Sangue de gente jovem pode reverter danos associados ao Alzheimer

Foto: Tom/Flickr

-

Não é todos os dias que a ciência confirma teorias algo semelhantes às dos filmes de vampiros, mas aqui está uma: diversos estudos em ratos descobriram que transfusões de sangue jovem revertem o envelhecimento. Com base nesta investigação, pessoas com Alzheimer serão injectadas com sangue de gente jovem, na esperança de que possa reverter alguns dos danos causados​ pela doença.

Os primeiros ensaios em humanos têm início no próximo mês de Outubro, na Escola de Medicina de Stanford. Os pacientes com a doença de Alzheimer num estado leve ou moderado, receberão plasma sanguíneo doado por voluntários de 30 anos ou menos.

Apesar da premissa vampírica, a aprovação para testes em humanos foi bastante fácil de obter, afirmou o responsável pelo estudo Tony Wyss-Coray, em declarações à New

stanford.edu

Wyss-Coray

Tony Wyss-Coray

Scientist. Afinal, já há muito tempo que se fazem transfusões de sangue, mas sem estudar todos os seus efeitos na saúde.

Se os testes funcionarem tão bem em humanos como em ratinhos, a função do cérebro pode melhorar imediatamente, apesar da possibilidade de ser apenas temporário. Nos ratos, as injecções de sangue jovem também curaram os seus músculos mais rapidamente, para além de reverterem o envelhecimento dos seus órgãos. O oposto aconteceu quando ratos jovens receberam sangue velho.

“Afinal, o sangue pode conter a fonte da juventude“, disse Wyss-Coray à New Scientist. “E está dentro de todos nós, o que é incrível. E só perde o seu poder à medida que envelhecemos”, acrescentou.

Embora as transfusões de plasma sanguíneo sejam já bastante comuns, serão ainda mais úteis depois de se identificar exactamente o que no sangue jovem tem poderes curativos. Os cientistas têm já uma ideia: trata-se de uma proteína, a GDF11, que é um “factor de crescimento” e que existe naturalmente no organismo dos ratinhos – e também dos seres humanos – e que diminui com a idade. Ratos injectados com GDF11 tinham cérebros com mais vasos sanguíneos novos e células-tronco, ambos sinais de um melhor funcionamento do cérebro.

Prestes a descobrir se o sangue jovem também funciona em humanos, é altura de questionar se esta será a melhor ou a pior coisa a acontecer à raça humana.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …

Pássaros de São Francisco aprenderam uma nova (e mais complexa) melodia durante a pandemia

Uma nova investigação científica relata que os pardais-de-coroa-branca de São Francisco, ave que vive nas zonas urbanas e rurais da cidade norte-americana, aprenderam uma nova e mais complexa melodia durante a pandemia. De acordo com …