Sangue de gente jovem pode reverter danos associados ao Alzheimer

Foto: Tom/Flickr

-

Não é todos os dias que a ciência confirma teorias algo semelhantes às dos filmes de vampiros, mas aqui está uma: diversos estudos em ratos descobriram que transfusões de sangue jovem revertem o envelhecimento. Com base nesta investigação, pessoas com Alzheimer serão injectadas com sangue de gente jovem, na esperança de que possa reverter alguns dos danos causados​ pela doença.

Os primeiros ensaios em humanos têm início no próximo mês de Outubro, na Escola de Medicina de Stanford. Os pacientes com a doença de Alzheimer num estado leve ou moderado, receberão plasma sanguíneo doado por voluntários de 30 anos ou menos.

Apesar da premissa vampírica, a aprovação para testes em humanos foi bastante fácil de obter, afirmou o responsável pelo estudo Tony Wyss-Coray, em declarações à New

stanford.edu

Wyss-Coray

Tony Wyss-Coray

Scientist. Afinal, já há muito tempo que se fazem transfusões de sangue, mas sem estudar todos os seus efeitos na saúde.

Se os testes funcionarem tão bem em humanos como em ratinhos, a função do cérebro pode melhorar imediatamente, apesar da possibilidade de ser apenas temporário. Nos ratos, as injecções de sangue jovem também curaram os seus músculos mais rapidamente, para além de reverterem o envelhecimento dos seus órgãos. O oposto aconteceu quando ratos jovens receberam sangue velho.

“Afinal, o sangue pode conter a fonte da juventude“, disse Wyss-Coray à New Scientist. “E está dentro de todos nós, o que é incrível. E só perde o seu poder à medida que envelhecemos”, acrescentou.

Embora as transfusões de plasma sanguíneo sejam já bastante comuns, serão ainda mais úteis depois de se identificar exactamente o que no sangue jovem tem poderes curativos. Os cientistas têm já uma ideia: trata-se de uma proteína, a GDF11, que é um “factor de crescimento” e que existe naturalmente no organismo dos ratinhos – e também dos seres humanos – e que diminui com a idade. Ratos injectados com GDF11 tinham cérebros com mais vasos sanguíneos novos e células-tronco, ambos sinais de um melhor funcionamento do cérebro.

Prestes a descobrir se o sangue jovem também funciona em humanos, é altura de questionar se esta será a melhor ou a pior coisa a acontecer à raça humana.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Detetadas outras nove misteriosas rajadas rápidas de rádio que se repetem

Foram detetadas nove outras Rajadas Rápidas de Rádio (FRB) que se repetem entre as 700 já identificadas desde outubro de 2018 pelo projeto científico CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment), que se baseia num telescópio localizado …

"Não é completamente de loucos" pensar que há vida em Mercúrio

Há a possibilidade, ainda que pequena, de que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, possa abrigar vida, concluiu uma nova investigação. "É possível que, enquanto houver água, as temperaturas [no planeta] sejam apropriadas para …

O porta-aviões mais avançado do mundo tem um problema inesperado nas suas casas de banho

O porta-aviões de propulsão nuclear USS Gerald R. Ford, o mais avançado da Marinha dos Estados Unidos, tem um problemas nas suas casas de banho, que precisam de ser lavadas com ácido regularmente. De acordo com …

Retirada dos ricos, colapso dos transportes e medo do contacto. As cidades no pós-pandemia

Mesmo depois de a pandemia do novo coronavírus diminuir e voltar a ser seguro estar com outras pessoas, a sociedade pode nunca mais ser a mesma. A atual pandemia de Covid-19 está a mudar rapidamente a …

"Quando a Alemanha disser que há eurobonds, os holandeses vão pastar para outras paragens"

Ana Gomes mostrou-se satisfeita com a atuação de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa durante esta pandemia. A ex-eurodeputada deixou ainda duras críticas aos holandeses, que diz irem pastar para outras paragens quando os …

Coreia do Norte diz não ter casos de covid-19 (mas terá pedido ajuda secretamente)

Apesar de negar ter casos de infeção por covid-19, o novo coronavírus oriundo da China, a Coreia do Norte terá discretamente solicitado ajuda a outros países no combate da doença. As autoridades do país asiático terão …

Seguranças chineses usam óculos inteligentes que detetam pessoas com febre

Os seguranças do Parque Hongyuan, em Hangzhou, na China, conseguem detetar a temperatura corporal de todos os visitantes à distância de até um metro. Como? Graças a uns óculos inteligentes. De acordo com o jornal South …

"O cisne negro de todos os cisnes negros". Vírus é global, mas Portugal e Itália serão mais prejudicados

A grande pandemia motivada pelo coronavírus vai ser económica, consideram especialistas que acreditam que no pós Covid-19, o mundo mudará de forma significativa em várias áreas. Certo é que a crise económica vai afectar os …

"Tiro da rua muitos miúdos". Ex-Benfica cria clube com ajuda de Saviola, Di María e Maxi

O ex-Benfica José Shaffer criou um clube na Argentina, onde diz que tira muitos miúdos da rua. O antigo futebolista conta com o apoio de Saviola, Di María e Maxi Pereira. José Shaffer foi campeão nacional …

Mapa mostra queda abrupta da poluição na Península Ibérica

Um mapa desenvolvido por uma equipa da Universidade Politécnica de Valencia, em Espanha, mostra a diminuição da poluição do ar na Península Ibérica em 10 dias. Com as fábricas encerradas, menos automóveis nas estradas e as …