Dois dias antes da demissão, ministra entregou SIRESP à polícia

Tiago Petinga / Lusa

A Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa

Um dia depois da segunda grande vaga de incêndios que assolou o país e dois dias antes de se demitir, a ex-ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, criou um gabinete de gestão do SIRESP constituído pela PSP e pela GNR.

A notícia é avançada pelo jornal Público que teve acesso ao despacho que criou o gabinete de gestão do SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) dentro do Ministério da Administração Interna (MAI).

Assinado a 16 de Outubro por Jorge Gomes, secretário de Estado da Administração Interna, esse despacho cria uma equipa de 16 pessoas, constituída por agentes da PSP e militares da GNR, com o objectivo de dar suporte permanente aos utilizadores do SIRESP.

O despacho determina que a equipa funcionará durante 24 horas, mas os agentes “terão apenas um trabalho operacional, de ligação aos utilizadores, e não de fiscalização da empresa operadora, a SIRESP”, conforme transcreve o Público.

A fiscalização e o acompanhamento do contrato com o SIRESP “continuará a ser da responsabilidade da Equipa Multidisciplinar de Comunicações Críticas, da SGAI (secretaria-geral da Administração Interna)”, refere o mesmo despacho.

O Público lembra que, aquando das falhas reportadas ao Sistema de Redes de Emergência, no incêndio de Pedrógão Grande, Constança Urbano de Sousa tinha solicitado, no prazo de dois meses, “uma proposta de enquadramento orgânico do SIRESP, no âmbito da SGAI, com competências de fiscalização e supervisão da operadora e de interface com os utilizadores”.

A medida que foi questionada, por sugerir a integração do SIRESP no Estado, acabou por ser formalizada na semana passada, pelo despacho assinado por Jorge Gomes.

Entretanto, após o Conselho de Ministros extraordinário do dia 21 de Outubro, o Governo anunciou que vai entrar no capital da SIRESP, SA. O novo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, já disse que essa posição pode vir a ser maioritária, o que levará o Estado a assumir o controlo do SIRESP.

Estado pagou ao SIRESP 20,6 milhões até Junho

O SIRESP recebeu do Estado, até final de Junho, 20,6 milhões de euros, o que constitui um aumento de 4% relativamente ao mesmo período em 2016, conforme destaca o Observador.

A publicação nota que estes pagamentos reportam até Abril de 2017, não incluindo, assim, os meses críticos dos incêndios. Durante os grandes fogos em Pedrógão Grande e também durante os mais recentes incêndios, verificados em vários locais do país, foram apontadas falhas ao SIRESP.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. O Estado pagou ao SIRESP 20,6 milhões até Junho. Assim como paga muitos outros milhões a várias empresas por serviços que lhe competem. Será que não seria melhor terceirizar em bloco o governo português, contratando ministros suecos, alemães ou holandeses ?

    • Óptima ideias Capeta!!!!
      Vamos fazer um referendo sobre se devemos ou não substituir todos os políticos nacionais por políticos suecos, alemães ou holandeses?
      O voto sim! Substituam-se todos os políticos nacionais!!!!
      Não tenham pena deles, pois eles já têm as remordas garantidas!!!!

    • Porquê todo essa pateada + o dinheiro que custaria. vais tu p’rá suecia, holanda e alemanha e não tenhas problemas de consciência por isso nós vamos sobreviver sem ti.

    • lá tás tu a resolver os teus problemas com o trabalho e boa vontade dos outros. na Islândia quem resolveu o problema(s) não foram os políticos foi o povo com sangue, suor e lágrimas e noites encontradas. arregaça as mangas e faz-te à vida não estejas à espera que a vida se faça a ti.

      • Gostei!
        Já chateia esta mania dos coitadinhos preguiçosos estarem sempre à espera de milagres e/ou dos outros para resolverem os seus problemas!!

  2. Ministra INCOMPETENTE !!
    Dois dias antes, já sabia que iria ser exonerada, e já sabia que o estado ia comprar 54% do Siresp.
    A sua medida foi gratuita e idiota.

  3. Só pecou por não se entregar ela também para que assentasse o traseiro no banco dos réus para ver se nós conseguíamos saber quantos e quem foram os culpados a chular à nossa conta.

RESPONDER

Coimas a banqueiros arrastam-se em tribunal. Maioria acaba prescrita

Dez gestores bancários acumulam multas de 16,8 milhões de euros, um montante que iguala todas as coimas decididas pela CMVM a bancos em 15 anos. Dez antigos gestores bancários acumulam coimas de quase 17 milhões de …

O nojo pode levar a pensamentos e sentimentos religiosos

Um novo estudo revela que o sentimento de nojo pode estar na base de pensamentos religiosos. O medo de Deus e do pecado mostrou ser maior em pessoas que se enojavam mais facilmente. Mesmo as pessoas …

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …