Portugal é o quarto país da OCDE com a maior dívida pública

Ricardo Graça / Lusa

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque

A dívida pública portuguesa em percentagem do PIB é a quarta maior num conjunto de mais de 40 países analisados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), apenas atrás do Japão, da Grécia e de Itália, segundo um estudo divulgado esta segunda-feira pela entidade.

Segundo o relatório Government at a Glance, divulgado pela OCDE, a dívida pública portuguesa representava 130,2% do PIB em 2014, podendo descer para 127,7% em 2015 e para 124,2% em 2016.

Em 2014, ano de referência do estudo, a dívida pública portuguesa fica apenas atrás da dívida do Japão (que representava 226% do PIB), da Grécia (177,4%) e da Itália (132%), mantendo-se assim também nos dois anos seguintes, segundo as estimativas avançadas pelo Economic Outlook divulgado pela OCDE em junho.

Este ano, a OCDE estima que a dívida pública japonesa, grega e italiana subam para 229,2%, 180% e 132% do PIB, respetivamente, antevendo, pelo contrário, que a dívida portuguesa desça para 127,7%.

A OCDE lembra que em 2013 o nível médio da dívida pública nos países da OCDE atingiu os 109,3% do PIB e que entre 2007 e 2013 o aumento foi de 34,7 pontos percentuais.

“As maiores subidas verificaram-se na Irlanda, na Grécia e em Portugal, que foram afetados severamente pela crise e alvo de programas de resgate”, lembra a instituição liderada por Ángel Gurría. Nessa altura, os encargos com as taxas de juro representavam 5% do PIB português, “sem grandes variações” no ano passado.

Sobre o Japão, a OCDE explica que “a maioria da dívida pública é detida por credores internos, o que contribui para uma emissão estável”.

Este relatório bianual, que vai na quarta edição, apresenta mais de 50 indicadores para comparar a performance dos governos em várias áreas, desde as finanças públicas, emprego e acesso a cuidados de saúde, educação e justiça.

Além dos 34 países da OCDE, o relatório deste ano inclui indicadores para países como o Brasil, China, Egito, Índia, Rússia, África do Sul e Ucrânia, num conjunto de 43 países.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. OCDE, anuncia o rumo da dívida pública portuguesa: 130,2% do PIB em 2014, 127,7% em 2015 e 124,2% em 2016 depois de 3 anos sob resgate…
    À Irlanda, Espanha e Portugal chamem-lhes bons “alunos” porque todos sabemos quem foi o mau “aluno” e esse até não foi o povo grego… Foi o embuste dos actuais políticos gregos e à cabeça o que ora foi “convidado” a demitir-se -Adultos na sala!

  2. Quando entraram para o governo estava em 90% e agora está em 130%. Ainda há quem os elogie e apoie!! São farinha do mesmo saco!!

  3. Já estais a começar a engolir os SAPOS vindos das vossas criticas em relação à Grécia. Mas ainda estais no começo pois se isto fosse um país de verdade quando vós sairdes desta desgovernação total ias todos presos mas estamos num país que nem se sabe o que realmente é?

  4. Ajustamento… Sobriedade e serenidade com menos tempo de antena desde aquele Abril.
    Já agora aguardemos que algum órgão de informação publique os tempos de “trombone” desta legislatura… Acredito que ganha o Bloco de esqª, o Pcp ao nível do PS (J.Seguro) e só depois a coligação (bipartidária) – A força do 5º poder (imprensa)

RESPONDER

China publica imagens a cores da superfície de Marte

A Administração Espacial da China divulgou, esta sexta-feira, uma imagem panorâmica de 360 graus e duas fotografias a cores da superfície de Marte e dos dispositivos da sonda Tianwen-1, que chegou ao Planeta Vermelho a …

Portugal regista mais 519 casos e uma morte

O boletim da DGS desta sexta-feira assinala mais 519 infeções, uma vítima mortal e 295 recuperações. O boletim da Direção-Geral de Saúde regista nas últimas 24 horas um óbito, 519 infetados. Há ainda 306 doentes internados, …

José Sócrates vai ser julgado por juíza encarregue do caso Rui Pinto

O sorteio do coletivo que vai ficar com o julgamento de José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, aconteceu esta sexta-feira feira. Margarida Alves, que tem estado a julgar Rui Pinto, é a escolhida. Além de …

Von der Leyen vem a Lisboa na próxima quarta-feira dar "luz verde" ao PRR

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, desloca-se a Lisboa na próxima quarta-feira, com o objetivo de anunciar formalmente a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português, ainda sujeito a aprovação …

"Os brasileiros emergiram da selva", declarou Presidente argentino

Durante uma visita do primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez à Argentina, o Presidente Alberto Fernández indicou que "os mexicanos vieram dos indígenas, os brasileiros saíram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos de barco. Em barcos …

Distrital e concelhia irão tomar decisão sobre candidato do PS no Porto

O secretário-geral adjunto do PS recusou nesta sexta-feira esclarecer se é candidato à Câmara Municipal do Porto, remetendo para a distrital e para a concelhia dos socialistas a decisão sobre o cabeça-de-lista à autarquia nas …

PS considera “lamentável” caso da Câmara de Lisboa e critica "atitude cínica" de Rio

O secretário-geral adjunto do PS considerou hoje “lamentável" a partilha de dados de manifestantes russos pela Câmara de Lisboa e anunciou que o Governo está a preparar uma nova lei sobre o direito de manifestação. Em …

Oito concelhos dos distritos de Faro e Bragança em risco máximo de incêndio

Oito concelhos dos distritos de Faro e Bragança apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de São Brás …

Encontrado num saco no mar o corpo de Olivia, uma das irmãs raptadas pelo pai em Tenerife

O corpo da pequena Olivia, de 6 anos, uma das duas irmãs raptadas pelo pai em Tenerife, nas Ilhas Canárias, foi encontrado no fundo do mar, dentro de um saco. Ao seu lado, estava outro …

Bolsonaro quer desobrigar o uso de máscara para vacinados

O Presidente brasileiro afirmou, esta quinta-feira, que o seu Governo irá publicar um parecer que desobriga o uso de máscaras para cidadãos já vacinados contra a covid-19 e para os que já estiveram infetados. "Acabei de …