/

Cuba satisfaz pedido de Washington e inicia libertação de presos políticos

Cuba libertou hoje diversos presos políticos incluídos numa lista que os Estados Unidos entregaram a Havana numa decisão que confirma o início da aproximação diplomática entre os dois países, disse hoje o Departamento de Estado.

“Já foram libertados alguns desses prisioneiros”, declarou a porta-voz da diplomacia norte-americana, Jennifer Psaki, sem precisar o número de detidos abrangidos e incluídos numa lista de 53 nomes que Washington submeteu a Havana.

“Queríamos evidentemente que isso fosse concluído o mais cedo possível”, insistiu a responsável.

Os presidentes norte-americano e cubano, Barack Obama e Raul Castro, anunciaram em 17 de Dezembro o início de um processo de normalização das relações diplomáticas, após mais de meio século de um embargo económico dos Estados Unidos contra a ilha comunista.

Esta aproximação histórica também suscitou críticas, incluindo no Congresso norte-americano, onde diversos eleitos consideraram que a administração de Obama deveria ter garantido à partida concessões de Havana sobre a questão dos direitos humanos.

As primeiras discussões oficiais entre os dois governos devem decorrer em Cuba ainda em janeiro, no âmbito das conversações regulares sobre imigração, devendo ser abordada a questão dos direitos humanos, como admitiu Psaki.

Esta deslocação de funcionários norte-americanos será a primeira missão de alto nível à ilha, e será liderada pela secretária de Estado adjunta para a América Latina, Roberta Jacobson.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.