Nenhuma morte associada à covid-19 nas últimas 24 horas. Mas há mais 572 casos

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 572 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da DGS, dos 572 novos casos, 264 são na região de Lisboa e Vale do Tejo. Na região Norte há mais 159 infetados do que nas últimas 24 horas, no Centro 64, nos Açores 38, no Alentejo 22, na Madeira 14 e no Algarve 11 casos.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 847.006. Há, neste momento, 22.452 casos ativos, mais 105 do que na quarta-feira.

Não se registou nenhum óbito associado à doença nas últimas 24 horas, estando confirmadas, tal como ontem, 17.022 mortes.

Neste momento, existem 233 doentes internados em Portugal, dos quais 53 nos cuidados intensivos, indicadores iguais aos do dia de ontem.

O boletim da DGS também aponta para mais 467 doentes recuperados, verificando-se já um total de 807.532 pessoas. Há ainda 21.834 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, mais 1221 em relação ao dia de ontem.

Na chamada matriz de risco, Portugal já está na zona amarela. O país tem uma média de 57,8 casos de infeção por 100 mil habitantes e o índice de transmissibilidade (Rt) mantém-se nos 1,07.

Esta terça-feira, o Governo anunciou que o processo de vacinação vai acelerar em todo o território continental, e não apenas em Lisboa como tinha sido anunciado inicialmente, alargando-o a maiores de 40 e 30 anos a partir de 6 e 20 de junho, respetivamente.

A pandemia da covid-19 já matou, até hoje, quase 3,5 milhões de pessoas em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, em dezembro de 2019, segundo a agência francesa France-Presse.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Miguel Frasquilho vai ser substituído por Manuel Beja como chairman da TAP

Miguel Frasquilho vai deixar a presidência do conselho de administração da TAP para dar lugar a Manuel Beja, um matemático do ISEG com experiência de gestão. De acordo com o jornal online ECO, o Governo deixou …

Lisboa "está numa situação que não é fácil" e não vai avançar no desconfinamento

Lisboa não vai avançar para a próxima fase de desconfinamento, anunciou esta terça-feira o presidente da autarquia, o socialista Fernando Medina, que considerou que a capital “não está em condições de fazer esse avanço”. De acordo …

Resposta ao medo em bebés pode ser moldada pelo microbioma intestinal

Cientistas descobriram que até a resposta ao medo em bebés pode ser parcialmente determinada pela composição das bactérias que vivem dentro do intestino. Tal como conta o site Science Alert, uma equipa descobriu que bebés com …

Parlamento Europeu aprova certificado covid-19. Entra em vigor a 1 de julho

O Parlamento Europeu aprovou a adoção do certificado digital covid-19, que permitirá aos cidadãos comunitários já vacinados, recuperados de uma infeção ou testados viajar sem restrições dentro da União Europeia a partir de 1 de …

Portugal tem 9,6% de probabilidade de vencer o Euro 2020

França é claramente favorita no grupo de Portugal e no próprio torneio. Vice-campeã mundial aparece mais abaixo na lista. É sempre uma previsão, que como todas pode dar errada, mas o The Analyst prevê que a …

Cerca de 40% dos portugueses já foram vacinados com a primeira dose

Perto de quatro milhões de portugueses receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, o equivalente a 39% da população, e mais de 2,3 milhões têm a vacinação completa, anunciou a Direção-Geral da Saúde …

Diego Llorente é o segundo jogador da seleção espanhola com covid-19

O defesa central é o segundo jogador da seleção espanhola a testar positivo ao novo coronavírus, depois do capitão Sergio Busquets, anunciou, esta quarta-feira, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). "A RFEF lamenta comunicar que …

"Declaração insultuosa". Costa responde a Rio

O primeiro-ministro considerou insultuosas as acusações proferidas pelo presidente do PSD sobre a escolha do professor universitário Pedro Adão e Silva para comissário executivo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Numa publicação na …

Peixe-leão ameaça vida marinha ao longo da costa brasileira

Desde que chegou ao norte do Oceano Atlântico, há menos de 30 anos, o peixe-leão tornou-se rapidamente uma das espécies invasoras mais difundidas e vorazes, impactando negativamente os ecossistemas marinhos - especialmente os recifes de …

O nosso Universo era um vasto oceano de líquido (surpreendentemente semelhante à água)

Uma equipa de físicos usou o maior acelerador de partículas do mundo, o Large Hadron Collider (LHC), na Suíça, para esmagar partículas de chumbo a uma velocidade quase impercetível. Era uma tentativa de recriar a …