Encontro da Rosetta com cometa eleito pela Science o “avanço científico de 2014”

ESA

Esboço artístico da sonda Philae da nave Rosetta no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

A revista norte-americana Science elegeu esta quinta-feira os 10 maiores avanços da ciência em 2014, e o encontro da nave Rosetta, da Agência Espacial Europeia, com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko foi escolhido como o “avanço científico número um do top 10 deste ano”

O lançamento da sonda espacial Rosetta, há 10 anos, foi o pontapé de saída para uma jornada épica, o início da primeira tentativa de um encontro com um cometa em movimento.

Após de deixar a Terra em 2004, e de passar 2 anos adormecida à espera do 67P/Churyumov-Gerasimenko, a nave Rosetta acordou e entrou em contacto com o cometa conhecido como 67P em Agosto deste ano, lançando depois a sonda Philae, que fez a primeira aterragem bem-sucedida de sempre num cometa.

Depois de pousar no cometa, a sonda-robot conseguiu recolher e enviar à Rosetta uma grande quantidade de informação única, antes de ficar sem bateria.

Ainda que a sonda se encontre agora inactiva, são elevadas as esperanças de que “acorde” no próximo ano e que envie mais informação científica sobre as condições do cometa.

A aterragem da sonda Philae foi um fantástico feito e captou a atenção do mundo”, disse Tim Appenzeller, o editor da revista Science.

“Mas toda a missão da sonda Roseta é um feito incrível. Tem dado aos cientistas a oportunidade de observarem de camarote a forma como um cometa se aquece, respira e evolui”, vincou.

O TOP 10 da revista Science em 2014

O ZAP acompanhou a aventura da nave Roseta com mais de uma dezena de artigos, e teve oportunidade de dar a conhecer aos nossos leitores 8 das 10 proezas científicas que a Science escolheu para o Top 10 dos feitos científicos de 2014.

Aqui estão os restantes nove mais significativos avanços da ciência em 2014:

– Uma série de artigos sobre como os dinossauros evoluíram para se tornarem pássaros.

– Uma investigação que mostrou que o sangue de um rato jovem pode rejuvenescer os músculos e cérebro de ratos mais velhos, o que levou a um ensaio clínico em humanos com a doença de Alzheimer.

– Equipas de robots que colaboram para obter uma tarefa sem a supervisão de humanos.

– O desenvolvimento liderado pela IBM de chips de computadores que simulam a arquitetura de um cérebro humano.

– Novas formas do crescimento de células que se assemelham a células estaminais, que produzem a insulina do pâncreas e que podem ser um novo caminho para o estudo da diabetes.

– A descoberta de que pinturas rupestres na Indonésia, que se julgava ter 10 mil anos, têm afinal entre 35 mil e 40 mil anos.

– Avanços na manipulação das memórias dos ratos usando a optogenética, ou feixes de luz.

– Satélites baratos com lados de dez centímetros, chamados CubeSats, que foram saudados pela sua incursão na “ciência real”.

– A engenharia da bactéria E.coli sintética com dois nucleótidos adicionais – X e Y – além dos normais G, T, C e A que compõem a construção em blocos de DNA.

Adam Brumm

O arqueólogo Maxime Aubert junto à representação de um porco-veado fêmea, pintado numa caverna, na ilha de Sulawesi, na Indonésia

O arqueólogo Maxime Aubert junto à representação de um porco-veado fêmea, pintado numa caverna, na ilha de Sulawesi, na Indonésia

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …