IBM está a criar máquinas que imitam o cérebro humano

David Pickett / Flickr

-

A audaciosa IBM revelou que está a apostar no desenvolvimento de um processador inovador, que será capaz de imitar a complexa arquitectura do cérebro humano. 

Ainda estamos um pouco distantes do dia em que conseguiremos construir um computador que funcione de forma semelhante ao cérebro humano.

No entanto, a partir do advento da Big Data – conjunto de dados extremamente grandes e que, por esse motivo, necessitam de ferramentas especialmente preparadas para lidar com grandes volumes – a IBM começa a explorar mais intensamente essa possibilidade.

E, ao que tudo indica, um primeiro passo já foi dado. Em 2011, uma equipa liderada pelo cientista Dharmendra S. Modha participou no projecto SyNAPSE (Systems of Neuromorphic Adaptive Plastic Scalable Electronics) e conseguiu criar, pela primeira vez, chips neurosinápticos, circuitos capazes de executar algumas das funções cerebrais.

No entanto, o objetivo da IBM é desenvolver processadores capazes de imitar a eficiência, tamanho e economia do cérebro humano. Os resultados obtidos até então trabalhavam apenas com simuladores.

A empresa garante que tem uma grande equipa de engenheiros e cientistas a trabalhar para concretizar o projecto. Caso a IBM consiga viabilizar a tecnologia, muitos dos recursos que actualmente só vemos nos filmes de ficção cientifica brevemente se tornarão reais.

Infelizmente, podemos esperar sentados, porque ao que tudo indica, as metas da IBM ainda estão distantes de se tornar uma realidade.

No vídeo abaixo, Bill Risk, um dos responsáveis pelo projecto SyNAPSE, explica um pouco sobre como funcionariam as funções cognitivas dos chips, ou seja, como a tecnologia seria capaz de não apenas armazenar informações, mas também aprender e criar coisas sem a intervenção humana.

 

Adriano Padilha, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …

Trabalhistas lideram primeira sondagem desde que Boris chegou ao poder

O partido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, situa-se hoje, pela primeira vez desde que chegou ao poder, atrás da oposição trabalhista nas intensões de voto, o que estará relacionado com a gestão da crise pandémica, …

Sporting vagueia mercado à procura de um avançado

Šporar, Luiz Phellype e Tiago Tomás não satisfazem as necessidades de Rúben Amorim, que quer trazer mais um avançado para o plantel antes do fecho do mercado de transferências. A janela de transferências está prestes a …

Transportes públicos são "ponto nevrálgico" da transmissão da covid-19

O infeciologista Jaime Nina defendeu hoje que é necessário quadruplicar a oferta dos transportes públicos para permitir a distância necessária entre os passageiros, considerando que são um “pontos nevrálgico” da transmissão da covid-19. "Os transportes públicos …

Estão a chegar os aviões movidos a hidrogénio. A Airbus é pioneira (e já está a trabalhar em três aeronaves)

Na passada segunda-feira, a Airbus apresentou três conceitos de aviões movidos a hidrogénio. A empresa quer estar na linha da frente no que toca às mudanças na indústria da aviação, e tem como objetivo pôr …