Descoberta a obra mais antiga de Michelangelo. Foi desenhada aos 12 anos

(dr)

O desenho de um homem sentado, possuído por um colecionador britânico, é a obra mais antiga conservada do génio italiano Michelangelo.

De acordo com Timothy Clifford, um especialista sobre o Renascimento italiano, que falou com o The Telegraph, o desenho foi criado quando o artista tinha apenas 12 ou 13 anos.

Segundo o especialista, quando viu o desenho pela primeira vez, achou “muito provável” que pertencesse a Michelangelo. Após realizar uma investigação, chegou à conclusão de que, de facto, são “os primeiros esforços no desenho de um jovem que um dia se tornaria um dos artistas mais notáveis ​​que já existiu”. Na obra de arte, datada por volta de 1490, um homem senta-se num trono com um cetro na mão.

Felizmente, o trabalho escapou ao destino da maioria dos desenhos incompletos por Michelangelo, que foram queimados pelo próprio antes da sua morte, porque não queria que ninguém os visse, pensando que não eram tão bons, refere Clifford.

“Michelangelo usa duas variedades diferentes de tinta castanha, tem um jeito idiossincrático de desenhar, com barbas redondos e uma linha muito dura debaixo do nariz que também aparece no seu desenho um pouco mais tarde”, explica o especialista, explicando as peculiaridades do estilo de pintor. Segundo o especialista, neste desenho também destaca o estilo de sombreamento com linhas juntas.

O desenho foi comprado em 1989 por um colecionador britânico num leilão francês que, agora, prefere permanecer anónimo. O dono do desenho contactou Clifford depois de o historiador de arte Miles Chappell ter sugerido que a obra tivesse sido desenhada pelo artista italiano do Renascimento.

No ano passado, um investigador encontrou um desenho camuflado numa obra de Michelangelo e defende que se trata de um auto-retrato do artista e uma espécie de assinatura nas suas obras. Este pretenso auto-retrato escondido surge no desenho que Michelangelo fez de Vittoria Colonna, que era sua amiga próxima, e que se encontra exposto na coleção do Museu Britânico em Londres.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …