Fóssil de dinossauro com asas pode esclarecer relação entre penas e voo

stanbury / FLickr

Modelo de Archaeopteryx no OUMNH, o Museu de História Natural da Universidade de Oxford

Modelo de Archaeopteryx no OUMNH, o Museu de História Natural da Universidade de Oxford

Uma equipa de paleontólogos alemães está a estudar num fóssil de dinossauro alado do género Archaeopteryx vestígios de penas antes desconhecidas que podem ajudar a estabelecer a relação entre o desenvolvimento da plumagem e o voo das aves.

Os Archaeopteryx são considerados os parentes mais afastados das aves modernas, com o registo fóssil a remontar a 150 milhões de anos, e o espécime em estudo na Alemanha revela características previamente desconhecidas da plumagem.

Oliver Rauhut, paleontólogo da Universidade de Munique, citado pela revista Nature, referiu que as primeiras conclusões lançam luz sobre a função original das penas, pois sugerem ligações entre o desenvolvimento das penas de ave e a origem do voo que são, provavelmente, “muito mais complexas do que foi assumido até agora”.

uni-muenchen.de

O paleontólogo Oliver Rauhut, da Universidade de Munique

O paleontólogo Oliver Rauhut, da Universidade de Munique

“Pela primeira vez, foi possível estudar a estrutura detalhada das penas no corpo, na cauda e, acima de tudo, nas pernas,” disse Oliver Rauhut.

A investigadora Christian Foth, que participou no estudo do fóssil, assinala que “comparações com outros dinossauros com penas indicam que a plumagem nas diferentes regiões do corpo varia muito entre espécies”.

“Isso sugere que as penas primordiais não evoluíram em relação àquelas que desempenham papéis relacionados com o voo, mas possuíram determinadas funções em outros contextos“, referiu a pesquisadora da Universidade de Munique.

As espécies avançadas de dinossauros predadores e aves primitivas podem ter usado as plumagens nos membros posteriores como órgãos de equilíbrio durante os seus movimentos, a semelhança do que fazem as avestruzes.

Christia Foth afirmou ainda que as penas poderiam ter tido funções úteis na incubação dos ovos, camuflagem e exibição, pois “as plumas laterais na cauda do Archaeopteryx tinham uma forma aerodinâmica, e muito provavelmente desempenharam um papel importante nas suas habilidades aéreas”.

A Archaeopteryx representa uma forma de transição entre répteis e aves e é possivelmente o mais antigo pássaro fóssil, o que pode provar que os pássaros modernos são descendentes diretos deste tipo de dinossauros e são eles próprios essencialmente dinossauros modernos, refere a publicação.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …