O ex-presidente catalão foi seguido por espiões do Centro Nacional de Inteligência (CNI) desde a Finlândia até à Alemanha, onde acabou por ser detido.
Desde que chegou à Finlândia até ter sido detido, este domingo, na Alemanha, o ex-presidente catalão Carles Puigdemont foi seguido por uma equipa com cerca de uma dezena de agentes do Centro Nacional de Informações (CNI) de Espanha.
De acordo com investigação do El País, os serviços de informação espanhóis aumentaram a vigilância ao dirigente catalão durante a sua viagem à Finlândia, devido ás dificuldades em segui-lo em território belga.
Os espiões acabaram por aproveitar a oportunidade de regresso a Bruxelas de carro, a partir de Copenhaga, na Dinamarca, para capturar Carles Puigdemont com a ajuda das autoridades alemãs.
Assim, mesmo sem saber que percurso iria ser escolhido, entre 10 a 12 agentes montaram um posto de comando na Dinamarca, para aguardarem pelas movimentações de Puigdemont – que acabou por facilitar-lhes o trabalho ao escolher fazer a viagem entre a Dinamarca e a Bélgica de carro, no Renault Espace.
Embora tivessem ponderado capturá-lo em território dinamarquês, os agentes optaram por o fazer numa estação de serviço alemã, na autoestrada A7, perto da localidade de Schuby, já que as relações com as autoridades deste país seriam melhores para articular a detenção, explica o Jornal de Notícias.
Carles Puigdemont acabou por ser detido este domingo, na Alemanha, em cumprimento de um mandado emitido pelo Supremo Tribunal espanhol. O antigo presidente foi entretanto transportado para a prisão de Neumünster, no estado de Schleswig-Holstein, no norte do país.
Esta segunda-feira, Puigdemont será ouvido no tribunal administrativo de Schleswig-Holstein, que irá analisar o pedido de extradição das autoridades espanholas. O propósito da presença hoje em tribunal é comprovar a sua identidade e iniciar os trâmites do processo para se decidir sobre o mandado europeu de captura.
O prazo máximo para tomar a decisão é de 60 dias, a partir da detenção.
Franquistas e Nazis juntos no seu esplendor, mais uma vez num autêntico ataque a todos aqueles que tem a ousadia de ter um pensamento diferente do seu.
Como é possível que num País Europeu que se diz democrático, existirem tantos presos políticos como em regimes dirigidos por autênticos ditadores.
nao sabes o que significa traiçao????… pergunta la aos teus idolos estaline e lenine……. se falas em democracia.. sabes o que significa???? alem de tudo mais democracia representa o cumprimento da lei elaborada democraticamente e nao do cumprimento dos nossos interesses pessoais em determinados momentos!!!!.. na democracia existe a lei e quem infringe a lei tem de responder pelos seus atos.. nao venhas com falinhas mansas que toda a gente percebe que democracia gostas!!!! a do maduro principalmente….esse um autentico ditador. puigdemont nao sera um preso politico mas um traidor!!!! que infringiu a lei do seu pais.. e que nao aceitou as condiçoes que lhe eram facultadas tendo fugido como um traidor cobarde.
Talvez não saibas nada sobre o que sofreram os catalães com o franco.
Aprender é até morrer!
ai filha…nao me digas que queres ir a pre historia para justicicar o congelamento cerebrar de alguns mamiferos na iberia!!! eheheheheheeheh.. aprender ate morrer sim…. engolir sapos nao
Ele não é espanhol , é catalão , por isso não é um traidor . Só lhe chama traidor aqueles que mamam à custa do esforço e trabalho da Catalunha , como os Filipes mamaram à custa dos descobrimentos portugueses . Querem mama chupem naquilo que é vosso .
Penso que essa narrativa caiu vertiginosamente em desuso quando as empresas espanholas que tinham as sedes em Barcelona e que pagavam os seus impostos ao PIB catalão começaram a mudar as suas sedes para Madrid e Valência
kkkkk e tu es alentejano ou portugues???? deves ser e sovietico que e a nacionalidade de todos os que querem a europa ocupada pelos islamicos e terroristas….
Islamicos e terroristas deve ser a sua familia , já que os seus comentários de tão idiotas , mostram algum desequilibrio mental .
desconversar costuma ser o prato forte dos socialistas terroristas que nao tem argumentos nem tem educaçao para o dialogo. sempre aprenderam a que as suas ideias fossem unicas e seguidas por todos ou a lei da bala ou a lei da deportaçao… o que vale e que ja nao conseguem deportar para a siberia os que nao concordam com voces sem que se saiba!!!!! embora maduros putins e castros existam!!!!
Será que usaram uma master ball para apanhar essa personagem? Ouvi dizer que era a ultima evolução do Pidgey.
Quem semeia ventos colhe tempestades, já dizia o salazar, os raroyzinhos os franquistas, mais os hitlerianos. O tempo o dirá se os tais espiões afinal não o são.
Ninguém devia de votar nesta personagem, é uma pessoa que fugiu com o rabinho entre as pernas quando a situação se agravou. Que espécie de governante é este, que abandona o barco á primeira dificuldade?
Afinal quais são as suas convicções? A do tacho … como a maioria.
Achava que chegava dizia que queria a independência, e era-lhe oferecida de bandeja.
E andam as pessoas atrás de pessoas sem caracter nenhum … anda tudo estranho… não dá para entender.
O Mário Soares também o fez, no entanto hoje é um herói. Quantos Mários Soares tivemos no nosso pais e que foram eleitos como heróis?
Por essa ordem de ideias o seu grande heroi é o Cunhal, que preferiu ficar cá heoricamente na prisão com a PIDE a entalar-lhe os tomates nas gavetas.
Ou será o Freitas do Amaral que sempre compactuou com o regime anterior mas quando foi implementada a democracia, fez logo um partido para se armar em democrata?
Em Espanha pelos vistos o franquismo está ainda bem vivo veja-se só todas as matreirices que os políticos de Madrid inventam para entalarem todos aqueles que de qualquer forma se assumem como chefes dos independentistas catalães, vão sendo todos apanhados um a um como mártires na tentativa de abafarem por completo a vontade do povo catalão e a Europa colaborante parece trazer de volta recordações nazistas.
franquismo???? sabes la o que foi o franquismo em espanha.. so deves ter lido istorietas que o jornal avante publicava em fasciculos…e mesmo isso nem devias saber ler direito…..
recordaçoes nazistas tens tu e os da tua laia.. que querem a viva força islamizar a europa como pijdemont e sua seita oportunista aliada dos terroristas . nazista sao os comentarios de gente absusrda e convencida que que ainda assutam os povos com o espantalho do nazismo que se sabe ja que foi 100 vezes mais brando que os bolheviques.. so estaline matou mais de 15 milhoes de judeuis agricultores, nobres, artistas homossexuais e todos aqueles que nao aceitavam as normas dos nazistas sovieticos.
josé oliveira: Para já entras a ofender sem saberes sequer qual a minha ideia política e já nem digo sequer ideológica pois à partida rejeito ser domado politicamente, com os meus 70 anos sempre fui livre de pensar pela minha própria cabeça, portanto guarda lá para ti o Estaline ou qualquer outro malandro e ditador como ele, quanto ao Franco estando eu na altura em França e penso talvez no ano de 1975 este condenou à morte vários activistas bascos. Afirmar que Puigdemont quer islamizar a Europa numa Europa fortemente islamizada pelos principais políticos que a têm governado nas últimas décadas é no mínimo cómica tal afirmação, se ele é de esquerda ou não para o caso independência da Catalunha pouco importa uma vez haver independentistas de todos os quadrantes políticos, pela tua lógica devem ser todos esquerdistas os políticos europeus que sacaram o Kosovo à Sérvia.
ofender? so se ofende quem enfia a carapuça!!! nao sera assim???? falar de nazismo a proposito da reaçao
á intoleravel atitude de puijdemon e da sua quadrilha é no minimo insultuoso a arrolar a europa para esse grupo ainda mais… quando sabemos que os dirigentes da europa obedecem cegamente as diretrizes dos todo poderosos sionistas , que ja nem se escondem para subjugar os povos, para enfraquecer o poder da europa civilizada e crista quanto ao esquerdismo, nao vou dar lhe nenhuma definiçao , mas basta olhar as atitudes e a forma como olham para o mundo…para saber quem sao independentemente dos partidos e organizaçoes onde estejam agrupados. quanto a islamizaçao…. sabe se que a catalunha era um dos polos onde os jhiadistas e islamitas se agrupavam onde ate tem subsidios especias para fixaçao de residencia.
se nao sabe, a politica actual dos inimigos da europa é mesmo de reduzirem ao maximo as dificuldades de obtençao de vistos a povos de cultura islamica. outra coisa e so para repor a verdade, franco nao condenou a morte ativistas bascos.. a lei de espanha como a de portugal e do resto do mundo civilizado condena quem seja assassino….. infelizmente os esquerdistas acham que matar alguem por amor ao socialismo éalgo heroico… …….olhe, tenho pena já com 70 anos e com tantos bichos feios na cabeça!!!!sera que se um desses ativistas tivesse morto um filho seu…. pensaria da mesma maneira????nao deve pensar nisso pois , deve ter filosofia de eunuco.
Tanto facciosismo na sua lenga lenga colonialista onde procura misturar independentismo com esquerdismo como se todos os catalães independentistas sejam forçosamente esquerdistas e cada um deles tenha lá em casa um jhiadista escondido debaixo da cama, com tanto mal que aponta a essa gente até seria uma sorte os espanhóis verem-se livres deles!. Deverá procurar um psiquiatra pois você é que parece ver terroristas em todos aqueles que não partilham da sua opinião mas faça atenção que terrorismo de Estado também existe muito e por muitos lados, veja só os conflitos internacionais!. Se amanhã houvesse um governante português com eles no sítio capaz de exigir a Madrid a devolução de Olivença certamente você classificá-lo-ia como terrorista da pior espécie.