

A espinha dorsal que se acredita pertencer a um espécime de tubarão-branco (Carcharodon carcharias) deu à costa numa praia em Massachusetts, nos Estados Unidos, depois de uma tempestade ter atingido a região. A espinha foi encontrada …

A China está a tornar-se o país com maior influência na ONU

Há dez anos, a China começou uma operação que lhe tem vindo a garantir mais influência nas Nações Unidas. Agora, o poder que possui na organização mundial protege o país asiático do escrutínio internacional. De acordo …

Uma droga pode tratar o nanismo (mas há quem defenda o "orgulho anão")

Um estudo vem agora revelar que uma droga pode tratar o nanismo. Porém, a possibilidade de haver um tratamento para esta condição clínica não é consensual. Um novo estudo, financiado pela BioMarin Pharmaceutical e publicado no …