Descoberto um auto-retrato de Michelangelo escondido numa obra do artista

Jacopino del Conte (1513–1598)

Michelangelo pintado por Jacopino del Conte.

Um investigador encontrou um desenho camuflado numa obra de Michelangelo (1475-1564), e defende que se trata de um auto-retrato do artista e uma espécie de assinatura nas suas obras.

Este pretenso auto-retrato escondido surge no desenho que Michelangelo (1475-1564) fez de Vittoria Colonna, que era sua amiga próxima, e que se encontra exposto na colecção do Museu Britânico em Londres.

Na pintura datada de 1525, o investigador Deivis de Campos, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, no Brasil, detectou a presença de uma figura masculina de pé, na área em frente ao abdómen da mulher retratada, entre as linhas que fazem parte do seu vestido.

Michelangelo (1475–1564)

Retrato de Vittoria Colonna feito por Michelangelo com o detalhe do auto-retrato do artista assinalado.

A caricatura está inclinada para a frente num ângulo agudo, como se ela própria estivesse a desenhar ou a pintar, evidencia o investigador no artigo científico publicado na Clinical Anatomy.

Este alegado auto-retrato de Michelangelo será semelhante ao que o artista desenhou ao lado de uma obra dedicada ao amigo Giovanni de Pistoia, em 1509, reporta a revista brasileira Época. Nesse desenho, o artista ilustrou-se de pé, a pintar a Capela Sistina, no Vaticano.

Deivis de Campos acredita que o auto-retrato escondido por Michelangelo pode ser uma espécie de assinatura do artista. O investigador lembra que na época em que ele viveu, os artistas enfrentavam muitas restrições, pelo que talvez não tivessem autorização para assinar as suas obras. Michelangelo terá, assim, encontrado um subterfúgio para deixar uma marca nas mesmas.

Este suposto auto-retrato de Michelangelo pode agora “servir como uma ferramenta para analisar as prováveis dimensões corporais do artista e até, o estado de saúde durante esse período da sua vida”, repara Deivis de Campos no artigo científico.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A figura está lá, em nítidos contornos. Duvido é que se trate de um auto-retrato do artista.
    Poderá ter sido esboçada bem antes do retrato de Vittoria Colonna, como estudo, apanhado de “instantâneo” sem intenção de aproveitamento futuro, ou como “croquis” subsidiário de obra em elaboração: pintura ou escultura. E o suporte para o retrato de Vittoria tenha sido o mesmo. Há que investigar as realizações do mestre anteriores ao retrato de Vittoria. Quem sabe se em alguma delas não aparecerá uma replica definitiva do apontamento aqui detectado.

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …