Decisão “dolorosa”, mas Santuário de Fátima mantém 13 de maio sem peregrinos

José Gomes / Flickr

As celebrações do 13 de maio não vão ter peregrinos no Santuário de Fátima, confirmou, este domingo, o cardeal Dom António Marto.

Apesar de o Governo ter demonstrado abertura para haver no Santuário de Fátima uma situação de exceção como a verificada nas celebrações do 1.º de Maio, a Igreja decidiu manter a sua decisão inicial.

“Tendo surgido informações de que o Santuário de Fátima poderia fazer a peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de maio com a presença dos peregrinos no recinto de oração, o bispo de Leiria-Fatima, cardeal D. António Marto, esclarece que se mantém a decisão anteriormente anunciada de realizar estas celebrações com o recinto fechado, sem a habitual participação de peregrinos”, refere um comunicado do gabinete do bispo de Leiria-Fátima, citado pelo semanário Expresso.

“A decisão da Igreja Católica de seguir as indicações das autoridades civis no sentido de suspender as celebrações religiosas decorre da responsabilidade de fazer o que está ao seu alcance para não colocar em perigo a saúde pública, em sintonia com o mandato evangélico do amor ao próximo”, lê-se na mesma nota.

A Igreja considera “que um aglomerado de pessoas na Cova da Iria a 12 e 13 de maio, numa altura em que o risco epidémico é elevado, contraria as orientações das autoridades de saúde” e, por isso, “numa atitude de colaboração com as competentes autoridades civis”, respeita “as orientações de realizar estas celebrações com uma presença simbólica de participantes, intervenientes na celebração e funcionários do Santuário de Fátima.”

“Por mais que o nosso coração desejasse estar em Fátima a celebrar comunitariamente neste lugar como acontece desde 1917, a prudência aconselha-nos que desta vez não seja assim. Mantemos esta opção dolorosa na expectativa de quanto antes podermos ter neste Santuário as multidões que na alegria da fé se reúnem para celebrar e rezar.”

Este sábado, numa entrevista à SIC, a ministra da Saúde, Marta Temido, disse que as celebrações do 13 de maio eram “uma possibilidade”, desde que sejam uma opção dos organizadores e cumpridas as regras sanitárias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Noah, de apenas dois anos, está desaparecido desde quarta-feira. Cadela, peça de roupa e pegadas encontradas

Um menino de dois anos está desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã. A GNR e PJ estão no local a fazer buscas com auxílio de populares que se juntaram às autoridades. Ao …

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …