//

No Dia Internacional do Enfermeiro, os agradecimentos deram a volta ao mundo

Nabil Mounzer / EPA

Esta terça-feira, comemorou-se o Dia Internacional do Enfermeiro. Em tempos de pandemia de covid-19, as felicitações e agradecimentos deram a volta ao mundo.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou o esforço dos enfermeiros numa mensagem gravada que a respetiva ordem profissional divulgou esta terça-feira numa videoconferência: “Elas e eles, infetadas, infetados, de quarentena, saindo da quarentena para recomeçar, longe das famílias, sacrificando as famílias, não sabendo o que é o dia seguinte”, descreveu Marcelo, citado pelo semanário Expresso.

O país “não precisou da pandemia para dever aos enfermeiros” e que a dívida de gratidão se expressa “mesmo quando partem para fora porque não encontram em Portugal as condições de trabalho que consideram ideais, mesmo quando há setores da opinião pública que não compreendem a saga dos enfermeiros“.

Também a ministra da Saúde, Marta Temido, disse que os enfermeiros “têm sido a melhor garantia da continuidade dos cuidados de saúde primários, dos cuidados hospitalares, nos domicílios aos doentes da rede nacional de cuidados continuados integrados, das linhas de saúde do SNS24 e também da visitação a lares e estruturas que foram construídas por necessidade destes tempos muitos exigentes”.

Temido reconheceu que 2020 “tem sido um ano particularmente exigente para todos os profissionais de saúde”. A ministra, cuja relação com a classe nem sempre foi fácil, aludiu às “aspirações da profissão de enfermagem”, que “têm o acolhimento da maioria da população”. Falou ainda de “um grande esforço da parte de todos para conseguir extrair soluções e responder aos tempos que aí vêm”.

Os agradecimentos não se limitaram às fronteiras portuguesas, tendo mesmo corrido o mundo.

Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, num vídeo publicado no Twitter aproveitou para recordar a mulher que ficou como símbolo da profissão de enfermagem, Florence Nightingale.

“Ela revolucionou os cuidados de saúde na era vitoriana, estabelecendo princípios que se mantêm até hoje. Mudou e formou a própria perceção do que é uma enfermeira e do que deve ser, transformando o trabalho naquilo a que chamava ‘a mais bela das belas artes’. E ao fazê-lo salvou vidas, não só no seu tempo e no seu país, mas as décadas seguintes e em todos os cantos do globo”.

Há duas semanas, Boris agradeceu a dois enfermeiros, um deles português, por o terem ajudado a ultrapassar a infeção de covid-19, que o levou mesmo ao internamento nos cuidados intensivos.

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, também deixou uma mensagem no Twitter. “O Dia Internacional do Enfermeiro é um dia especial para exprimir gratidão aos enfermeiros fenomenais que trabalham 24 horas por dia para manter saudável o nosso planeta. Neste momento, estão a fazer um grande trabalho para derrotar a covid-19. Estamos extremamente agradecidos aos enfermeiros e às suas famílias”, escreveu.

A rainha Isabel II, que está confinada “por tempo indeterminado”, participou esta terça-feira numa ação concertada da Família Real Britânica para sinalizar o seu apoio e reconhecimento à comunidade de enfermeiros e enfermeiras de toda a Commonwealth. Na ação, que envolveu chamadas, vídeochamadas e conversas textuais com enfermeiros de inúmeros países, participaram o Príncipe Carlos, a duquesa da Cornualha, Camila, os Príncipes William e Kate, duques de Cambridge, a Princesa Ana, a Condessa de Wessex, Sofia, e a Princesa Alexandra.

“Isto é um dia realmente importante porque obviamente todos [os enfermeiros] têm tido um papel muito importante para desempenhar em tempos recentes”, disse a rainha, citada pelo Observador.

https://twitter.com/KensingtonRoyal/status/1260223207568793601

Segundo a BBC, a realeza britânica acredita que “esta pode ser a primeira vez que foi tornada pública uma gravação áudio de uma chamada telefónica feita pela Rainha”.

De acordo com o jornal Público, o Papa Francisco aproveitou o Dia Internacional dos Enfermeiros para elogiar todos os profissionais no mundo, notando a importância da profissão durante a pandemia.

A mensagem do Papa surgiu na missa diária que tem realizado na capela da Casa Santa Marta. O Papa pediu a todos os que o acompanham a transmissão online para rezar “pelos enfermeiros, homens e mulheres, raparigas e rapazes” que apoiam os serviços de saúde globalmente.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.