Eutanásia: Marcelo pediu lista de votos contra do PSD, Presidência nega

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, terá pedido que fossem contabilizados os votos contra do PSD antes da votação dos quatro projetos de lei relativos à eutanásia ir à Assembleia. Presidência nega envolvimento.

Segundo o CM, Marcelo Rebelo de Sousa pediu antecipadamente a lista de votos contra do PSD de modo a garantir que a morte medicamente assistida não fosse aprovada na Assembleia da República, na passada terça-feira.

Marcelo terá feito contactos de bastidores com elementos do PSD dias antes das propostas levadas à Assembleia pelo Partido Socialista, Bloco de Esquerda, Partido Ecologista Os Verdes e PAN terem ido a votos. Rui Rio, líder do PSD, não terá sido abordado pelo Presidente da República.

A intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa terá surgido depois de Rui Rio ter dito que, caso fosse deputado, votaria a favor da despenalização da eutanásia. Rio deu liberdade de voto aos deputados parlamentares do PSD.

Na votação levada ao Parlamento apenas seis deputados do PSD votaram a favor das propostas apresentadas: Teresa Leal Coelho e Paula Teixeira da Cruz disseram ‘sim’ aos quatro projetos, Margarida Balseiro Lopes e Adão e Silva votaram a favor da proposta do PS, Cristóvão Norte foi favorável ao projeto do PAN e Duarte Marques aos do BE e do PEV.

O gabinete da Presidência da República já veio a desmentir a situação, negando qualquer envolvimento de Marcelo Rebelo de Sousa de forma a ter acesso à lista de votos dos deputados do PSD.

“Perante a notícia, de uma eventual intervenção presidencial no processo de votação, esta semana na Assembleia da República, dos projetos de lei relativos à eutanásia, o Presidente da República relembra e reafirma a posição que sempre anunciou, não correspondendo por isso à realidade aquela abusiva alegação“, esclareceu a Presidência da República numa nota enviada ao Correio da Manhã.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tribunal de Contas continua a encontrar lacunas na informação sobre custo das medidas de resposta à pandemia

No seu segundo relatório sobre a execução orçamental das medidas de resposta à covid-19, que cobre o período até 30 de setembro, o Tribunal de Contas vê melhorias no reporte de informação face ao que …

Biden propõe ajuda financeira para as famílias separadas na fronteira com o México

Os EUA poderão vir a pagar transportes, cuidados de saúde, serviços jurídicos e serviços de emprego e de educação aos migrantes que foram separados ao abrigo da estratégia de “tolerância zero” nas fronteiras, disse o …

2 de março de 2020. Confinamentos, recordes, três vagas e um "milagre" depois

O primeiro caso de covid-19 em Portugal foi registado há precisamente um ano. 365 dias depois, o medo esfumou-se, mas a incerteza permanece. A 2 de março de 2020 foram confirmados em Portugal os primeiros casos …

Ex-presidente do Peru forçou esterilizações ilegais para reduzir pobreza no país

O ex-Presidente peruano Alberto Fujimori e os seus ministros da Saúde Eduard Yong, Marino Costa e Alejandro Aguinaga foram acusados esta segunda-feira em tribunal de terem utilizado e forçado a esterilização de mulheres andinas para …

Há um mistério geológico na Sibéria a intrigar os cientistas da NASA

Umas ondulações visíveis na superfície de uma região siberiana próxima ao rio Markha, na Rússia, estão a intrigar os cientistas da NASA. Os cientistas da NASA publicaram recentemente um conjunto de imagens no portal Earth Observatory …

ONU revela provas de envolvimento do Governo russo no envenenamento de Navalny

Especialistas da ONU que investigaram o envenenamento do líder da oposição russa, Alexei Navalny, disseram esta segunda-feira que as provas apontam para um "provável envolvimento" de altos funcionários do Estado russo. As duas investigadoras, que durante …

Saída de Costa e regresso de Passos Coelho "pode mudar de alto a baixo a trajetória da vida política"

Luís Marques Mendes e António Costa Pinto debateram a política nacional pós-pandemia. Convergiram na convicção de que a legislatura chegará ao fim, em 2023, mas uma saída de cena de Costa e um regresso de …

"O próximo Bruno Fernandes?". Pedro Gonçalves em destaque na BBC

"Terá o Sporting encontrado o novo Bruno Fernandes?", pergunta a BBC num artigo em que destaca o papel de Pedro Gonçalves na transformação do Sporting num candidato ao título. As exibições de Pedro Gonçalves não têm …

Tortura e prisões arbitrárias após o 25 de Abril. Marcelo retirou selo de "secreto" ao Relatório das Sevícias

A Presidência da República retirou a classificação de "secreto" ao chamado "Relatório das Sevícias" que analisou os acontecimentos entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, concluindo que houve …

Com a situação "longe de estar tranquila", Temido diz que é prematuro falar sobre reabertura das escolas

A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta terça-feira que a situação pandémica em Portugal está "longe de estar tranquila" e por isso considera que ainda não é altura para falar da reabertura das escolas …