/

Ministra da Administração Interna exigiu demissão e Costa aceitou

15

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa

António Costa aceitou, esta quarta-feira, a demissão da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

Constança Urbano de Sousa apresentou, na noite desta terça-feira, a sua demissão ao primeiro ministro António Costa que, numa nota enviada à comunicação social esta manhã, esclareceu ter aceite o pedido por ter sido feito “em termos que não podia recusar“.

No mesmo comunicado, o primeiro ministro elogiou a “dedicação” e “empenho” com que a governante serviu o país, no desempenho das suas funções.

Na carta enviada ao chefe do Governo, Constança Urbano de Sousa sublinha que já tinha tinha pedido para abandonar o cargo, após a tragédia de Pedrógão Grande, mas que aceitou continuar em funções a pedido de António Costa, avança o Expresso.

“Logo a seguir à tragédia de Pedrógão Grande pedi, insistentemente, que me libertasse das minhas funções e dei-lhe tempo para encontrar quem me substituísse, razão pela qual não pedi, formal e publicamente, a minha demissão. Fi-lo por questão de lealdade“, esclareceu a ministra na missiva a que o Observador teve acesso.

Desde junho de 2017, a ministra diz que só aceitou manter-se em funções “com o propósito de servir o País e o Governo” que António Costa lidera e que diz a que teve a “honra de pertencer”.

Na carta de demissão, a ministra invoca a dignidade pessoal para Costa aceitar a sua demissão: “Apresento agora, formalmente, o meu pedido de demissão, que tem de aceitar, até para preservar a minha dignidade pessoal“.

Mais de 100 mortes em quatro meses

Em menos de quatro meses, desde a tragédia de Pedrógão Grande até este domingo, quando deflagraram mais de 500 focos de incêndio por todo o país, mais de 100 pessoas morreram.

Em Pedrógão Grande, 65 pessoas morreram, vítimas do incêndio. Devido aos fogos deste domingo, o último balaço já chegou aos 42 mortos. À RTP, o autarca de Vouzela, Rui Miguel Ladeira Pereira, confirmou que foi encontrado o corpo de um homem. Neste momento, há também 69 feridos, 14 dos quais em estado grave.

A informação sobre a morte de um bebé de um mês, que estava até então desaparecido, foi avançada na segunda-feira e chegou a ser confirmada pela Proteção Civil.

Já ao fim do dia, contudo, começaram a surgir dúvidas sobre a veracidade da informação e, esta terça-feira, Patrícia Gaspar, adjunta de operações nacional da Proteção Civil, pôde confirmar que de facto a criança está viva. “Era de facto a indicação que tínhamos. Já ao final do dia de ontem e início do dia de hoje começaram a surgir sinais de que esta informação podia não ser correta”.

“Conseguimos hoje durante a tarde confirmar em definitivo que o bebé que estava referenciado se encontra bem e na companhia da família“, explicou.

ZAP //

15 Comments

  1. Este Genneral tocou na ferida:

    https://aspalavrassaoarmas.blogspot.pt/2017/10/vozes-lucidas-e-corajosas.html

    …e vieram-me logo à ideia nomes como Durão Barroso e Miguel Júdice
    O mais triste é a hipocrisia da promotora da “lei do eucalipto livre” Decreto-Lei 96/2013 de 19jul que se vestiu de preto juntou-se a duas carpideiras
    e agora vem chorar para as Tv’s tal é a lata desta ex-ministra que está bem retratada aqui: https://pbs.twimg.com/media/DMSAYpNWsAA9rQ1.jpg

    Marcelo, no intervalo do FUTEBOL, veio exigir a demissão da MAI e o que vem a seguir, mais do mesmo?, veio sugerir ao governo que pensasse em ir embora e eu pensei assim Marcelo está-se a revelar pois ele não é mais que um cavalo de troia do PSD e acabou de abrir as portas à laranjada.
    Numa noite surgem 500 e tal fogos como é possível? Acho mesmo que isto é obra de quem está ressabiado com a tal geringonça que até funcionou.

    • Finalmente um comentário lúcido! Obrigado Marta Silva!
      É incrível a falta de inteligência dos outros comentários em baixo. Tomem lá, povinho tosco! Levam tareia porque gostam ou porque não sabem mais? Abram um os olhos!
      Agora que as ministra se foi, os problemas foram todos resolvidos. Os mortos foram vingados e os prejudicados foram compensados. Da próxima vez que isto se repetir, demitimos o próximo ministro. É esta a solução dos nossos problemas. Sempre foi assim, porque devíamos agora mudar?
      Será que estaria a exigir muito do vosso QI se vos mostrasse que os responsáveis por estes “massacres” são os(as) anteriores senhores(as) que já lá estiveram no poder? Ainda não perceberam que o problema tem sido semeado à décadas? Que a senhora “capideira” é muuuuito mais responsável por isto do que a ex-atual ministra? Vem enganar-vos na maior lata política?

      • E quem nomeou os membros incompetentes da proteção civil que nem licenciados são?
        E quem é o responsável por limitar a fase charlie ao período de verão?
        E quem se absteve de realizar campanhas de sensibilização nos meios públicos de modo a prevenir situações de risco?
        E quem é que não pediu desculpa aos portugueses pelas enormes tragédias deste ano?

        Olhe sabe que mais… se o senhor não fosse tão ridículo ainda perderia mais tempo consigo.

      • Se lhe pareço ridículo não perca tempo… Nem sei porque é que optou por também demonstrar ignorância e estupidez… Pelo menos tenha humildade e tente ter uma visão abrangente do(s) problema(s), saia-a a rua, olhe à sua volta, olhe para as florestas queimadas e por queimar, o que vê? Não faz puto de ideia, pois não? Meta a violinha ao saco e estude!
        Já encaixilhou o seu certificado de habilitações? Tenha muito orgulho nele. Espero que ele lhe traga mais felicidade que esta bodega que você aqui escreveu.

    • Olhe… trate-se enquanto pode! E se possível, emigre. E pelo menos tenha respeito pelas vítimas destes incêndios.
      Estamos na presença do maior desgoverno de que há história em Portugal.

  2. mas que demissao cobarde e infantil…. de facto quem se devia demitir era a marta, ha desculpem o engano era o tiono….
    como é possivel no meio desta tragedia, nas condiçoes de falta de organizaçao dos serviços de proteçao, da indisponibilidade de meios, e de tudo o que sabemos desta geringonça, essa estupida dessa marta silva insinuar que os fogos foram ateados contra a geringonça…provavelmente para que o povo nao começe a pensar que os fogos foram causados exatamente pela falta de competencia e falta de prevençao e falta de cuidado dessa mesma geringonça. a ministra ja era, para quando o costa?

  3. Essa senhora depois de ter colocado os Boys na proteção civil teve atitude que se revelou fatal. Posto isto tem de se entregar as autoridades e assumir a me…. que fez. Morreram 107 pessoas….

  4. Já vai tarde… é sempre a mesma M— sempre que esta gentalha lá está. Fazem sempre asneirada, pois não são governantes, são politicos e p/ agravar politicos INCOMPETENTES. Para eles está sempre tudo bem, até têm a lata de dizer que é normal, que temos de nos habituar a este tipo de situações!!! Portugueses quando é que vão deixar de ser LORPAS, BANANAS que só servimos p/ pagar impostos p/ eles andarem a roubar-nos INDECENTEMENTE. BASTA, esta classe politica Não serve os interesses nacionais, nem dos Portugueses. Sr. PR deixe de deitar a manta sobre esta geringonça e ponha-os daí p/ FORA, RUA. Onde anda o orgulho dos portugueses? Basta de sermos coniventes c/ esta gentalha…

  5. e normal, quando as coisas ficam serias os ministros demitence, tendo direito a todos os beneficios que o resto dos portugueses tem que trabalhar 40 anos para ter
    feiras, boa reforma e o resto dos portugueses que se lixem ja nao e problema para ela
    e muito triste a irresponsablidade deste governo

  6. E assim a culpa morre solteira, demite-se a ministra e deixa de haver responsabilidades. Os culpados, e não estou a dizer que é a ministra, deveriam ser responsabilizados, sejam eles que forem. Fogos que se iniciam à noite? A prevenção termina por calendário (falo da fase “charlie” e consequente dispensa de meios)? Dirigentes incompetentes em altos postos de comando? Sistemas de comunicações caríssimos que não funcionam? Nada disto é crime? Ninguém é culpado?
    Parece mesmo uma república das bananas…

    • Se querem abrir mentes vejam o documentário de segunda-feira na rtp1 meia-noite.
      Antes de começarem a apedrejar alucinados, lembrem-se que é o canal público, e que alguém teve de ter autorização para mostrar aquilo. Afinal, talvez o “sucesso” do incêndio de fin-de-semana tenha sido excessivo para certos estômagos, e para essas pessoas seja neste momento fundamental revelar, nem que seja um nico, que eles só ‘fazem o que lhes mandam’ quando executam certas “políticas”.
      De resto, isso também explica o porquê de o sr. 1º ministro classificar Demissão de” infantilidade”:
      Pois, se tudo o que se passou for competência (recordo o caso BPN + Contâncio-a-assobiar-pró-lado = Vice do BCE!!!), do mesmo modo, exterminar portugueses-do-interior, pode ser do agrado de certas instâncias plurinacionais.
      Assim, a ministra Não foi incompetente, mas sim Competente (junto de quem lhe interessa, não do povo). Porque raio demitir uma pessoa que faz bem o que lhe foi exigido?? Mas pronto, lá apareceu o PR e acabou-se a ministra.
      Se querem acordar, então p.f de vez realizem que NÃO estamos a ser mesmo governados pelos nossos governos. Estamos a ser executados por eles. Não estamos e cada vez o seremos menos, até que um dia, em breve, um 1º ministro valerá menos, muito muito muito menos que um autarca actual. A isto convencionou-se chamar glo——ção. Mas v.Exas agarram-se a ideias passadistas e recusam-se a ver esta coisa tão simples. Nem moeda própria temos.
      Informem-se, mas não nas tvs. Isso é preguiça. Là, é preciso confundir, baralhar, ter governos que aparentemente se desmintam uns aos outros, mas no final… aparecerá sempre qualquer coisa “inesperada”, “inexplicável”, que levará sempre a àgua ao moinho que as-criaturas-que-quase-tudo-possuem-no-mundo querem. Esperem para ver.
      Se houver chico-espertismo (desobediência!) por parte de “governantes”, acaba-se como o Sócas, ou o Strauss-Kan: na merd@. Pena é, que as pessoas “comuns” prefiram alimentar mega-churrasco com os respectivos corpinhos do que, por uma vez, enxergar o monstruoso sarilho em que estamos metidos. Viva o futebol e as novelas,etc, que resolvem isso tudo. É ver, hipnotizadamente, para esquecer. Iupii.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.