Sangue de gente jovem pode reverter danos associados ao Alzheimer

Foto: Tom/Flickr

-

Não é todos os dias que a ciência confirma teorias algo semelhantes às dos filmes de vampiros, mas aqui está uma: diversos estudos em ratos descobriram que transfusões de sangue jovem revertem o envelhecimento. Com base nesta investigação, pessoas com Alzheimer serão injectadas com sangue de gente jovem, na esperança de que possa reverter alguns dos danos causados​ pela doença.

Os primeiros ensaios em humanos têm início no próximo mês de Outubro, na Escola de Medicina de Stanford. Os pacientes com a doença de Alzheimer num estado leve ou moderado, receberão plasma sanguíneo doado por voluntários de 30 anos ou menos.

Apesar da premissa vampírica, a aprovação para testes em humanos foi bastante fácil de obter, afirmou o responsável pelo estudo Tony Wyss-Coray, em declarações à New

stanford.edu

Wyss-Coray

Tony Wyss-Coray

Scientist. Afinal, já há muito tempo que se fazem transfusões de sangue, mas sem estudar todos os seus efeitos na saúde.

Se os testes funcionarem tão bem em humanos como em ratinhos, a função do cérebro pode melhorar imediatamente, apesar da possibilidade de ser apenas temporário. Nos ratos, as injecções de sangue jovem também curaram os seus músculos mais rapidamente, para além de reverterem o envelhecimento dos seus órgãos. O oposto aconteceu quando ratos jovens receberam sangue velho.

“Afinal, o sangue pode conter a fonte da juventude“, disse Wyss-Coray à New Scientist. “E está dentro de todos nós, o que é incrível. E só perde o seu poder à medida que envelhecemos”, acrescentou.

Embora as transfusões de plasma sanguíneo sejam já bastante comuns, serão ainda mais úteis depois de se identificar exactamente o que no sangue jovem tem poderes curativos. Os cientistas têm já uma ideia: trata-se de uma proteína, a GDF11, que é um “factor de crescimento” e que existe naturalmente no organismo dos ratinhos – e também dos seres humanos – e que diminui com a idade. Ratos injectados com GDF11 tinham cérebros com mais vasos sanguíneos novos e células-tronco, ambos sinais de um melhor funcionamento do cérebro.

Prestes a descobrir se o sangue jovem também funciona em humanos, é altura de questionar se esta será a melhor ou a pior coisa a acontecer à raça humana.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Usaram dinheiro dos pobres para pagar "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …

Turmas repartidas e aulas ao sábado. O que muda no novo normal do Ensino Superior

Para o regresso às aulas do Ensino Superior no próximo ano letivo, as universidades estão a preparar medidas que permitam cumprir as regras sanitárias e zelar pela aprendizagem dos seus alunos. Se tudo correr como planeado, …

Presidente do Barcelona afasta interessados em Messi e desfaz mito

Rumores sugeriam que Lionel Messi estava decidido a sair do Barcelona. Não tardou a aparecerem interessados no argentino, mas o presidente do Barça já veio deixar um recado. Na semana passada, o mundo do futebol foi …

Doze jovens infetados após festa na Guarda. Politécnico suspende exames presenciais

Doze jovens, oito dos quais alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), testaram este fim de semana positivo para o novo coronavírus (covid-19). De acordo com a SIC Notícias, as infeções deram-se na sequência de uma …

Vieira pode demitir-se para provocar eleições antecipadas. Candidatura em Outubro "dificilmente chegará às urnas"

As eleições para a presidência do Benfica estão na ordem do dia numa altura em que o título nacional parece mais distante e quando se avança que Luís Filipe Vieira deve vir a ser acusado …

Laboratório de Wuhan "esconde" vírus semelhante ao novo coronavírus desde 2012

O laboratório de virologia de Wuhan armazena há quase oito anos um vírus “muito parecido” com aquele que originou a pandemia de covid-19. Esse vírus foi descoberto em 2012 numa antiga mina de cobre em …

Joelson Fernandes pode juntar-se a Trincão no Barcelona

A imprensa espanhola volta a realçar o interesse do Barcelona em Joelson Fernandes. O jovem sportinguista renovou recentemente o seu vínculo, mas pode juntar-se a Trincão na Catalunha. Esta não é a primeira vez que o …