Estado de emergência. 90% dos portugueses concordam com decisão de Marcelo

Eduardo Costa / Lusa

Uma sondagem levada a cabo pela Marktest revela que 90% dos portugueses concordam com a decisão do Presidente da República de declarar estado de emergência em Portugal para combater a Covid-19.

A pesquisa de opinião, realizada após a comunicação do Chefe de Estado ao país, na passada quarta-feira, concluiu ainda que 52% dos inquiridos consideram que a medida deveria ter sido tomada há mais tempo.

De acordo com os mesmo números, citados pelo Jornal Económico, 42% dos portugueses vão ficar em situação de teletrabalho, enquanto 32,9% continuarão a sair de casa para trabalhar. Existem ainda 14,4% que vão ficar em casa sem trabalhar.

O maior receio dos portugueses é a taxa de mortalidade do vírus (35,3%), seguindo-se a falência da economia (20,9%) e a falência do Serviço Nacional de Saúde (19,5%).

Mais de dois terços (70%) acreditam que Portugal será capaz de enfrentar a pandemia.

A sondagem da Marktest foi feita através de CAWI (Computer Assisted Web Interview), contando com 501 participantes, residentes em Portugal Continental e com idades superiores a 18 anos. Os dados foram recolhidos entre as 21 horas desta quarta-feira e as 16 horas desta quinta-feira.

Presidente promulgou medidas excecionais

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou esta quinta-feira a proposta de lei do Governo que determina medidas excecionais e temporárias de resposta ao novo coronavírus, um dia depois de ser aprovada pelo parlamento.

A nota sobre a promulgação foi publicada no site da Presidência da República.

A proposta de lei do Governo que “aprova medidas excecionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica provocada pelo novo Coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID-19” foi viabilizada com os votos a favor de PS, PSD, BE, CDS-PP, PAN, IL e Chega.

PCP, PEV e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira abstiveram-se.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …

Mais de metade dos portugueses acredita que os fundos europeus vão ser mal geridos

Mais de metade dos portugueses (60,6%) acredita que os fundos europeus que Portugal vai receber para fazer face à pandemia vão ser mal geridos, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e …

CMVM avança com suspensão de ex-secretário de Estado da Energia da OMIP

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) notificou, esta segunda-feira, o ex-secretário de Estado da abertura de um processo para a sua suspensão da administração da OMIP, alegando "dúvida fundada" quanto à adequação aos …

Satélite mostra preparativos de desfile na Coreia do Norte (e há quem desconfie da presença de novos TEL)

Novas fotografias tiradas por satélite e analisadas hoje pelo portal especializado 38North mostram os preparativos para um grande desfile militar na capital da Coreia do Norte, que a 10 de outubro comemora a fundação do …

Cartéis mexicanos ganharam cerca de 40 mil milhões de euros em apenas 2 anos

Os grupos criminosos do México ganharam cerca de mil milhões de pesos (perto de 40 mil milhões de euros), entre 2016 e 2018, revelou na segunda-feira a Unidade de Inteligência Financeira (UIF) do Governo mexicano. Durante …