/

Eduardo Cabrita é o novo ministro da Administração Interna

3

Tiago Petinga / Lusa

Eduardo Cabrita

O primeiro-ministro propôs, esta quarta-feira, ao Presidente da República a nomeação de Eduardo Cabrita para o cargo de ministro da Administração Interna e de Pedro Siza Vieira para ministro Adjunto do primeiro-ministro.

De acordo com a nota oficial do Governo, Eduardo Cabrita, até agora nas funções de ministro Adjunto do primeiro-ministro, substitui Constança Urbano de Sousa, que hoje se demitiu da pasta da Administração Interna.

Para o lugar de Eduardo Cabrita como ministro Adjunto do primeiro-ministro, António Costa escolheu o amigo próximo Pedro Siza Vieira.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dá posse aos novos ministros no sábado, pelas 09h00, no Palácio de Belém.

Uma nota colocada no site da Presidência da República informa que Marcelo Rebelo de Sousa aceitou os dois nomes que lhe foram propostos pelo primeiro-ministro.

O pedido de desculpas no debate quinzenal

O primeiro-ministro pediu hoje desculpas pelas consequências dos incêndios, depois de desafiado pelo PSD no debate quinzenal, mas disse que utiliza a palavra “desculpas” na qualidade de cidadão, já que como chefe do Governo prefere assumir responsabilidades.

“Não vou fazer jogos de palavras, se quer ouvir-me pedir desculpas, eu peço desculpas“, respondeu António Costa. “Sei que viverei com este peso na consciência até ao fim da minha vida”, acrescentou, emocionado.

“No meu vocabulário reservo a palavra desculpa para a minha vida privada, enquanto primeiro-ministro uso a palavra responsabilidade e sempre disse que assumiria todas as que viessem a ser demonstradas”, disse.

Sobre o discurso de segunda-feira, criticado por muitos, Costa considera que pode ter sido um “erro político”, mas “é falar com verdade aos portugueses”.

“Quando eu disse aos portugueses que não é possível garantir que não volte acontecer, não é uma fatalidade que eu aceito, é ter a consciência que todos temos – em primeiro lugar eu próprio – de tudo fazer para que não volte a acontecer. A primeira medida de prevenção é termos todos a consciência dos riscos”, disse.

O primeiro-ministro reconheceu que “isso pode ser politicamente errado, pode ser até um erro político, mas é falar com verdade aos portugueses”. “E eu não gosto de cometer erros políticos, mas não aceitaria é que eu mentisse aos portugueses. Isso eu não faço”.

Desafiado pelo PSD a apresentar uma moção de confiança, Costa respondeu assim: “Moções de confiança só apresenta quem se sente inseguro quanto à confiança, o Governo não está inseguro quanto à confiança desta câmara”, salientou.

Sobre a ministra demissionária, Costa enfatizou a “muita estima, muita consideração e amizade” que tem por Constança Urbano de Sousa.

“O primeiro-ministro tem o dever de ser solidário com os seus membros do Governo e não resolver facilmente um problema político culpabilizando um membro do Governo perante a primeira calamidade. Isso sim é que é passar culpas, isso sim é que teria sido esconder-me atrás da senhora ministra de forma a aliviar um problema político”, respondeu o chefe do executivo a Assunção Cristas.

“Se insisti para que se mantivesse em funções é porque entendi que era essencial fazermos aquilo que era necessário fazer: Primeiro não perturbar o verão, apurar as responsabilidades que importava apurar e preparar a reforma que era muito claro que era necessário fazer em todo o sistema de prevenção e em todo o sistema de combate”.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Ai está ele: Eduardo Cabrita.

    “Cargos exercidos
    Alto Comissário da Comissão de Apoio à Reestruturação do Equipamento e da Administração do Território (XIII Governo)
    Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Justiça (XIV Governo)
    Deputado na IX ,XI e XII Legislaturas
    Secretário de Estado-Adjunto e da Administração Local (XVII Governo)”

    Ou seja, nunca fez a ponta de um corno na vida.
    F C

    • LOL
      Bem dizia o outro secretário de estado que estávamos entregues a nós próprios. Ele já devia saber o que aí vinha a seguir… E o próprio PM também disse: “… isto vai volta a acontecer…” Pudera… assim até eu sou bruxo

  2. Ai está ele: Eduardo Cabrita.

    “Cargos exercidos
    Alto Comissário da Comissão de Apoio à Reestruturação do Equipamento e da Administração do Território (XIII Governo)
    Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Justiça (XIV Governo)
    Deputado na IX ,XI e XII Legislaturas
    Secretário de Estado-Adjunto e da Administração Local (XVII Governo)”

    Ou seja, nunca fez a ponta de um corno na vida.
    FC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.