Vacinação vai acelerar. Auto-agendamento para pessoas com mais de 50 anos a partir de hoje

Fernando Veludo / Lusa

O vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da “task force” de vacinação contra a covid-19

Em entrevista à TVI, o coordenador do plano de vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo, disse que o auto-agendamento online para pessoas com 50 anos ou mais deverá abrir na tarde desta quinta-feira.

O responsável pelo plano de vacinação em Portugal disse que as pessoas com 50 ou mais anos já estão a ser vacinadas através do agendamento local, ou seja, contactadas pelas autoridades de saúde. No entanto, adiantou que o auto-agendamento online para esta faixa etária deverá abrir na tarde desta quinta-feira.

Sobre o ritmo de vacinação, Gouveia e Melo disse que será acelerado em todo o país, uma vez que irão chegar a Portugal mais doses da vacina. Atualmente, estão a ser administradas, em média, 80 mil inoculações por dia, avançou, citado pelo jornal Público.

Na entrevista, o vice-almirante justificou que as diferenças regionais na vacinação se devem principalmente às assimetrias etárias.

Lisboa e Vale do Tejo, Algarve e Norte são as regiões que estavam mais atrasadas nesse processo sendo que, até ao momento, a vacinação estava a decorrer “por faixas etárias” para cobrir a dos 60 anos e cada região tem uma estrutura diferente.

Ao “proteger a faixa etária acima dos 60 anos”, grupo que “estamos a acabar de vacinar esta semana”, “protegemos em termos de incidência histórica de mortes e internamentos 90% da população que foi internada nesta pandemia de covid”, acrescentou.

Confrontado com a sugestão de Marcelo Rebelo de Sousa para que sejam feitas alterações na matriz de risco, Gouveia e Melo disse concordar com o Presidente. “Este é o momento certo” para ser feita uma revisão.

“A parte mais frágil da população está quase completamente protegida. A forma de raciocinar sobre a pandemia tem de mudar”, acrescentou o responsável pela task force.

Sobre a imunidade de grupo, o responsável alertou que é um “passo importante do processo”, mas “não é o fim”. “Não sei se depois disso não teremos de manter um ritmo elevado para conseguir atingir outros objetivos”, avisou.

Apesar disso, mostrou-se confiante de que a imunidade será atingida na altura prevista, em agosto, se tudo correr bem com a entrega das vacinas nos prazos acordados com as farmacêuticas

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Máfia do marisco" controla mercado ilegal do pepino-do-mar, a iguaria que também existe em Portugal

O pepino-do-mar é altamente procurado na China e no sudeste asiático. A chamada "máfia do marisco" controla o mercado ilegal desta iguaria que também existe em Portugal. O pepinos-do-mar é uma iguaria da cozinha asiática e, …

Com o aumento dos casos de covid-19, o Nepal pede ajuda urgente com vacinas

O número de casos no Nepal continua a aumentar a olhos vistos. Como tal, o pequeno país está a pedir ajuda internacional urgente com vacinas contra a covid-19. O Nepal tem atualmente uma das maiores taxas …

Costa quer diálogo à esquerda e recusa "direita complacente" com agenda do Chega

Esta quinta-feira, António Costa foi até à sede do PS, no Largo do Rato, em Lisboa, para entregar a sua moção de orientação política ao Congresso socialista, que se realiza a 10 e 11 de …

A Fosse Dionne, em França, motivou lendas. Mas há um mistério que persiste até hoje

No coração da idílica região da Borgonha, em França, há uma das atrações mais misteriosas: um poço, aparentemente sem fundo, conhecido como Fosse Dionne. A Fosse Dionne é, segundo o How Stuff Works, uma fonte cáustica …

Maioria dos partidos quer reestruturação do SEF discutida no Parlamento. Governo refuta

A maioria dos partidos defendeu, esta quinta-feira, que a restruturação do SEF deve passar pela Assembleia da República, mas o ministro da Administração Interna refutou esse pedido, considerando que o SEF "não é uma força …

Reino Unido recebe 34.000 pedidos de visto de Hong Kong em dois meses

Em apenas dois meses houve 34.000 pedidos de um novo visto criado pelo Governo do Reino Unido para pessoas de Hong Kong que buscam residência no país, revelaram as autoridades britânicas. De acordo com o Guardian, …

Comemorações do 10 de Junho em Bruxelas canceladas devido à covid-19

As comemorações do 10 de Junho em Bruxelas foram canceladas por decisão do chefe de Estado, em acordo com o Governo, devido à situação sanitária local. Em resposta a uma questão enviada por escrito pela agência …

Teletrabalho obrigatório em todos os concelhos do continente até 13 de junho

O teletrabalho vai manter-se obrigatório em todos os concelhos de Portugal continental até 13 de junho, coincidindo com a prorrogação da situação de calamidade. "As regras atualmente em vigor em Resolução de Conselho de Ministros são …

Hong Kong aprova lei que reduz o poder de eleitores e aumenta a influência de Pequim

Hong Kong aprovou na quinta-feira uma lei que reduz drasticamente a capacidade de voto da população e aumenta o número de legisladores pró-Pequim. Segundo avançou esta quinta-feira a Time, esta nova lei autoriza o departamento de …

"Não vai haver empréstimo do Estado". Novo Banco deverá receber mais 429 milhões

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o diploma que altera o quadro de financiamento do Fundo de Resolução, permitindo que este se financie junto da banca para concretizar a transferência para o Novo Banco.  Na …