Encontro da Rosetta com cometa eleito pela Science o “avanço científico de 2014”

ESA

Esboço artístico da sonda Philae da nave Rosetta no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko

A revista norte-americana Science elegeu esta quinta-feira os 10 maiores avanços da ciência em 2014, e o encontro da nave Rosetta, da Agência Espacial Europeia, com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko foi escolhido como o “avanço científico número um do top 10 deste ano”

O lançamento da sonda espacial Rosetta, há 10 anos, foi o pontapé de saída para uma jornada épica, o início da primeira tentativa de um encontro com um cometa em movimento.

Após de deixar a Terra em 2004, e de passar 2 anos adormecida à espera do 67P/Churyumov-Gerasimenko, a nave Rosetta acordou e entrou em contacto com o cometa conhecido como 67P em Agosto deste ano, lançando depois a sonda Philae, que fez a primeira aterragem bem-sucedida de sempre num cometa.

Depois de pousar no cometa, a sonda-robot conseguiu recolher e enviar à Rosetta uma grande quantidade de informação única, antes de ficar sem bateria.

Ainda que a sonda se encontre agora inactiva, são elevadas as esperanças de que “acorde” no próximo ano e que envie mais informação científica sobre as condições do cometa.

A aterragem da sonda Philae foi um fantástico feito e captou a atenção do mundo”, disse Tim Appenzeller, o editor da revista Science.

“Mas toda a missão da sonda Roseta é um feito incrível. Tem dado aos cientistas a oportunidade de observarem de camarote a forma como um cometa se aquece, respira e evolui”, vincou.

O TOP 10 da revista Science em 2014

O ZAP acompanhou a aventura da nave Roseta com mais de uma dezena de artigos, e teve oportunidade de dar a conhecer aos nossos leitores 8 das 10 proezas científicas que a Science escolheu para o Top 10 dos feitos científicos de 2014.

Aqui estão os restantes nove mais significativos avanços da ciência em 2014:

– Uma série de artigos sobre como os dinossauros evoluíram para se tornarem pássaros.

– Uma investigação que mostrou que o sangue de um rato jovem pode rejuvenescer os músculos e cérebro de ratos mais velhos, o que levou a um ensaio clínico em humanos com a doença de Alzheimer.

– Equipas de robots que colaboram para obter uma tarefa sem a supervisão de humanos.

– O desenvolvimento liderado pela IBM de chips de computadores que simulam a arquitetura de um cérebro humano.

– Novas formas do crescimento de células que se assemelham a células estaminais, que produzem a insulina do pâncreas e que podem ser um novo caminho para o estudo da diabetes.

– A descoberta de que pinturas rupestres na Indonésia, que se julgava ter 10 mil anos, têm afinal entre 35 mil e 40 mil anos.

– Avanços na manipulação das memórias dos ratos usando a optogenética, ou feixes de luz.

– Satélites baratos com lados de dez centímetros, chamados CubeSats, que foram saudados pela sua incursão na “ciência real”.

– A engenharia da bactéria E.coli sintética com dois nucleótidos adicionais – X e Y – além dos normais G, T, C e A que compõem a construção em blocos de DNA.

Adam Brumm

O arqueólogo Maxime Aubert junto à representação de um porco-veado fêmea, pintado numa caverna, na ilha de Sulawesi, na Indonésia

O arqueólogo Maxime Aubert junto à representação de um porco-veado fêmea, pintado numa caverna, na ilha de Sulawesi, na Indonésia

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Procura-se candidato para dormir. Site oferece 1650 euros e uma noite num resort

Este pode ser, literalmente, um emprego de sonho: fazer dinheiro enquanto se dorme, incluindo uma noite num resort de 5 estrelas. O site Sleep Standards, que se dedica a dar informação sobre pesquisas e produtos relacionados …

Toronto apresenta providência cautelar contra projeto que constrói "casas" para os sem-abrigo

Um carpinteiro canadiano decidiu construir abrigos para as pessoas que vivem nas ruas de Toronto. A autarquia considerou que são perigosos e apresentou uma providência cautelar. De acordo com a empresa de media Vice, Khaleel Seivwright, carpinteiro …

Trinta anos depois, MI6 pede desculpa por ter banido espiões gays

Richard Moore pediu desculpa " pela forma como colegas e concidadãos LGBT+ foram tratados", tendo-lhes sido negada a oportunidade de servir o país no MI6. O chefe do MI6, o serviço secreto de inteligência do Reino …

Já foram administradas 837.887 vacinas em Portugal

Um total de 837.887 vacinas contra a covid-19 foram administradas em Portugal desde 27 de dezembro, quando foi dada a primeira dose, indicou o Ministério da Saúde este sábado. Num comunicado de balanço do processo de …

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Rúben Dias estreia-se a marcar pelo City no triunfo sobre o West Ham

O internacional português estreou-se a marcar pelo Manchester City, na vitória por 2-1, da equipa que lidera confortavelmente a liga inglesa de futebol frente ao West Ham, na 26.ª jornada da prova. No estádio Etihad, em …

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …