Sangue de gente jovem pode reverter danos associados ao Alzheimer

Foto: Tom/Flickr

-

Não é todos os dias que a ciência confirma teorias algo semelhantes às dos filmes de vampiros, mas aqui está uma: diversos estudos em ratos descobriram que transfusões de sangue jovem revertem o envelhecimento. Com base nesta investigação, pessoas com Alzheimer serão injectadas com sangue de gente jovem, na esperança de que possa reverter alguns dos danos causados​ pela doença.

Os primeiros ensaios em humanos têm início no próximo mês de Outubro, na Escola de Medicina de Stanford. Os pacientes com a doença de Alzheimer num estado leve ou moderado, receberão plasma sanguíneo doado por voluntários de 30 anos ou menos.

Apesar da premissa vampírica, a aprovação para testes em humanos foi bastante fácil de obter, afirmou o responsável pelo estudo Tony Wyss-Coray, em declarações à New

stanford.edu

Wyss-Coray

Tony Wyss-Coray

Scientist. Afinal, já há muito tempo que se fazem transfusões de sangue, mas sem estudar todos os seus efeitos na saúde.

Se os testes funcionarem tão bem em humanos como em ratinhos, a função do cérebro pode melhorar imediatamente, apesar da possibilidade de ser apenas temporário. Nos ratos, as injecções de sangue jovem também curaram os seus músculos mais rapidamente, para além de reverterem o envelhecimento dos seus órgãos. O oposto aconteceu quando ratos jovens receberam sangue velho.

“Afinal, o sangue pode conter a fonte da juventude“, disse Wyss-Coray à New Scientist. “E está dentro de todos nós, o que é incrível. E só perde o seu poder à medida que envelhecemos”, acrescentou.

Embora as transfusões de plasma sanguíneo sejam já bastante comuns, serão ainda mais úteis depois de se identificar exactamente o que no sangue jovem tem poderes curativos. Os cientistas têm já uma ideia: trata-se de uma proteína, a GDF11, que é um “factor de crescimento” e que existe naturalmente no organismo dos ratinhos – e também dos seres humanos – e que diminui com a idade. Ratos injectados com GDF11 tinham cérebros com mais vasos sanguíneos novos e células-tronco, ambos sinais de um melhor funcionamento do cérebro.

Prestes a descobrir se o sangue jovem também funciona em humanos, é altura de questionar se esta será a melhor ou a pior coisa a acontecer à raça humana.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …

Apoio à família vai ser alargado a mais pais em teletrabalho. Tudo graças à oposição

Esta quarta-feira, vai subir a plenário o texto final que altera o apoio excecional à família para que chegue a mais portugueses. O alargamento do universo de potenciais beneficiários está no horizonte, nomeadamente com a …

"Espiar, atacar, reprimir". Militares em Myanmar usam tecnologia ocidental para enfraquecer manifestantes

Durante quase 50 anos de ditadura militar, os generais birmaneses usavam "ferramentas totalitárias" arcaicas. Agora, os militares que tomaram o poder em Myanmar têm "um arsenal muito mais sofisticado à sua disposição" Desde que o golpe …

Da "obsessão por cargos" à "subserviência ao PS". Críticos internos do BE descarregam na direção

A convenção do Bloco de Esquerda está marcada para os dias 22 e 23 de maio e os grupos críticos da direção do partido já têm preparada uma extensa lista de críticas. De acordo com o …

Pela primeira vez, a idade da reforma pode cair (e a culpa é da pandemia)

A idade da reforma é determinada pela esperança média de vida. No entanto, a pandemia e o consequente aumento da mortalidade podem fazer cair esse indicador, levando a um recuo histórico na idade da reforma. Até …

Onde estão os antigos "donos disto tudo" no desporto?

Sporting parece estar em ano de regresso ao topo do futebol. Mas outros clubes dominadores, ou desapareceram, ou andam discretos. "Felizmente não subimos à I Divisão", admite o presidente do HC Sintra. "Donos disto tudo" pode …