Cristas acusa PS de tratar o Estado “como se fosse a casa da sua grande família”

Mário Cruz / Lusa

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, fala aos jornalistas à chegada para o IX Encontro Cristão, na Igreja São Miguel, em Sintra, 26 de janeiro de 2019. MÁRIO CRUZ/LUSA

O CDS subiu esta quinta-feira o tom das críticas e acusou o PS de fazer um “ataque destrutivo à democracia” por tratar o Estado “como se fosse a sua casa”, a propósito das incompatibilidades de governantes

Escassas três horas depois de o dirigente socialista Porfírio Silva ter acusado o CDS de ter lançado um “ataque” aos socialistas “como instituição da democracia”, a líder do partido, Assunção Cristas deu a resposta em quatro frases e em 40 segundos, à margem de uma visita ao centro comunitário paroquial de Cascais.

“Ataque à democracia é ver este governo e este primeiro-ministro a tratarem o Estado como se fosse a sua casa, a casa da grande família socialista e agora terem dúvidas sobre uma lei que até agora não gerou dúvidas e que é bastante clara. Isso é que eu acho que é um ataque destrutivo da nossa democracia”, afirmou aos jornalistas.

Um dia depois de a vice-presidente centrista Cecília Meireles ter acusado o PS de se comportar como “se fosse dono do Estado”, Assunção Cristas insistiu e prometeu que “o CDS continuará sempre a fazer essa denúncia”.

“Não compreendemos como é que o PS, quando toma conta da governação, se instala no Estado como se fosse a sua casa para albergar a família socialista“, concluiu.

A questão das incompatibilidades e impedimentos de vários membros do Governo ganhou contornos políticos no início da semana, no seguimento do caso das golas inflamáveis distribuídas pela proteção civil nos programas “Aldeia Segura”.

Na segunda-feira, foi noticiado que a empresa que fez essas golas é detida em 20% pelo filho do secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, o que contraria a lei de incompatibilidades, em vigor, que impede os contratos com entidades estatais com empresas de familiares de titulares de cargos políticos e públicos.

Já na quarta-feira, foi noticiado que familiares de três ministros – Pedro Nuno Santos (Infraestruturas), Francisca Van Dunen (Justiça) e Graça Fonseca (Cultura) – tinham também empresas com contratos com entidades do Estado.

Na terça-feira, o gabinete do primeiro-ministro anunciou que pediu um parecer ao conselho consultivo da Procuradoria-Geral da República para um “completo esclarecimento” sobre os impedimentos de empresas de familiares de titulares de cargos políticos.

Dias depois de ter apresentado, na sede do CDS, a proposta, integrada no programa eleitoral para as legislativas, de criação de uma rede de apoio a idosos, em colaboração com autarquias e o setor social, Assunção Cristas visitou esta quinta-feira o centro comunitário paroquial de Cascais.

Além da atualidade política, com o caso das alegadas incompatibilidades dos governantes, a líder centrista voltou a explicar que a ideia do seu partido é não deixar que “nenhum idoso fica sozinho, isolado” na sua casa, garantindo que existe um telefone de uma pessoa ou instituição a quem a pessoa peça ajuda em caso de dificuldade.

“As pessoas percebem bem as preocupações do dia a dia, do quotidiano de muitas pessoas que estão sozinhas e isoladas e que precisam de uma resposta nossa, enquanto sociedade, que permita garantir que há alguém, uma pessoa, uma instituição que olha por elas, cuida delas, que se elas precisarem está lá para aquilo que for necessário”, disse.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Criança com anemia aplástica grave submetido a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …