No Dia Internacional do Enfermeiro, os agradecimentos deram a volta ao mundo

Nabil Mounzer / EPA

Esta terça-feira, comemorou-se o Dia Internacional do Enfermeiro. Em tempos de pandemia de covid-19, as felicitações e agradecimentos deram a volta ao mundo.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou o esforço dos enfermeiros numa mensagem gravada que a respetiva ordem profissional divulgou esta terça-feira numa videoconferência: “Elas e eles, infetadas, infetados, de quarentena, saindo da quarentena para recomeçar, longe das famílias, sacrificando as famílias, não sabendo o que é o dia seguinte”, descreveu Marcelo, citado pelo semanário Expresso.

O país “não precisou da pandemia para dever aos enfermeiros” e que a dívida de gratidão se expressa “mesmo quando partem para fora porque não encontram em Portugal as condições de trabalho que consideram ideais, mesmo quando há setores da opinião pública que não compreendem a saga dos enfermeiros“.

Também a ministra da Saúde, Marta Temido, disse que os enfermeiros “têm sido a melhor garantia da continuidade dos cuidados de saúde primários, dos cuidados hospitalares, nos domicílios aos doentes da rede nacional de cuidados continuados integrados, das linhas de saúde do SNS24 e também da visitação a lares e estruturas que foram construídas por necessidade destes tempos muitos exigentes”.

Temido reconheceu que 2020 “tem sido um ano particularmente exigente para todos os profissionais de saúde”. A ministra, cuja relação com a classe nem sempre foi fácil, aludiu às “aspirações da profissão de enfermagem”, que “têm o acolhimento da maioria da população”. Falou ainda de “um grande esforço da parte de todos para conseguir extrair soluções e responder aos tempos que aí vêm”.

Os agradecimentos não se limitaram às fronteiras portuguesas, tendo mesmo corrido o mundo.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, num vídeo publicado no Twitter aproveitou para recordar a mulher que ficou como símbolo da profissão de enfermagem, Florence Nightingale.

“Ela revolucionou os cuidados de saúde na era vitoriana, estabelecendo princípios que se mantêm até hoje. Mudou e formou a própria perceção do que é uma enfermeira e do que deve ser, transformando o trabalho naquilo a que chamava ‘a mais bela das belas artes’. E ao fazê-lo salvou vidas, não só no seu tempo e no seu país, mas as décadas seguintes e em todos os cantos do globo”.

Há duas semanas, Boris agradeceu a dois enfermeiros, um deles português, por o terem ajudado a ultrapassar a infeção de covid-19, que o levou mesmo ao internamento nos cuidados intensivos.

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, também deixou uma mensagem no Twitter. “O Dia Internacional do Enfermeiro é um dia especial para exprimir gratidão aos enfermeiros fenomenais que trabalham 24 horas por dia para manter saudável o nosso planeta. Neste momento, estão a fazer um grande trabalho para derrotar a covid-19. Estamos extremamente agradecidos aos enfermeiros e às suas famílias”, escreveu.

A rainha Isabel II, que está confinada “por tempo indeterminado”, participou esta terça-feira numa ação concertada da Família Real Britânica para sinalizar o seu apoio e reconhecimento à comunidade de enfermeiros e enfermeiras de toda a Commonwealth. Na ação, que envolveu chamadas, vídeochamadas e conversas textuais com enfermeiros de inúmeros países, participaram o Príncipe Carlos, a duquesa da Cornualha, Camila, os Príncipes William e Kate, duques de Cambridge, a Princesa Ana, a Condessa de Wessex, Sofia, e a Princesa Alexandra.

“Isto é um dia realmente importante porque obviamente todos [os enfermeiros] têm tido um papel muito importante para desempenhar em tempos recentes”, disse a rainha, citada pelo Observador.

https://twitter.com/KensingtonRoyal/status/1260223207568793601

Segundo a BBC, a realeza britânica acredita que “esta pode ser a primeira vez que foi tornada pública uma gravação áudio de uma chamada telefónica feita pela Rainha”.

De acordo com o jornal Público, o Papa Francisco aproveitou o Dia Internacional dos Enfermeiros para elogiar todos os profissionais no mundo, notando a importância da profissão durante a pandemia.

A mensagem do Papa surgiu na missa diária que tem realizado na capela da Casa Santa Marta. O Papa pediu a todos os que o acompanham a transmissão online para rezar “pelos enfermeiros, homens e mulheres, raparigas e rapazes” que apoiam os serviços de saúde globalmente.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …