Eutanásia: Marcelo pediu lista de votos contra do PSD, Presidência nega

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, terá pedido que fossem contabilizados os votos contra do PSD antes da votação dos quatro projetos de lei relativos à eutanásia ir à Assembleia. Presidência nega envolvimento.

Segundo o CM, Marcelo Rebelo de Sousa pediu antecipadamente a lista de votos contra do PSD de modo a garantir que a morte medicamente assistida não fosse aprovada na Assembleia da República, na passada terça-feira.

Marcelo terá feito contactos de bastidores com elementos do PSD dias antes das propostas levadas à Assembleia pelo Partido Socialista, Bloco de Esquerda, Partido Ecologista Os Verdes e PAN terem ido a votos. Rui Rio, líder do PSD, não terá sido abordado pelo Presidente da República.

A intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa terá surgido depois de Rui Rio ter dito que, caso fosse deputado, votaria a favor da despenalização da eutanásia. Rio deu liberdade de voto aos deputados parlamentares do PSD.

Na votação levada ao Parlamento apenas seis deputados do PSD votaram a favor das propostas apresentadas: Teresa Leal Coelho e Paula Teixeira da Cruz disseram ‘sim’ aos quatro projetos, Margarida Balseiro Lopes e Adão e Silva votaram a favor da proposta do PS, Cristóvão Norte foi favorável ao projeto do PAN e Duarte Marques aos do BE e do PEV.

O gabinete da Presidência da República já veio a desmentir a situação, negando qualquer envolvimento de Marcelo Rebelo de Sousa de forma a ter acesso à lista de votos dos deputados do PSD.

“Perante a notícia, de uma eventual intervenção presidencial no processo de votação, esta semana na Assembleia da República, dos projetos de lei relativos à eutanásia, o Presidente da República relembra e reafirma a posição que sempre anunciou, não correspondendo por isso à realidade aquela abusiva alegação“, esclareceu a Presidência da República numa nota enviada ao Correio da Manhã.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sem a pandemia, Benfica teria dois jogadores "praticamente vendidos por 200 milhões"

Luís Filipe Vieira disse que recebeu uma proposta de 60 milhões de euros por Vinícius, em janeiro. Caso não fosse a pandemia, o presidente benfiquista afiança que o clube teria encaixado 200 milhões de euros …

Israel pede ao exército para se preparar para anexar Cisjordânia

O ministro da Defesa de Israel pediu esta segunda-feira ao exército para se preparar para a anexação de partes da Cisjordânia ocupada, medida que é vista como uma aparente antecipação ao que poderão ser as …

"Colocou inúmeras pessoas em risco". Treinador do Atalanta viajou para Valência infetado

O Valência lamentou que o treinador do Atalanta, que admitiu ter tido sintomas compatíveis com covid-19 no jogo entre ambos os clubes, no dia 10 de março, não tenha tomado medidas preventivas. O treinador do Atalanta, …

Covid-19. Tribunal de Contas pede "transparência" nos ajustes diretos

O Tribunal de Contas (TdC) alertou para os riscos de má utilização dos recursos públicos canalizados para enfrentar a pandemia, defendendo que o seu forte impacto nas finanças públicas exige cuidados acrescidos de "transparência" e …

Técnicos do INEM recusaram-se a sair em quatro ambulâncias por falta de desinfeção

Técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recusaram-se, nesta segunda-feira, a sair em serviço por falta de desinfeção de quatro ambulâncias destinadas para o transporte de doentes com covid-19. A notícia é avançada esta …

FIFA pede "bom senso" sobre castigos a jogadores que homenageiem George Floyd

A FIFA pediu na segunda-feira "bom senso" na aplicação de possíveis castigos a jogadores que homenageiem durante os encontros o norte-americano George Floyd, que morreu em 25 de maio, após uma ação policial. Em comunicado, a …

China atrasou partilha de mapa genético do novo coronavírus com a OMS

As autoridades chinesas atrasaram mais de uma semana a publicação do genoma do novo coronavírus, após vários laboratórios públicos o terem descodificado, privando a OMS de informação essencial para combater a pandemia, noticia esta terça-feira …

Mosaico romano do século III d.C encontrado intacto no norte de Itália

O piso de um mosaico romano, que os especialistas acreditam ser do século III d.C, foi encontrado intacto em Verona, cidade no norte de Itália. Depois de várias escavações fracassadas, o piso ornamentado foi encontrado junto …

Em 2012, Passos Coelho teve um "paraministro". Costa achou "um escândalo"

Enquanto primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho entregou três dossiês ao então responsável da Goldman Sachs e do FMI, António Borges. António Costa achou "um escândalo". Em 2012, o então primeiro-ministro Pedro Passos Coelho entregou a António Borges …

Deputados obrigados a usar máscara mesmo nas intervenções orais no Parlamento

A Assembleia da República pediu um parecer à Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a opção de retirar a máscara durante as intervenções parlamentares. A partir desta semana, os deputados serão obrigatórios a manter a máscara …