Vacinação vai acelerar. Auto-agendamento para pessoas com mais de 50 anos a partir de hoje

Fernando Veludo / Lusa

O vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da “task force” de vacinação contra a covid-19

Em entrevista à TVI, o coordenador do plano de vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo, disse que o auto-agendamento online para pessoas com 50 anos ou mais deverá abrir na tarde desta quinta-feira.

O responsável pelo plano de vacinação em Portugal disse que as pessoas com 50 ou mais anos já estão a ser vacinadas através do agendamento local, ou seja, contactadas pelas autoridades de saúde. No entanto, adiantou que o auto-agendamento online para esta faixa etária deverá abrir na tarde desta quinta-feira.

Sobre o ritmo de vacinação, Gouveia e Melo disse que será acelerado em todo o país, uma vez que irão chegar a Portugal mais doses da vacina. Atualmente, estão a ser administradas, em média, 80 mil inoculações por dia, avançou, citado pelo jornal Público.

Na entrevista, o vice-almirante justificou que as diferenças regionais na vacinação se devem principalmente às assimetrias etárias.

Lisboa e Vale do Tejo, Algarve e Norte são as regiões que estavam mais atrasadas nesse processo sendo que, até ao momento, a vacinação estava a decorrer “por faixas etárias” para cobrir a dos 60 anos e cada região tem uma estrutura diferente.

Ao “proteger a faixa etária acima dos 60 anos”, grupo que “estamos a acabar de vacinar esta semana”, “protegemos em termos de incidência histórica de mortes e internamentos 90% da população que foi internada nesta pandemia de covid”, acrescentou.

Confrontado com a sugestão de Marcelo Rebelo de Sousa para que sejam feitas alterações na matriz de risco, Gouveia e Melo disse concordar com o Presidente. “Este é o momento certo” para ser feita uma revisão.

“A parte mais frágil da população está quase completamente protegida. A forma de raciocinar sobre a pandemia tem de mudar”, acrescentou o responsável pela task force.

Sobre a imunidade de grupo, o responsável alertou que é um “passo importante do processo”, mas “não é o fim”. “Não sei se depois disso não teremos de manter um ritmo elevado para conseguir atingir outros objetivos”, avisou.

Apesar disso, mostrou-se confiante de que a imunidade será atingida na altura prevista, em agosto, se tudo correr bem com a entrega das vacinas nos prazos acordados com as farmacêuticas

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …

Portugal aguarda "luz verde" da EMA para avançar com terceira dose aos idosos

Portugal aguarda a autorização da Agência Europeia de Medicamentos para avançar com a administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 65 anos. Com base nos resultados de dois grandes estudos científicos …

E depois de Merkel? Alemanha já sente falta da Chanceler que saiu da sombra para salvar o seu "delfim"

Angela Merkel tinha prometido ficar afastada das eleições legislativas deste domingo, na Alemanha, mas saiu da sombra para apoiar o seu "delfim", o candidato da CDU, Armin Laschet, que deverá disputar a vitória com o …

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal, disse a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Em três semanas, chegaram 178 refugiados afegãos a Portugal. A secretária de …

Arranca hoje a conferência dos Trabalhistas - num clima de "guerra civil" entre Starmer e os Corbynistas

A proposta de Starmer de mudar a sistema de eleição do líder dos Trabalhistas tem suscitado muitas críticas, num partido que já estava profundamente dividido entre os membros mais conservadores e os membros leais a …

Multinacional oferece emprego qualificado em Portugal mas não tem candidatos

Um engenheiro de Mirandela regressou à terra para instalar na cidade transmontana o polo principal de uma nova multinacional na área da energia que está a recrutar, mas não consegue candidatos para emprego qualificado. Manuel Lemos …