Esquerda quer acabar inquérito à CGD antes que documentos cheguem aos deputados

Mário Cruz / Lusa

PS, Bloco de Esquerda e PCP querem precipitar o fim da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) à Caixa Geral de Depósitos (CGD).

A ideia terá sido discutida na reunião de coordenadores da CPI, nesta sexta-feira, e está a gerar a revolta da direita.

O Público apurou que os três partidos de esquerda querem “fazer mais quatro audições e terminar os trabalhos do inquérito parlamentar”.

A CPI foi prolongada, na semana passada, por mais 60 dias. Mas PS, BE e PCP não pretendem ouvir mais ninguém além de Nogueira Leite, Álvaro Nascimento e representantes do Tribunal de Contas e da Inspecção-Geral das Finanças, audiências que já estavam estipuladas.

“Os três partidos querem fazer estas audições mesmo antes de o Parlamento receber os documentos que tinha pedido às autoridades, impedindo assim que a documentação chegue aos deputados, uma vez que a comissão de inquérito deixa de existir”, afiança o Público.

O argumento de socialistas, bloquistas e comunistas é de que “não há novas informações nem novos factos”, refere o diário.

CDS acusa esquerda de ter algo “a temer”

O CDS já reagiu com revolta a esta posição que define como “um boicote da esquerda” à CPI, conforme cita o mesmo jornal.

Em conferência de imprensa, o deputado João Almeida refere que a esquerda quer “terminar a comissão antes que se conheçam os documentos” que o Parlamento solicitou a CGD, Banco de Portugal e CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários).

Se não houvesse nada a temer, deixariam que a comissão de inquérito continuasse“, acrescenta João Almeida, segundo o Público.

O CDS tem ainda, intenções de ouvir na CPI Armando Vara, ex-administrador da CGD, e o ministro das Finanças, Mário Centeno.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …