No Dia Internacional do Enfermeiro, os agradecimentos deram a volta ao mundo

Nabil Mounzer / EPA

Esta terça-feira, comemorou-se o Dia Internacional do Enfermeiro. Em tempos de pandemia de covid-19, as felicitações e agradecimentos deram a volta ao mundo.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou o esforço dos enfermeiros numa mensagem gravada que a respetiva ordem profissional divulgou esta terça-feira numa videoconferência: “Elas e eles, infetadas, infetados, de quarentena, saindo da quarentena para recomeçar, longe das famílias, sacrificando as famílias, não sabendo o que é o dia seguinte”, descreveu Marcelo, citado pelo semanário Expresso.

O país “não precisou da pandemia para dever aos enfermeiros” e que a dívida de gratidão se expressa “mesmo quando partem para fora porque não encontram em Portugal as condições de trabalho que consideram ideais, mesmo quando há setores da opinião pública que não compreendem a saga dos enfermeiros“.

Também a ministra da Saúde, Marta Temido, disse que os enfermeiros “têm sido a melhor garantia da continuidade dos cuidados de saúde primários, dos cuidados hospitalares, nos domicílios aos doentes da rede nacional de cuidados continuados integrados, das linhas de saúde do SNS24 e também da visitação a lares e estruturas que foram construídas por necessidade destes tempos muitos exigentes”.

Temido reconheceu que 2020 “tem sido um ano particularmente exigente para todos os profissionais de saúde”. A ministra, cuja relação com a classe nem sempre foi fácil, aludiu às “aspirações da profissão de enfermagem”, que “têm o acolhimento da maioria da população”. Falou ainda de “um grande esforço da parte de todos para conseguir extrair soluções e responder aos tempos que aí vêm”.

Os agradecimentos não se limitaram às fronteiras portuguesas, tendo mesmo corrido o mundo.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, num vídeo publicado no Twitter aproveitou para recordar a mulher que ficou como símbolo da profissão de enfermagem, Florence Nightingale.

“Ela revolucionou os cuidados de saúde na era vitoriana, estabelecendo princípios que se mantêm até hoje. Mudou e formou a própria perceção do que é uma enfermeira e do que deve ser, transformando o trabalho naquilo a que chamava ‘a mais bela das belas artes’. E ao fazê-lo salvou vidas, não só no seu tempo e no seu país, mas as décadas seguintes e em todos os cantos do globo”.

Há duas semanas, Boris agradeceu a dois enfermeiros, um deles português, por o terem ajudado a ultrapassar a infeção de covid-19, que o levou mesmo ao internamento nos cuidados intensivos.

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, também deixou uma mensagem no Twitter. “O Dia Internacional do Enfermeiro é um dia especial para exprimir gratidão aos enfermeiros fenomenais que trabalham 24 horas por dia para manter saudável o nosso planeta. Neste momento, estão a fazer um grande trabalho para derrotar a covid-19. Estamos extremamente agradecidos aos enfermeiros e às suas famílias”, escreveu.

A rainha Isabel II, que está confinada “por tempo indeterminado”, participou esta terça-feira numa ação concertada da Família Real Britânica para sinalizar o seu apoio e reconhecimento à comunidade de enfermeiros e enfermeiras de toda a Commonwealth. Na ação, que envolveu chamadas, vídeochamadas e conversas textuais com enfermeiros de inúmeros países, participaram o Príncipe Carlos, a duquesa da Cornualha, Camila, os Príncipes William e Kate, duques de Cambridge, a Princesa Ana, a Condessa de Wessex, Sofia, e a Princesa Alexandra.

“Isto é um dia realmente importante porque obviamente todos [os enfermeiros] têm tido um papel muito importante para desempenhar em tempos recentes”, disse a rainha, citada pelo Observador.

https://twitter.com/KensingtonRoyal/status/1260223207568793601

Segundo a BBC, a realeza britânica acredita que “esta pode ser a primeira vez que foi tornada pública uma gravação áudio de uma chamada telefónica feita pela Rainha”.

De acordo com o jornal Público, o Papa Francisco aproveitou o Dia Internacional dos Enfermeiros para elogiar todos os profissionais no mundo, notando a importância da profissão durante a pandemia.

A mensagem do Papa surgiu na missa diária que tem realizado na capela da Casa Santa Marta. O Papa pediu a todos os que o acompanham a transmissão online para rezar “pelos enfermeiros, homens e mulheres, raparigas e rapazes” que apoiam os serviços de saúde globalmente.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Três portugueses entre os cinco mortos em colapso de escola na Bélgica

No dia de ontem, as autoridades belgas confirmaram a morte de cinco pessoas, entre as quais três portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Para além dos dois corpos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Polónia | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …