Esquerda quer acabar inquérito à CGD antes que documentos cheguem aos deputados

Mário Cruz / Lusa

PS, Bloco de Esquerda e PCP querem precipitar o fim da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à Caixa Geral de Depósitos (CGD).

A ideia terá sido discutida na reunião de coordenadores da CPI, nesta sexta-feira, e está a gerar a revolta da direita.

O Público apurou que os três partidos de esquerda querem “fazer mais quatro audições e terminar os trabalhos do inquérito parlamentar”.

A CPI foi prolongada, na semana passada, por mais 60 dias. Mas PS, BE e PCP não pretendem ouvir mais ninguém além de Nogueira Leite, Álvaro Nascimento e representantes do Tribunal de Contas e da Inspecção-Geral das Finanças, audiências que já estavam estipuladas.

“Os três partidos querem fazer estas audições mesmo antes de o Parlamento receber os documentos que tinha pedido às autoridades, impedindo assim que a documentação chegue aos deputados, uma vez que a comissão de inquérito deixa de existir”, afiança o Público.

O argumento de socialistas, bloquistas e comunistas é de que “não há novas informações nem novos factos”, refere o diário.

CDS acusa esquerda de ter algo “a temer”

O CDS já reagiu com revolta a esta posição que define como “um boicote da esquerda” à CPI, conforme cita o mesmo jornal.

Em conferência de imprensa, o deputado João Almeida refere que a esquerda quer “terminar a comissão antes que se conheçam os documentos” que o Parlamento solicitou a CGD, Banco de Portugal e CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários).

Se não houvesse nada a temer, deixariam que a comissão de inquérito continuasse“, acrescenta João Almeida, segundo o Público.

O CDS tem ainda, intenções de ouvir na CPI Armando Vara, ex-administrador da CGD, e o ministro das Finanças, Mário Centeno.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …

Pelo menos 42 feridos em Beirute em confrontos entre polícia e manifestantes

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas, esta terça-feira, em confrontos entre manifestantes e a polícia, pelo quarto dia consecutivo, nas proximidades do Parlamento em Beirute. De acordo com a Cruz Vermelha libanesa, dos pelo menos 42 …

ONU envia ajudas para estabilizar falta de alimentos no Líbano

A Organização das Nações Unidas já começou a ajudar o Líbano, através do envio de farinha de trigo. O objetivo é começar a colmatar a falta de alimentos destruído pelas explosões. Segundo o The Washington Post, …