No Dia Internacional do Enfermeiro, os agradecimentos deram a volta ao mundo

Nabil Mounzer / EPA

Esta terça-feira, comemorou-se o Dia Internacional do Enfermeiro. Em tempos de pandemia de covid-19, as felicitações e agradecimentos deram a volta ao mundo.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou o esforço dos enfermeiros numa mensagem gravada que a respetiva ordem profissional divulgou esta terça-feira numa videoconferência: “Elas e eles, infetadas, infetados, de quarentena, saindo da quarentena para recomeçar, longe das famílias, sacrificando as famílias, não sabendo o que é o dia seguinte”, descreveu Marcelo, citado pelo semanário Expresso.

O país “não precisou da pandemia para dever aos enfermeiros” e que a dívida de gratidão se expressa “mesmo quando partem para fora porque não encontram em Portugal as condições de trabalho que consideram ideais, mesmo quando há setores da opinião pública que não compreendem a saga dos enfermeiros“.

Também a ministra da Saúde, Marta Temido, disse que os enfermeiros “têm sido a melhor garantia da continuidade dos cuidados de saúde primários, dos cuidados hospitalares, nos domicílios aos doentes da rede nacional de cuidados continuados integrados, das linhas de saúde do SNS24 e também da visitação a lares e estruturas que foram construídas por necessidade destes tempos muitos exigentes”.

Temido reconheceu que 2020 “tem sido um ano particularmente exigente para todos os profissionais de saúde”. A ministra, cuja relação com a classe nem sempre foi fácil, aludiu às “aspirações da profissão de enfermagem”, que “têm o acolhimento da maioria da população”. Falou ainda de “um grande esforço da parte de todos para conseguir extrair soluções e responder aos tempos que aí vêm”.

Os agradecimentos não se limitaram às fronteiras portuguesas, tendo mesmo corrido o mundo.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, num vídeo publicado no Twitter aproveitou para recordar a mulher que ficou como símbolo da profissão de enfermagem, Florence Nightingale.

“Ela revolucionou os cuidados de saúde na era vitoriana, estabelecendo princípios que se mantêm até hoje. Mudou e formou a própria perceção do que é uma enfermeira e do que deve ser, transformando o trabalho naquilo a que chamava ‘a mais bela das belas artes’. E ao fazê-lo salvou vidas, não só no seu tempo e no seu país, mas as décadas seguintes e em todos os cantos do globo”.

Há duas semanas, Boris agradeceu a dois enfermeiros, um deles português, por o terem ajudado a ultrapassar a infeção de covid-19, que o levou mesmo ao internamento nos cuidados intensivos.

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, também deixou uma mensagem no Twitter. “O Dia Internacional do Enfermeiro é um dia especial para exprimir gratidão aos enfermeiros fenomenais que trabalham 24 horas por dia para manter saudável o nosso planeta. Neste momento, estão a fazer um grande trabalho para derrotar a covid-19. Estamos extremamente agradecidos aos enfermeiros e às suas famílias”, escreveu.

A rainha Isabel II, que está confinada “por tempo indeterminado”, participou esta terça-feira numa ação concertada da Família Real Britânica para sinalizar o seu apoio e reconhecimento à comunidade de enfermeiros e enfermeiras de toda a Commonwealth. Na ação, que envolveu chamadas, vídeochamadas e conversas textuais com enfermeiros de inúmeros países, participaram o Príncipe Carlos, a duquesa da Cornualha, Camila, os Príncipes William e Kate, duques de Cambridge, a Princesa Ana, a Condessa de Wessex, Sofia, e a Princesa Alexandra.

“Isto é um dia realmente importante porque obviamente todos [os enfermeiros] têm tido um papel muito importante para desempenhar em tempos recentes”, disse a rainha, citada pelo Observador.

https://twitter.com/KensingtonRoyal/status/1260223207568793601

Segundo a BBC, a realeza britânica acredita que “esta pode ser a primeira vez que foi tornada pública uma gravação áudio de uma chamada telefónica feita pela Rainha”.

De acordo com o jornal Público, o Papa Francisco aproveitou o Dia Internacional dos Enfermeiros para elogiar todos os profissionais no mundo, notando a importância da profissão durante a pandemia.

A mensagem do Papa surgiu na missa diária que tem realizado na capela da Casa Santa Marta. O Papa pediu a todos os que o acompanham a transmissão online para rezar “pelos enfermeiros, homens e mulheres, raparigas e rapazes” que apoiam os serviços de saúde globalmente.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha sem mortes pelo segundo dia consecutivo. Há 41 mil profissionais de saúde infetados

Espanha registou esta terça-feira o segundo dia consecutivo sem mortes associadas à covid-19, mantendo-se o total 27.127 de óbitos desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades de saúde. O ministério da Saúde de Espanha informou …

Petição pela "anulação imediata" do Avante já conta com mais de 16 mil assinaturas

Uma petição online para a "anulação imediata" da Festa do Avante!, a festa anual organizada pelo PCP, conta já com mais de 16 mil assinaturas. Às 10:30 desta quarta-feira, a petição, disponível no portal Petição Pública, …

Venda de Wendel ao Everton sofre revés. Nápoles e Nice entram em jogo

A licença de trabalho pode deitar por terra uma eventual transferência de Wendel para o Everton. O Nápoles é o favorito na corrida à sua contratação, mas o Nice também está atento. As negociações entre o …

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

A “cerimónia simbólica” comemorativa do Dia de Portugal que se realizará no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, terá apenas oito presenças, incluindo o chefe de Estado e o presidente desta edição do 10 de Junho, …

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …