Esquerda e direita unidas querem explicações pela fuga de milhões para offshores

Mário Cruz / Lusa

Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

PSD, PS, PCP e BE querem explicações do actual e do anterior secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, convocando-os com urgência ao Parlamento. Em causa está a “fuga” de 10 mil milhões de euros para offshores, que também Marcelo Rebelo de Sousa diz que “merece ser investigada”.

O jornal Público noticiou que cerca de 10 mil milhões de euros, relativos a transferências de dinheiro realizadas entre 2011 e 2014 para contas sediadas em paraísos fiscais, não passaram pelo crivo do Fisco, apesar de terem sido comunicadas à Autoridade Tributária pelos bancos envolvidos.

O assunto está a unir a esquerda e a direita que querem ouvir com urgência, no Parlamento, o actual e o anterior secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio e Fernando Rocha Andrade, respectivamente.

PSD, PCP e Bloco de Esquerda pediram a audição parlamentar de Rocha Andrade e de Paulo Núncio, enquanto o PS só quer ouvir o actual secretário de Estado para apurar “todos os esclarecimentos sobre as transferências para offshores que, durante o governo do PSD/CDS, não foram controladas pelo fisco”.

PS lança farpas aos sociais-democratas

Numa nota divulgada pela agência Lusa, os socialistas aproveitam para lançarem farpas à oposição social-democrata, notando que, “durante os mandatos dos ex-ministros das Finanças Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque e do ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio, ficaram por tratar cerca de 20 declarações de instituições financeiras que representam mais de 9.800 milhões de euros”.

O PS prossegue frisando que, “no final de 2015, após a tomada de posse do actual Governo”, Rocha Andrade, “ao retomar o trabalho de divulgação das transferências, detecta que os bancos entre 2011 e 2014 mantiveram o seu trabalho de reporte das transferências ocorridas para offshores, mas que o mesmo não foi alvo de qualquer escrutínio por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira”.

Paulo Núncio disse, entretanto, ao Público que “nunca” teve conhecimento de que houve declarações dos bancos sobre transferências de capitais para offshores enviadas ao Fisco que não foram analisadas. Mas não conseguiu explicar porque é que as estatísticas não foram publicadas.

Marcelo defende investigação ao caso

O Presidente da República também já considerou que a situação “merece ser investigada porque, a confirmar-se, pode ser de alguma maneira preocupante”, disse Marcelo Rebelo de Sousa à margem das comemorações do 192.º aniversário da Faculdade de Medicina do Porto.

“É uma lição para o futuro, porque no futuro temos de evitar a ocorrência de situações dessas”, acrescentou Marcelo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …