Em legítima defesa, Sócrates explica “o embuste da PT” com vídeo no YouTube

O ex-primeiro-ministro José Sócrates colocou no YouTube um video em que se defende daquilo a que chama “o último embuste que o Ministério Público pretendeu criar a propósito da PT”.

No vídeo, que dura mais de 11 minutos e que pelas 11:00 deste sábado tinha mais de 10 mil visualizações, Sócrates diz que “decidiu gravar estes pequenos vídeos em legítima defesa, em legítima defesa do último embuste que o Ministério Público pretendeu criar a propósito da PT“.

Contactado pela Lusa, João Araújo, advogado do antigo líder socialista confirma a veracidade e atualidade do vídeo e explica que, “como existe uma certa falta de vontade em ouvi-lo, ele faz-se ouvir“. Questionado sobre os próximos passos, João Araújo diz que “é de esperar que surjam mais coisas“, mas não diz quais nem em que formato.

No vídeo, Sócrates aparece de camisa e gravata, com uma estante de livros atrás, uma parte de um monitor de computador ao lado e durante a sua intervenção aparecem várias infografias que acompanham a intervenção.

No fundo, a ideia sugerida é a de que o meu governo teria tido uma atuação desonesta de favorecimento dos acionistas da empresa; isto é absolutamente falso, e desejo demonstrá-lo, não com base em especulações, mas com base em factos, documentos e números“, diz o antigo primeiro-ministro no início do vídeo.

Dividido em cinco capítulos, sobre o fim do monopólio da PT, a OPA da sonae, o voto da CGD, o veto à venda da Vivo e a parceria com a Oi, o vídeo termina com José Sócrates a dizer que “os factos resistem, são eles que constroem a verdade material, e nenhuma justiça se pode alcançar com base na falsificação histórica”.

Segundo José Sócrates, é totalmente falso que o seu governo tenha favorecido a PT – apresentando dados relativos à variação das quotas de mercado da operadora nas suas diferentes áreas de negócio, entre 2004 e 2011.

O ex-governante questiona a alegação de que teria prejudicado a SONAE no caso da OPA à PT, contrapondo que “foi Paulo de Azevedo que me telefonou a pedir que o governo votasse a favor”.

Além disso, diz Sócrates, “mesmo que a Caixa tivesse votado a favor, a OPA foi derrotada por muitos votos, e bastavam 33% para que fosse rejeitada”. “Faz lembrar aquelas pessoas que quando perdem a culpa é sempre do árbitro“, salienta.

Esta iniciativa de Sócrates surge poucos dias depois de ser anunciado que a decisão do Ministério Público sobre o inquérito ‘Operação Marquês’, cujo principal arguido é José Sócrates, deverá ser conhecida até 20 de novembro, após os procuradores terem recebido a última carta rogatória no dia 22 deste mês.

O antigo primeiro-ministro José Sócrates está indiciado por fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Só os ignorantes ou os ingénuos podem acreditar ou apoiar esta defesa em praça pública. Usa-se a manipulação mental do povo mais “simples” em benefício de uma causa na qual o mesmo povo manipulado foi, e continua a ser a maior vítima…
    Coitados de nós, triste POVO – temos e teremos os políticos que merecemos!!!

    • concordo plenamente…. coitados de nos!!!! mas em relaçao aos ingenuos e ignorantes…. nao estou muito de acordo. quem pode acreditar nesse embuste fora do tempo desse fulano sao os amigos, os que se serviram das suas condutas para subir na vida, uns para comprarem sads de clubes de futebol, outros para enriquecer em poucos anos em adjudicaçoes diretas feitas pelo seu governo, ou ainda os que por serem amigos dos amigos, conseguiram um emprego, um lugar nos ministerios, um cargo de motorista,uma vaga num lar de luxo, etc etc etc……………

  2. Três anos sem que tenham passado dos indícios à acusação, manipulando com isso a opinião publica, para que o condene, dá-lhe todo o direito a defender-se seja lá porque meios for.
    Só os ditadores e carrascos deste país, poderão pensar de outra forma, usando os artigos de opinião e outros gêneros, para fazerem a sua própria manipulação mental do povo…
    Os ignorantes ou os ingênuos há-os de todas as cores e credos, mas na verdade, o povo vai cada vez mais, estando mais esclarecido e sabendo tirar as suas próprias ilações.
    Os manipuladores que se cuidem!

  3. no inicio até acreditei que tivessem alguma coisa substancial contra ele. volvido todo este tempo vejo que só tem serviço de desinformação e confusão baixos, a cargo da nojeira de pasquins como correio da manha e sol , comentadores de baixo nível (não incluídos os de caixa de comentários de jornal) e entrevistas a juízes corruptos que se servem de dinheiro de amigos corruptos. a par disto vemos vistos gold onde tudo se processa no segredo dos deuses, bpn onde o maior vigarista de sempre é ilibado, amigo do padrinho dessa mafiosisse que muito dinheiro sujo ganhou com esta grande fraude e agora anda a formar os futuros bois dos pafiosos, e todos os outros se passeiam na maior das impunidades apesar dos graves problemas de saúde que impediram alguns de continuarem na choldra. Não bastando tudo isto temos ex-ministros(as) que vão pró fmi, goldmen, arrows etc. depois de venderem swaps e outros produtos tóxicos ao país e o país ao desbarato, ao mesmo tempo que são deputados da nação e ninguém acha isto estranho, como estranho é o cassapo chefe dessa pandilha não sair do couto da assembleia á semelhança dos senadores podres de corruptos do brasil. Que policia de investigação tão esquisita.

  4. A minha pergunta é muito simples, para quando a acusação? Quanto tempo mais vai precisar o MP para terminar as investigações? Quando vamos saber a verdade? Para esta pergunta eu tenho a resposta, NUNCA.
    Um cidadão é preso preventivamente, é colocado em prisão domiciliária, já não sei qual a medida de coacção a que está sujeito hoje, e ainda não há acusação? Se isto acontecesse comigo eu não iria gostar.
    Isto serve apenas para descredibilizar o MP e, por arrasto, todo o sistema judicial.
    Onde está a garantia de que um cidadão “é inocente até prova em contrário”?
    Ainda não apareceram as provas e o cidadão já foi preso (inocentemente)…
    Não sei se é culpado ou inocente, nem me cabe a mim julgar, mas sei que este processo já se arrasta, e a palavra é mesmo esta, ARRASTA, há demasiado tempo, já passou para lá de tudo o que é aceitável, está adiado “sine dia”, parece uma “obra se Santa Engrácia”, nunca mais termina…

  5. Este homem é surreal!
    Pena que os comentários no youtube estejam desactivados…tenho mesmo imensa pena!
    De qualquer forma, este personagem desta já longa e aborrecida narrativa, não merece quaisquer comentários.

  6. Isto já me parece a novela ouro verde da TVI.
    eu não tenho duvida que ele andou a brincar e recebeu muitas luvas.
    eu já dei o recado aos meus amigos, ou me tratam com os amigos do socrates ou deixo de falar com eles.

RESPONDER

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …

Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia. EUA desconfiam e prometem consequências

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descartou este domingo a possibilidade de uma guerra com a Ucrânia, depois de Kiev ter manifestado preocupação com o reforço de tropas russas nas suas fronteiras. “Ninguém está a embarcar …

Inspetores do SEF rejeitam extinção sem aval do Parlamento (e dizem estar em causa o Espaço Schengen)

O sindicato dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) rejeitou este domingo a extinção daquele organismo sem a aprovação formal da Assembleia da República e considerou que está em causa a permanência de …

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …