//

Descoberto um auto-retrato de Michelangelo escondido numa obra do artista

2

Jacopino del Conte (1513–1598)

Michelangelo pintado por Jacopino del Conte.

Um investigador encontrou um desenho camuflado numa obra de Michelangelo (1475-1564), e defende que se trata de um auto-retrato do artista e uma espécie de assinatura nas suas obras.

Este pretenso auto-retrato escondido surge no desenho que Michelangelo (1475-1564) fez de Vittoria Colonna, que era sua amiga próxima, e que se encontra exposto na colecção do Museu Britânico em Londres.

Na pintura datada de 1525, o investigador Deivis de Campos, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, no Brasil, detectou a presença de uma figura masculina de pé, na área em frente ao abdómen da mulher retratada, entre as linhas que fazem parte do seu vestido.

Michelangelo (1475–1564)

Retrato de Vittoria Colonna feito por Michelangelo com o detalhe do auto-retrato do artista assinalado.

A caricatura está inclinada para a frente num ângulo agudo, como se ela própria estivesse a desenhar ou a pintar, evidencia o investigador no artigo científico publicado na Clinical Anatomy.

Este alegado auto-retrato de Michelangelo será semelhante ao que o artista desenhou ao lado de uma obra dedicada ao amigo Giovanni de Pistoia, em 1509, reporta a revista brasileira Época. Nesse desenho, o artista ilustrou-se de pé, a pintar a Capela Sistina, no Vaticano.

Deivis de Campos acredita que o auto-retrato escondido por Michelangelo pode ser uma espécie de assinatura do artista. O investigador lembra que na época em que ele viveu, os artistas enfrentavam muitas restrições, pelo que talvez não tivessem autorização para assinar as suas obras. Michelangelo terá, assim, encontrado um subterfúgio para deixar uma marca nas mesmas.

Este suposto auto-retrato de Michelangelo pode agora “servir como uma ferramenta para analisar as prováveis dimensões corporais do artista e até, o estado de saúde durante esse período da sua vida”, repara Deivis de Campos no artigo científico.

ZAP //

2 Comments

  1. A figura está lá, em nítidos contornos. Duvido é que se trate de um auto-retrato do artista.
    Poderá ter sido esboçada bem antes do retrato de Vittoria Colonna, como estudo, apanhado de “instantâneo” sem intenção de aproveitamento futuro, ou como “croquis” subsidiário de obra em elaboração: pintura ou escultura. E o suporte para o retrato de Vittoria tenha sido o mesmo. Há que investigar as realizações do mestre anteriores ao retrato de Vittoria. Quem sabe se em alguma delas não aparecerá uma replica definitiva do apontamento aqui detectado.

  2. É lamentavel ler sandices como estas, o pesquisador em questão devia procurar a definição de auto retrato. Prefiro nem comentar a pretensão do mesmo de definir tamanho do artista e seu estado de saúde. Sugiro que defina meu estado de ânimo ao ler essa bravata toda.
    Fernando Cezan

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.