Trump não quer pagar a Cuba danos do embargo americano

O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, quer impedir que Cuba peça indemnizações pelos danos causados ao país por mais de meio século de embargo norte-americano, declarou numa entrevista publicada esta sexta-feira.

Na entrevista concedida ao diário El Nuevo Herald, de Miami, Trump disse que pretende reunir-se nessa cidade da Florida com membros da comunidade cubano-norte-americana para defender perante eles a sua posição em relação a Cuba, indicando que vê com bons olhos a aproximação à ilha impulsionada pelo Presidente norte-americano, Barack Obama.

Contudo, o candidato republicano sublinha que os Estados Unidos devem impedir que o Governo cubano exija compensações pelos danos que o embargo causou ao país.

“Qualquer que seja o acordo que faça, deve ter um parágrafo importante que expresse que, em nenhuma circunstância, Cuba pode apresentar dentro de dois anos um pedido de 3.000 milhões de dólares aos Estados Unidos por danos”, disse o multimilionário nova-iorquino.

Trump, que nos últimos dias visitou, no âmbito da sua campanha eleitoral, a Florida, Estado que poderá ser decisivo no escrutínio de 08 de novembro, escusou-se a tomar posição sobre a lei “pés secos/pés molhados”, que permite aos cubanos que chegam a território norte-americano solicitar a residência, enquanto os que são intercetados no mar são devolvidos ao seu país.

Antes de opinar sobre essa lei, Trump quer ouvir “os cubanos que vieram para este país e vivem aqui” sobre ela.

Se for eleito Presidente, o candidato republicano assegurou que fará pressão para que os norte-americanos acusados de terrorismo sejam julgados num tribunal militar da base naval que os Estados Unidos têm em Guantanamo, Cuba.

O polémico candidato aproveitou também a entrevista para negar que as alterações climáticas sejam obra humana: “Não acredito muito que as alterações climáticas sejam obra do homem. Poderá haver algum impacto, mas não creio que seja devastador”.

Disse ainda que pedirá ao Congresso “alguns fundos” para o combate ao vírus Zika em Miami, onde foi declarado um surto da doença transmitida pelo mosquito.

Sobre a Venezuela, observou que “tem neste momento grandes problemas, inclusive para obter alimentos”.

Ao recordar o falecido Presidente venezuelano Hugo Chávez, comentou que “tinha ideias muito firmes e representava muitas pessoas, muitas que tinham sido deixados para trás”, ao mesmo tempo que admitiu que, nos Estados Unidos, há também pessoas que “foram deixadas para trás”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Um louco incompetente que já ficou a dever tanto dinheiro a tanta gente ia agora pagar alguma coisa a Cuba?!
    Tá bonito!…

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …