Estado de emergência. 90% dos portugueses concordam com decisão de Marcelo

Eduardo Costa / Lusa

Uma sondagem levada a cabo pela Marktest revela que 90% dos portugueses concordam com a decisão do Presidente da República de declarar estado de emergência em Portugal para combater a Covid-19.

A pesquisa de opinião, realizada após a comunicação do Chefe de Estado ao país, na passada quarta-feira, concluiu ainda que 52% dos inquiridos consideram que a medida deveria ter sido tomada há mais tempo.

De acordo com os mesmo números, citados pelo Jornal Económico, 42% dos portugueses vão ficar em situação de teletrabalho, enquanto 32,9% continuarão a sair de casa para trabalhar. Existem ainda 14,4% que vão ficar em casa sem trabalhar.

O maior receio dos portugueses é a taxa de mortalidade do vírus (35,3%), seguindo-se a falência da economia (20,9%) e a falência do Serviço Nacional de Saúde (19,5%).

Mais de dois terços (70%) acreditam que Portugal será capaz de enfrentar a pandemia.

A sondagem da Marktest foi feita através de CAWI (Computer Assisted Web Interview), contando com 501 participantes, residentes em Portugal Continental e com idades superiores a 18 anos. Os dados foram recolhidos entre as 21 horas desta quarta-feira e as 16 horas desta quinta-feira.

Presidente promulgou medidas excecionais

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou esta quinta-feira a proposta de lei do Governo que determina medidas excecionais e temporárias de resposta ao novo coronavírus, um dia depois de ser aprovada pelo parlamento.

A nota sobre a promulgação foi publicada no site da Presidência da República.

A proposta de lei do Governo que “aprova medidas excecionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica provocada pelo novo Coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID-19” foi viabilizada com os votos a favor de PS, PSD, BE, CDS-PP, PAN, IL e Chega.

PCP, PEV e da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira abstiveram-se.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …