Esquerda e direita unidas querem explicações pela fuga de milhões para offshores

Mário Cruz / Lusa

Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

Fernando Rocha Andrade, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais

PSD, PS, PCP e BE querem explicações do actual e do anterior secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, convocando-os com urgência ao Parlamento. Em causa está a “fuga” de 10 mil milhões de euros para offshores, que também Marcelo Rebelo de Sousa diz que “merece ser investigada”.

O jornal Público noticiou que cerca de 10 mil milhões de euros, relativos a transferências de dinheiro realizadas entre 2011 e 2014 para contas sediadas em paraísos fiscais, não passaram pelo crivo do Fisco, apesar de terem sido comunicadas à Autoridade Tributária pelos bancos envolvidos.

O assunto está a unir a esquerda e a direita que querem ouvir com urgência, no Parlamento, o actual e o anterior secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio e Fernando Rocha Andrade, respectivamente.

PSD, PCP e Bloco de Esquerda pediram a audição parlamentar de Rocha Andrade e de Paulo Núncio, enquanto o PS só quer ouvir o actual secretário de Estado para apurar “todos os esclarecimentos sobre as transferências para offshores que, durante o governo do PSD/CDS, não foram controladas pelo fisco”.

PS lança farpas aos sociais-democratas

Numa nota divulgada pela agência Lusa, os socialistas aproveitam para lançarem farpas à oposição social-democrata, notando que, “durante os mandatos dos ex-ministros das Finanças Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque e do ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio, ficaram por tratar cerca de 20 declarações de instituições financeiras que representam mais de 9.800 milhões de euros”.

O PS prossegue frisando que, “no final de 2015, após a tomada de posse do actual Governo”, Rocha Andrade, “ao retomar o trabalho de divulgação das transferências, detecta que os bancos entre 2011 e 2014 mantiveram o seu trabalho de reporte das transferências ocorridas para offshores, mas que o mesmo não foi alvo de qualquer escrutínio por parte da Autoridade Tributária e Aduaneira”.

Paulo Núncio disse, entretanto, ao Público que “nunca” teve conhecimento de que houve declarações dos bancos sobre transferências de capitais para offshores enviadas ao Fisco que não foram analisadas. Mas não conseguiu explicar porque é que as estatísticas não foram publicadas.

Marcelo defende investigação ao caso

O Presidente da República também já considerou que a situação “merece ser investigada porque, a confirmar-se, pode ser de alguma maneira preocupante”, disse Marcelo Rebelo de Sousa à margem das comemorações do 192.º aniversário da Faculdade de Medicina do Porto.

“É uma lição para o futuro, porque no futuro temos de evitar a ocorrência de situações dessas”, acrescentou Marcelo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …

Portugal piorou no Índice de Perceção de Corrupção

Mais de dois terços dos países, juntamente com muitas das economias mais avançadas do mundo, estão estagnados ou mostram sinais de retrocesso nos seus esforços de combate à corrupção. Segundo o Índice de Perceção de Corrupção …