Dos ajuntamentos aos bares e restaurantes. O que muda a partir deste sábado

portugal.gov

A pandemia de covid-19 em Portugal implica novas regras a partir deste sábado, 1 de Agosto, que vão vigorar até 14 deste mês. Dos bares aos restaurantes e discotecas, passando pelos ajuntamentos e pelo Estado de Contingência, confirme as principais mudanças.

As novas medidas foram aprovadas em Conselho de Ministros realizado nesta semana e vão vigorar desde a meia-noite deste sábado, 1 de Agosto, até às 23:59 horas do dia 14 de Agosto.

Assim, as 19 freguesias dos concelhos de Lisboa, Loures, Odivelas, Amadora e Sintra que estavam em Estado de Calamidade passaram ao Estado de Contingência em que já estava a Área Metropolitana de Lisboa.

O resto do país mantém-se em Estado de Alerta.

Os restaurantes e similares vão poder receber pessoas até à meia-noite a partir deste sábado, com tolerância até à 1 da manhã para saírem todos os clientes e encerrarem os estabelecimentos.

Esta mudança teve em conta “o diálogo com os autarcas”, nomeadamente “da área do Algarve e outras regiões com uma significativa relevância da actividade turística”, tendo em conta “o que são as dinâmicas normais nesta altura do ano”, explicou o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, no final da reunião do Conselho de Ministros.

Já os bares e discotecas passam a poder funcionar como cafés ou pastelarias, mas sem pistas de dança e desde que cumpram as demais regras da Direcção Geral de Saúde (DGS). Estes espaços terão que fechar até às 20 horas na Área Metropolitana de Lisboa e até à 1 da manhã no resto do país.

O Governo também decidiu decretar a reabertura das grutas nacionais, regionais e municipais, públicas ou privadas.

As actividades desportivas que ainda estavam encerradas também podem ser retomadas, definindo-se regras específicas, em contexto de treino e em contexto competitivo, que podem passar a ser realizadas, mas sem público.

Também são permitidos os ajuntamentos até 20 pessoas em locais em Estado de Alerta, isto é, em quase todo o país.

Nas zonas em Estado de Contingência, isto é, na Área Metropolitana de Lisboa, os ajuntamentos têm que estar limitados até 10 pessoas.

Mantém-se também a interdição da permanência de auto-caravanas ou similares nos parques e zonas de estacionamento, mas existe a possibilidade de permanecerem nos locais especificamente designados para estes veículos pelas entidades gestoras daqueles locais, entre as 7 da manhã e as 21 horas, com observância de todas as disposições aplicáveis.

Também há novas regras para as viagens de aviões e são introduzidos ajustamentos nas regras aplicáveis ao tráfego aéreo e aos aeroportos. Determina-se que pode ser recusado o embarque na aeronave aos passageiros de voos com origem em países considerados de risco epidemiológico que não apresentem, no momento da partida, um comprovativo de realização de teste molecular por RT-PCR para despiste da infecção por SARS-CoV-2 com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores à hora do embarque. Clarifica-se, ainda, que a temperatura corporal relevante é a igual ou superior a 38ºC.

As autoridades aeroportuárias passarão a considerar três tipos de passageiros, conforme a sua proveniência, designadamente, os oriundos da Zona Schengen, sem risco epidemiológico por recomendação da União Europeia (UE), que podem aceder livremente aos aeroportos apenas com o controlo das suas temperaturas corporais; os oriundos de outros países para os quais haja autorizações de voo, mas envolvendo apenas cidadãos da UE residentes em Portugal ou deslocações essenciais e que precisam de ter o teste de despistagem nos termos referidos acima; e, finalmente, os cidadãos nacionais, os voos humanitários ou de países africanos de Língua oficial portuguesa que precisam de fazer teste à chegada.

Os cidadãos com residência em Portugal que se recusem a fazer o teste serão notificados para o fazer nas 48 horas seguintes. Se não o fizerem, cometem o crime de desobediência.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …

Mortes de crianças com covid-19 disparam na Indonésia. No Reino Unido aumentam casos graves entre jovens

Médicos britânicos alertaram para o aumento do número de crianças e jovens infetados com covid-19 a dar entrada nos hospitais, apelando à vacinação para não "sofrerem desnecessariamente" com a evolução da doença. "Os doentes estão a …